segunda-feira, 28 de junho de 2010

A famosa "crise da Educação" tem jeito??


Infelizmente , o que mudou na frase acima (charge) nos últimos tempos foi apenas a extinção do uso do trema, por conta da última reforma ortográfica.
É triste e lamentável ver que os cidadãos continuam sendo afetados e penalizados pela educação disfuncional a que eles têm acesso. A Escola ainda insiste em ensinar conteúdos irrelevantes, descontextualizados e muitas vezes inutilizáveis no cotidiano. O Governo , age com camuflado descaso. Desta maneira, fica difícil esperar que os alunos melhorem seus níveis de conhecimento, competências, habilidades e ainda seus valores e atitudes.
A má qualidade da Educação brasileira exige reformulação de curriculos, estruturas e ações. Não mais são bem aceitas as "maquiagens numéricas" esboçadas através de meios ineficientes e pouco comprobatórios , os quais acabam por se tornar fator de anti-desenvolvimento. Tais manipulações não servem nem como paliativo para uma Educação que necessita de reformas profundas.
Embora as condições trabalhistas e sociais do professor sejam tamanhamente adversas, estes devem buscar reverter ou minimizar a situação educacional em que o país se encontra , vez que os governos apenas fingem assumir o protagonismo na correção das disfuncionalidades das instituições educativas, mas ao invés disso utilizam alternativas ineficientes, pautadas em resultados numéricos que não representam a realidade do ensino no país.
Os educadores precisam acreditar na mudança, e fazer um esforço adicional por uma educação capaz de estimular e promover a formação de cidadãos mais honrados, responsáveis, capazes, honestos, criativos, empreendedores, ativos, eficientes e também, mas não somente produtivos!

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