quarta-feira, 21 de abril de 2010

21 de abril - Dia de Tiradentes

Dia 21 de abril é feriado em nosso país em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, popularizado pelas extrações dentárias que realizou para tentar aliviar o sofrimento da população, no século XVIII.
Brasileiro desejoso de libertar seu povo das ganâncias, agiu sobretudo como verdadeiro humanista. Nascido em 1746, foi instruído de modo a adquirir sólidos conhecimentos em relação ao seu contexto social e à época. Ingressou na carreira militar, entretanto só chegou ao posto de alferes, o que causou nele tremendo desgosto. Ganhou entusiasmo com as idéias de liberdade decorrentes da Revolução Francesa e em 1789, chefiou a Inconfidência Mineira, que fracassando levou-o à prisão. Morto, foi esquartejado e teve os pedaços do seu corpo pendurados em postes para que servisse de exemplo ao povo.
O que me sugere admiração não é apenas a coragem de Tiradentes, mas a sua ideologia. Séculos atrás ele tinha um sonho que hoje ainda é de muitos, mas, embora tenhamos “liberdade” não somos capazes de lutar com tanta bravura por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário