terça-feira, 27 de março de 2012

GREVE MUNICIPAL DOS PROFESSORES DE JACOBINA

Após uma ridícula carta que circulou pela cidade, tentando comover os professores para que não aderissem a greve, muita gente ficou com vontade de pegar uma caneta e o primeiro papel que aparecesse para respondê-la. Focando no tema central da mesma "E se fosse seu filho?", uma breve historinha ressuscitou em minha cabeça:

ACONTECEU NA MINHA MENTE
(Carla Cinara Luz)

Tocam minha campainha às oito da manhã e saio na porta com a bolsa do lado , passando batom nos lábios e guardando o celular no bolso. Era a mãe de um aluno, acompanhada deste, questionando revoltada o motivo de não estarmos (eu e o filho dela) em sala de aula. Contestava essa tal de greve...

Respondi:
- Senhora, estou indo até a APLB e seria um prazer que você me acompanhasse até lá. Ao contrário do que os pais e grande parte da sociedade pensam, enquanto paralisamos as atividades rotineiras de aula, nós professores nos reunimos em busca de meios para a qualidade do ensino que seu filho recebe.
Ela se recusou a ir . Me disse que tinha mais o que fazer, que uma trouxa de roupas "pra fora" a esperava para ser lavada! Aproveitei para questionar:
-E se não houver água, sabão, amaciante ou a senhora não receber pela lavagem o que lhe foi proposto em acerto?Será que as roupas sairão bem lavadas? Não pensaria em deixá-las um pouco de lado até que se tenha um material adequado e receba o que é justo? As roupas ficarão sujas por mais um tempo, isso é certo, mas valeria à pena esperar as condições necessárias para que fiquem limpas de verdade, e não meio limpas!
A princípio a mulher não respondeu. Tampouco sei se entendeu a analogia como eu queria. Mas a fiz refletir de algum modo, isso eu vi. E poucos passos à frente ela exclamou:
-Ora,professora! Crianças não são roupas sujas!
E eu me despedi sorrindo e dizendo:
-Justamente, senhora!Crianças merecem ainda mais respeito! Tenha um bom dia!!!

Um comentário:

  1. Meus parabéns, Carla! Por que é tão difícil ser professor? Será que os políticos tem ojeriza a educação, ou seja, não gostam de um povo que pensa, que opina, que estuda, que critica, que participa? Como seria proveitoso para o país se os políticos respeitassem os professores.

    ResponderExcluir