terça-feira, 20 de abril de 2010

O aluno como agente ativo do processo educacional


Muito se tem falado acerca do papel do professor (peça essencial do processo ensino/aprendizagem) embora sejam também relevantes os demais funcionários que de forma menos direta também educam. Entretanto, para o bom funcionamento da dinâmica educacional, é preciso levar em conta o papel do aluno, dando a ele lugar de destaque, por poder fazer bons educadores ao momento que desperta nesses o real desejo de ensinar.
Uma boa remuneração ao professor impactaria diretamente na qualidade do ensino (podendo ajudar a tornar a profissão atrativa aos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho e promovendo o desejo de permanência em quem já está inserido no contexto) mas o corpo discente é quem constrói o educador a partir dos desafios em que os coloca e dos estímulos participativos nas aulas, incentivando-os ou não.
Infelizmente é mais comum ver professores desestimulados com a profissão por conta da falta de interesse dos alunos, o que associado a outros fatores acabam por favorecer a não realização do seu trabalho da melhor forma ou até mesmo levam esses profissionais a desistir da carreira.
O aluno é “lubrificação” do processo educativo. Tem a capacidade de criar, transformar ou manter o professor ativo em busca de investigações, formação continuada, aperfeiçoamento da práxis, ampliação da visão enérgica da Escola, recorrendo a novos conhecimentos, habilidades e outros itens que refletem na qualidade da Educação. O triste é que muitas vezes os estudantes optam por promover exatamente o contrário, sem se dar conta de que o aluno carrega consigo a raiz do desejo a ser regada pelo professor e aí reside o dinamismo educacional, vez que é preciso querer aprender, querer ensinar e fazê-los com prazer. Dessa maneira ambos aprendem e ensinam.

Um comentário:

  1. Nós Agentes de Segurança Socioeducativos de Minas Gerais estamos enviando o endereço de nosso blog que uma de nossas ferramentas de luta melhoria e valorização de nossa categoria: www.agentesocioeducativo.blogspot.com
    Mandamos um forte abraço.

    ResponderExcluir