segunda-feira, 24 de maio de 2010

25 de maio : Dia de África

No 25 de maio o continente africano comemora seu dia ,celebrando as independências, o fim do colonialismo, a construção de novos países.
Esta data é importante não apenas para os irmãos africanos, mas para todo o mundo, vez que sua libertação é uma conquista da humanidade, contrariando aos muitos que se opuseram a tal acontecimento.
O continente africano moderniza-se em ritmo consideravelmente lento, mas seus mercados consumidores crescem,assim como há alguns progressos no acesso às tecnologias e ao ensino, na área habitacional, nos cuidados com a saúde, etc.Esses são motivos a serem celebrados, mas não se pode abrir mão de usar esse dia para refletir acerca das lutas dos milhões de africanos que alcançaram a liberdade e direitos de cidadania, mesmo que ainda vejamos cenas semelhantes às vistas no período colonial. É preciso pensar na corrupção, no autoritarismo e nos preconceitos que persistem, pois não basta o termo ‘independência’. Há que se alcançar êxito em novas lutas, como a verdadeira democracia, distribuição das riquezas, progresso social, etc.
Este ano, acontecerá a primeira copa do mundo já realizada no continente africano, onde vários países estarão reunidos neste enorme evento esportivo do planeta. É uma excelente chance de fazer o mundo conhecer melhor um continente contraditoriamente rico e pobre que foi tão explorado e oprimido , que contribuiu na formação do povo brasileiro e que acima de tudo continua gritando por liberdade, por muito mais liberdade, eu diria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário