terça-feira, 31 de agosto de 2010

31/08/2010 Por que os alunos das escolas públicas matam mais aula?

A PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) 2009, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que o percentual de alunos de escolas públicas do 9º ano do ensino fundamental que admitiram ter matado escola nos 30 dias anteriores ao levantamento é mais que o dobro do das privadas: 20,7% na rede pública contra 10,1% na particular.
Para a professora Inês Barbosa de Oliveira, da Faculdade de Educação da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o problema não é a escola em si –mas as políticas públicas feitas para a educação. “A culpa não é da escola. O problema está na política educacional que torna a escola precária, na política geral do país que não garante emprego em quantidade necessária para os que estudam se colocarem no mercado de trabalho. Isso cria um círculo vicioso”, afirma.
Segundo Inês, um outro motivo é a própria dinâmica de controle de presenças. “Há aí um sistema de controle mais eficiente nas escolas particulares, porque os pais pagam também com a expectativa que se controle a frequência dos alunos com rigor. Tem um sistema mais eficaz na escola particular”, diz. UOL Educação
Pra terminar, 10 justificativas cínicas dos alunos para matar aula:

1-Fiquei até tarde com insônia e não aguentei acordar
2-Se eu for para a escola irei conversar na classe,o professor disse que conversar na classe atrapalha a aula,e eu não quero atrapalhar a aula, logo…
3-Já que a aula é um dever, vou dever mais uma aula.
4-Se eu fizer esta prova, todos vão querer colar de mim
5-Se eu aparecer, também serei reprovado
6-A aula de educação física esgotou minhas possibilidades de bom aproveitamento intelectual.
7-Derrotei o travesseiro, mas perdi para os lençóis
8-Sexta-feira é dia consagrado aos deuses de minha religião
9-Prefiro ser autodidata
10-Faltei por motivo de luto. Você não imagina como eu luto com a preguiça
. Plantão Corujão

Nenhum comentário:

Postar um comentário