domingo, 8 de agosto de 2010

BULLYING não é brincadeira!!!

Li recentemente no site A Folha, que pais demoram a admitir que seus filhos sejam autores de bullying, retardando também na tomada de uma atitude a respeito.
Hoje grande parte das pessoas sabe que Bullying é um termo de origem norte-americana utilizado para descrever atos violentos (físicos ou psicológicos), intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo deles com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo) incapaz(es) de se defender.
Em escolas, o bullying geralmente acontece em áreas com restrita ou nenhuma supervisão de adultos e pode ocorrer dentro ou fora do prédio da escola. Em tempos de banalização da violência, o papel dos educadores é fundamental, na prevenção, identificação e combate às ofensas, que precisam deixar de ser confundidas com brincadeira de mau gosto ou falta de disciplina, para que não sejam ignoradas as graves consequências que podem causar.
É importante que os pais estejam por dentro do que ocorre na escola e em casa, e busquem manter diálogo constante com os filhos para ressaltar a necessidade do respeito ao próximo. A educação familiar pautada nos princípios religiosos, éticos e morais contribuem satisfatoriamente na luta contra mais este tipo de violência que cresce na sociedade, entretanto, tais princípios se tornam cada vez mais raros nos lares.
Neste mundo cada vez mais "antenado", onde o jovem está conectado virtualmente com outras crianças e adolescentes, todos esses precisam ser supervisionados e orientados, para evitar que a agressão se prolifere ainda mais neste espaço praticamente sem controle que é a internet. Mais uma vez é necessário afirmar que o exemplo é forte ensinamento e que o comportamento agressivo dos filhos muitas vezes é reflexo de atitudes dos seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário