sábado, 22 de janeiro de 2011

Haddad: problemas do Sisu não foram de planejamento nem de internet

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na noite desta sexta-feira (21/1) que os problemas de lentidão e falta de carregamento da página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que atormentaram milhares de estudantes em todo o país nos últimos não estão ligados a planejamento, internet, nem de incapacidade de rede. Segundo ele, o aplicativo é o mesmo usado no sistema do Programa Universidade para Todos (Prouni) e nos dias de estabilidade do Sisu – de terça a quinta (18 a 20/1). As declarações foram feitas durante coletiva de imprensa.
A apuração dos erros já foi determinada pelo ministro e uma resposta para os problemas deve sair em menos de 30 dias.Haddad destacou que o mais importante é a análise do real da instabilidade ocorrida com o Sisu.

"Páginas fantasmas"

De acordo com o MEC, os picos de sistema culminaram na troca que equipamento. Foi quando vários estudantes disseram ter visto páginas de outros candidatos. Haddad garante que não houve quebra de sigilo, já que as imagens eram como se fossem "páginas fantasmas", sem possibilidade de serem editáveis.

Demanda inesperada

O ministro admitiu que não esperava uma demanda tão grande para o Sisu. Ressaltou que o Enem ganhou uma proporção muito grande, começando pelo Prouni, em 2004. Em função dessa escala, o chefe do MEC defende uma análise cautelosa de decisões que devem ser tomadas. "Não adianta tratar com dois pesos e duas medidas a situação de cada estado às vésperas do fechamento de um sistema tão grande quanto o Sisu. O que vale para o Enem deve valer também para qualquer processo seletivo. Algo que acontece nesse mesmo modelo há 13 anos não deve mudar no último dia de inscrição do Sisu, como estavam tentando fazer", salientou.
Para Haddad, o processo exige muitas mudanças. "Se for uma exigência do Judiciário, o MEC vai repensar a situação. De outra forma, não seria viável." O ministro ainda cutucou as decisões liminares sobre revisão de notas. "Se um concurso do tamanho do MPU não oferece revisão e abertura de provas para os candidatos, porque o Enem deveria fazer?", questionou, ao enfatizar que o que envolve a mudança de digitalização teve ser revisto e não ser julgado nas primeiras instâncias da Justiça.

Pico de acessos

Assim como o Sistema de Seleção Unificada, o Prouni deve superar os números de anos anteriores, acredita o ministro da Educação. No último dia de inscrições do Sisu, observou Haddad, o pico de acessos ocorreu duas horas antes do fechamento do site, o que significaria que não teria havido tumulto na hora do fechamento. Correioweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário