sexta-feira, 4 de junho de 2010

Maiores de 15 anos passarão do 8º ano para o 10º sem frequentar o 9º ano


Isabel Alçada ,ministra da Educação ,comenta medida que permite aos maiores de 15 anos passar do 8º ano para o 10º sem frequentar o 9º ano. Ela recusou que possa ser entendida como "facilitista" a possibilidade de alunos do 8.º ano com mais de 15 anos transitarem para o 10.º se passarem nos exames nacionais e nas provas das disciplinas do 9.º e que os alunos repetentes vão poder saltar do 8º para o 10º ano .
Segundo Alçada, esta medida mantém a exigência porque o exame é o mesmo, mas dá a possibilidade, àqueles que por alguma razão tiveram uma repetência que não lhes permitiu completar na idade própria, de estudarem, prepararem-se e apresentarem-se a exame.
Questionada sobre a possibilidade de um aluno conseguir passar no exame sem frequentar as aulas, a ministra diz acreditar nessa possibilidade Afirmou que, “Se estudarem, se tiverem vontade – a vontade move o mundo - se quiser esforçar-se, recorrer a apoios para superar dificuldades, acredito que para alguns isso será possível”
Tal medida foi publicada em Diário da República desde fevereiro, mas agora levantou grande polêmica na mídia nacional.
Na sequência do alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos, agora a educação do nosso país estará cada vez mais aberta, implicando "esforço e estudo próprio".
A Associação Nacional de Professores e o Conselho de Escolas consideram que a medida não terá grandes efeitos práticos.Eu, penso que o abismo atual da educação brasileira está pequeno, comparado ao que há por vir!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário