terça-feira, 25 de maio de 2010

MEC vai recomendar o fim da reprovação

O site www.nota10.com.br noticia nesta terça-feira,25, publicou que baseados nos dados do censo escolar de 2008 ( quando 74 mil crianças de 6 anos foram reprovadas, e depois de realizar três audiências públicas - em Salvador, São Paulo e no Distrito Federal), o Conselho Nacional de Educação (CNE) se prepara para recomendar que todas as escolas públicas e privadas não reprovem mais alunos matriculados nos três primeiros anos do ensino fundamental.
O jornal O Globo afirma que a resolução (a qual terá que ser homologada pelo ministro Fernando Haddad neste último ano do governo Lula) entrará em vigor em 2011, segundo Edna Martins Borges, coordenadora-geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
"Como estamos atualizando as diretrizes para a educação, vamos recomendar fortemente o princípio da continuidade. Sabemos que não tem a força de uma lei, mas as recomendações do CNE direcionam o sistema educacional" - explica Edna, dizendo ainda que o Conselho espera que o Brasil deixe, daqui a alguns anos, de reprovar em todas as séries do ensino fundamental por acreditar que a reprovação interrompe o sucesso escolar que o estudante poderia ter.
Certamente as recomendações serão acatadas e seguidas a rigor sem maiores imposições.Diante dessa realidade, questiono : O que é SUCESSO escolar afinal?Seria apenas concluir os estudos fundamentais no menor tempo possível para diminuir as despesas do governo? O que se pretende alcançar? O quê ou quem pretendemos formar?
As respostas são tão claras...
Num país onde os alunos já tão pouco se interessam ou se esforçam na busca por conhecimento, como educadora, tenho muito a lamentar!
NÃO DÁ PARA APROVAR O FIM DA REPROVAÇÃO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário