No dia 28 de maio, o UOL Educação publicou uma matéria citando o problema da baixa qualidade do ensino da matemática nas escolas públicas brasileiras fazendo uma relação direta com a formação incipiente dos professores para o ensino da disciplina. Diante de tal situação, mostraram a necessidade de melhorar a formação dos professores de matemática, vez que grande parte dos professores que lecionam na área não estão devidamente preparados.
Eu diria que o problema não se restringe a esta disciplina, sendo realidade em outras áreas da aprendizagem também. Ainda há muito equívoco na estruturação das escolas e diversos fatores acabam distorcento o sentido da educação, disponibilizando vagas e exigindo a fomação específica , mas "forçando" o educador selecionado a aceitar lecionar outras disciplinas para garantir sua carga horária ou conseguir o aumento desta. Contudo, é preciso ver os dois lados da moeda, pois o professor que muitas vezes se submete a lecionar disciplinas para as quais não é habilitado ou nem mesmo tem a habilidade, precisam se dar conta de que aceitar tapar buracos os faz ser apenas enchimento de uma educação deficiente... Há ainda os habilitados na disciplina mas pouco esforçados ou descomprometidos com a transmissão do que lhes compete. É comum ouvir que professores têm o conhecimento mas não sabe mediar...
Se as instituições educacionais não se importam e os professores também não, pouco menos se importarão os alunos, que preferem fazer de conta que estudam...
Uma revolução precisa acontecer, e parece mais improvável ser de cima pra baixo ou de baixo pra cima (respectivamente do sistema e dos alunos), e assim sendo, mais esta tarefa é incubida ao educador,que deve respeitar a sua formação e seus ideais .
Ainda é válido também que essas conclusões sirvam de norte para quem pretende se habilitar, observando as disciplinas de maior carência nas instituições de ensino, assegurando maior facilidade no acesso ao mercado de trabalho.
Eu diria que o problema não se restringe a esta disciplina, sendo realidade em outras áreas da aprendizagem também. Ainda há muito equívoco na estruturação das escolas e diversos fatores acabam distorcento o sentido da educação, disponibilizando vagas e exigindo a fomação específica , mas "forçando" o educador selecionado a aceitar lecionar outras disciplinas para garantir sua carga horária ou conseguir o aumento desta. Contudo, é preciso ver os dois lados da moeda, pois o professor que muitas vezes se submete a lecionar disciplinas para as quais não é habilitado ou nem mesmo tem a habilidade, precisam se dar conta de que aceitar tapar buracos os faz ser apenas enchimento de uma educação deficiente... Há ainda os habilitados na disciplina mas pouco esforçados ou descomprometidos com a transmissão do que lhes compete. É comum ouvir que professores têm o conhecimento mas não sabe mediar...
Se as instituições educacionais não se importam e os professores também não, pouco menos se importarão os alunos, que preferem fazer de conta que estudam...
Uma revolução precisa acontecer, e parece mais improvável ser de cima pra baixo ou de baixo pra cima (respectivamente do sistema e dos alunos), e assim sendo, mais esta tarefa é incubida ao educador,que deve respeitar a sua formação e seus ideais .
Ainda é válido também que essas conclusões sirvam de norte para quem pretende se habilitar, observando as disciplinas de maior carência nas instituições de ensino, assegurando maior facilidade no acesso ao mercado de trabalho.
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