terça-feira, 22 de setembro de 2009

Compreendendo e educando frutos da "nova família"

Por Carla Cinara Luz
A sociedade está se modificando e promovendo novas configurações familiares.Em decorrência de tais modificações, a Escola (intimamente ligada à família e à sociedade), recebe agregados aos alunos um emaranhado de influências que cada um traz de casa e do contexto social em que vive.
A nova família tem sofrido tremenda inversão de valores e isso não deve ser atribuído apenas à mídia como muito se faz, mas também por tais filhos resultarem de famílias "reconstituídas", ou de pais separados, ou desconhecidos, de casais que não se respeitam e até mesmo se agridem, de homossexuais que os adotam, etc, rompendo padrões familiares tradicionais, causando desidealizações precoces das figuras parentais.
Além dos pais, os educadores também devem ajudar a criança a lidar com frustrações e atingir a maturidade superando progressivamente os desajustes que as afetem.Sob esse aspecto a Escola demonstra estar mais estruturada que a família, apresentando uma organização mais sistematizada e tradicional, sendo ponto positivo para a formação da personalidade da criança e estabelecendo mais limites, os quais associados à segurança são mais facilmente aprendidos e aceitos.
Provavelmente em decorrência de tal ligação entre o educador e a criança, não raramente encontramos alunos que atribuem ao professor a figura de substituto dos vínculos familiares lacunados em sua vida.

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