segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MEC sobre relatório da ONU: escolaridade cresceu 21% em oito anos

Governo diz que novo critério em educação do Índice de Desenvolvimento Humano reflete pouco avanços educacionais recente.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota em que comenta os novos critérios adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para composição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O órgão do governo reforça que a baixa escolaridade no Brasil, destacada no relatório de 20 anos de aniversário do índice, é uma média entre toda a população acima de 25 anos e, portanto, sofreu poucas mudanças com as políticas educacionais recentes.


*Baixa escolaridade no Brasil é destacada em relatório da ONU
*Este ano, o Brasil ficou na 73ª posição em ranking com 169 países

A nota do MEC destaca ainda que a escolaridade atual, de 7,2 anos de estudo, embora ainda muito baixa, cresceu 21,1% desde 2001, quando era de 5,9 anos. Para o governo, os novos indicadores educacionais propostos — além da escolaridade, leva-se em conta os anos de estudo esperados para as crianças que iniciam a vida escolar agora — “precisam ser mais bem esclarecidos para que se possa cumprir os objetivos de simplicidade, transparência e popularidade”.
O IDH completou 20 anos e mudou alguns critérios de sua composição principalmente em educação. Na antiga metodologia, eram utilizadas as variáveis “alfabetização”, considerando o total da população que sabia ler e escrever, e “matrícula combinada”, que verificava quantas das pessoas em idade de estudar estavam na escola. Os critérios, adotados quando o ranking começou nos anos 80, eram criticados porque, com o avanço na universalização do ensino, todos os países ricos e muitos dos emergentes, incluindo o Brasil, tinham boas médias nos dois quesitos.
A composição geral ainda é feita baseada em saúde, educação e renda. Na média feita com todos os critérios, oBrasil está em 73º entre 169 países, três posições acima do ranking anterior. IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário