terça-feira, 29 de junho de 2010

Série "Reforma ortográfica"

Dica do dia :

Os acentos de 'têm' e 'vêm' não mudaram

Entenda a regra :

O Novo Acordo Ortográfico determina a supressão do acento circunflexo das formas verbais terminadas em "-eem". São palavras paroxítonas cujo acento gráfico é, de fato, desnecessário.
Essas formas aparecem nos verbos "crer", "ler" e "ver" conjugados na terceira pessoa do plural do presente do indicativo (eles creem, eles leem, eles veem) e no verbo "dar" conjugado na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo (que eles deem), bem como em seus derivados.
Vale observar que, embora não seja um derivado de "ver", o verbo "prover" se conjuga como ele por analogia. Vale, portanto, a nova regra também para o verbo "prover": eles proveem.
É importante levar em consideração que os acentos dos verbos "ter" e "vir" e de seus derivados não sofreram alteração. Assim, continuamos empregando as formas "ele tem"/ "eles têm" e "ele vem"/ eles vêm". Seus derivados, por serem palavras oxítonas (não monossílabos), devem ser acentuados tanto na terceira pessoa do singular como na do plural (o que já ocorre com as demais oxítonas terminadas em "-em", como "vintém", "refém", "ninguém" etc). Varia, como sabemos, o tipo de acento: agudo no singular e circunflexo no plural. Daí as formas "ele mantém"/ "eles mantêm" e "ele intervém"/ "eles intervêm".
Como as oxítonas terminadas em "-ens" também são acentuadas, as formas de segunda pessoa do singular desses verbos são igualmente acentuadas. Assim: tu manténs, tu deténs, tu reténs, tu intervéns, tu provéns etc. Uol Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário