domingo, 26 de dezembro de 2010

Inscrições para vagas pelo Enem ocorrem de 16 a 18 de janeiro

As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2011 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ferramenta que distribui vagas no ensino superior a partir das notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio, serão realizadas de 16 a 18 de janeiro. Estarão disponíveis 83.125 vagas em 83 instituições públicas – 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), cinco universidades estaduais e na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).
A oferta representa aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre deste ano, quando 47 mil vagas foram abertas pelo sistema.


Como funciona

Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições – no qual o sistema ficará disponível das 6h à meia-noite – pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) que será divulgada ao fim de cada dia do período de inscrição. Cada mudança invalida a opção anterior.
O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for chamado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. As universidades também pode definir outros critérios próprios de seleção de alunos para preencher vagas não ocupadas.

Datas

Os candidatos selecionados para as vagas pelo Sisu serão conhecidos em 22 de janeiro (primeira chamada), 1º de fevereiro (segunda chamada), e 10 de fevereiro (terceira chamada). Quem for chamado, deve fazer a matrícula nas instituições nos dias 25, 26 e 27 de janeiro (primeira chamada), 3 e 4 de fevereiro (segunda chamada) e 11 e 14 de fevereiro (terceira chamada). Se não for selecionado em nenhuma chamada, o aluno ainda tem a chance de ficar em uma lista de espera. Para isso, deve indicar o interesse nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de fevereiro. Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário