quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Gestão do tempo didático

Por Carla Cinara Luz
Um dos papéis do professor é gerenciar o tempo da aula de modo que favoreça a aprendizagem do aluno, porém esse é mais um grande desafio!
O tempo deve ser utilizado para proporcionar ao alunado novas descobertas e aprendizagens, dando ao espaço educativo nova dimensão e enriquecendo este com os elementos trazidos pelas crianças a partir da mediação constante do educador, ao qual cabe a observação cuidadosa, detectando olhares interessados e possibilidades de contribuição dos alunos para a soma de elementos para a aula.
É preciso que o professor ajuste o planejamento de sua rotina de trabalho visando atender as necessidades de aprendizagem das diferentes demandas. Além disso, é preciso pensar na combinação de atividades a serem oferecidas, bem como as ações e intervenções do professor no exercício de sua proposta, dando ao aluno oportunidade de tornar a aula mais rica , proveitosa e interessante.
Entretanto, é fundamental que o professor busque ser coerente na limitação das manifestações espontâneas, mantendo equilíbrio entre a participação da turma, atendimento individualizado, momentos expositivos, reflexões sobre a prática educacional utilizada e sua integração com as concepções curriculares vigentes(considerando critérios de conteúdos , estratégias, atividades selecionadas, planejamento, etc), para que a organização do tempo didático seja garantida sem comprometer a qualidade do ensino, afinal, favorecerá a obtenção de significativos resultados.
Administrar o tempo em sala de aula pode gerar muitos "lucros"!

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