terça-feira, 28 de setembro de 2010

A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA PODE ROMPER O CICLO DA DESIGUALDADE SOCIAL

Por Carla Cinara Luz
A desigualdade social carrega traços históricos que só podem ser revertidos através da qualidade da Educação Pública que a princípio depende estrategicamente de uma boa formação e remuneração dos professores.
A má remuneração e desprestígio dos educadores afastam os estudantes dos cursos de Pedagogia, tornando-os menos disputados, o que muitas vezes justifica a baixa qualidade na seleção dos cursistas. Desta maneira, aqueles que têm melhor qualificação, optam por trabalhar em escolas particulares, onde a clientela certamente não é a camada mais carente de formação e assim se acentua a disparidade que reflete na desigualdade em vários campos da sociedade.
A mudança só poderá ser promovida através da (r)evolução educacional, onde o foco seja a qualificação dos professores (especialmente aqueles que ensinam aos mais carentes), fazendo com que todos os jovens tenham condições compatíveis para concorrer às vagas nas universidades e no mercado de trabalho. Assim, embora a longo prazo, será possível romper o antigo e massacrante ciclo da desigualdade social, ou ao menos o que diferenciará os homens não será sua cor, condição financeira, opções política ou religiosa, mas o uso que fizer das iguais oportunidades que terão ao longo da vida.

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