quarta-feira, 31 de março de 2010

Saúde, Caém e Jacobina formando Educadores Ambientais

A cidade de Saúde sediou nos dias 30 e 31 de março de 2010 o Seminário de Recursos Hídricos, Saneamento e Educação Ambiental e a I Oficina de Formação de Educadores Ambientais, promovidos pelo Instituto de Gestão de Águas e Climas (INGÁ) em parceria com a EMBASA, PEAS e prefeituras.

Participaram do evento as cidades de Saúde, Caém e Jacobina, as quais enviaram representantes do poder executivo e legislativo,com exceção de Jacobina.

Profissionais diretamente ligados ao tema fizeram-se presentes: Balduíno Dias Neto (INGÁ), Arnor Fernandes (EMBASA / Sr do Bomfim), Representantes de Comunidades, Jorge Barbosa (PMC Engenharia Ltda), Gislene Mota (direc 16) , educadores e outros.
Foi interessante ter contato com dados precisos sobre a extensa Bacia do Rio Itapicuru, a qual se extende em 37.000 quilômetros quadrados e tem fundamental importância para a nossa região. Bom também conhecer leis as de saneamento , responsabilidades da Embasa, e principalmente tornar os presentes cientes de que os órgãos agora estão abertos `a sociedade na tomada de decisões.
Foi debatida a política de recursos hídricos e pontuados os objetivos do Programa de Educação Ambiental para a sustentabilidade (PEAS) , representado em nosso município por Elione Muritiba e tem como coordenadora geral Vanja Leite Moraes Brito, também presentes no evento.
As obras de saneamento que perpassarão Jacobina, Saúde, Caém e algumas de suas comunidades, teve valor total estimado de R$ 28.028.320,00 e será realizada pela UFC Engenharia Ltda, no prazo médio de um ano e meio.
A necessidade de humanizar os processos foi perceptível e todos se deram conta de que degradar o meio ambiente é também degradar as relações humanas, e assim pensando, cada presente no evento (educadores, membros de associações,representantes de instituições, alunos, etc), saiu com o imenso desejo de conscientizar as pessoas do espaço onde vivem para a preservação dos recursos naturais e em especial a água.
A educação é a ferramenta fundamental para mudar o mundo, mas quem muda o mundo é a ação. Cada um precisa mudar, mas a mudança social se dá na coletividade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário