sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PROFESSORES TRABALHANDO EM EQUIPE


A revista Nova Escola de dezembro/2009 traz como matéria de capa "50 ideias para 2010", onde a lista de sugestões é ótima, entretando me chamou mais atenção os ítens 38 a 41, referentes ao trabalho em equipe a ser feito pelos professores, o que vejo como importante a ser pensado e executado desde o período da Jornada Pedagógica .A partir de tal matéria , me propus a pensar mais no assunto e escrever algo sobre ele, tendo por base não apenas o que li, mas as reflexões a que tal leitura me levou.
Assim sendo, o planejamento deve ser feito de modo a aproveitar melhor o horário de trabalho pedagógico coletivo (AC/ Atividade Complementar) prezando pela qualidade das aulas a serem dadas. Além disso, o professor deve buscar estabelecer parceria com seu coordenador pedagógico, desde o entrosamento nas orientações, ao convite para a participação mais efetiva na sala, num contato direto com os alunos.
É válido ressaltar que um proveitoso trabalho em equipe deve acontecer para debater questões ligadas à aprendizagem e ao ensino, não para enfatizar o aspecto comportamental da turma.
saliento ainda, que entre os educadores devem ser priorizadas as relações profissionais, mantendo o respeito às diversidades pessoais bem como às diferentes opiniões, para que a Escola se faça como ambiente de cooperação, crescimento e de construção de saberes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário