domingo, 20 de fevereiro de 2011

AMBIENTE ALFABETIZADOR


Por Cléa Alves

Hoje quero escrever sobre um tema que acho bastante importante para ser discutidos com os professores e principalmente no início das aulas: Ambiente alfabetizador.
Para alguns professores, o termo “ambiente alfabetizador” tem sido confundido com a imagem de uma sala de aula com paredes cobertas de textos expostos, outras vezes até com etiquetas nomeando móveis e objetos, como se esta fosse a forma mais eficiente de expor as crianças à escrita. Sabemos que é necessário considerar que expor as crianças às práticas de leitura e escrita está relacionado com a oferta de oportunidades de participação em situações nas quais a escrita e a leitura se façam necessárias, isto é, nas quais tenham uma função real de expressão e comunicação.
Não venho aqui falar apenas de salas de aula mais colorida e atraente, e sim de um ambiente com objetivos também didáticos. Devemos ter a sala de aula como elemento importante do trabalho de alfabetização e letramento se preocupando sempre com a qualidade e à diversidade do material que é disponibilizado no contexto escolar, ou seja, na criação e manutenção, pelo professor, de um AMBIENTE ALFABETIZADOR.
Vale ressaltar que é de grande importância a participação dos alunos na confecção deste material, não quero aqui dizer que todo o material disponibilizado na sala deve ser confeccionado pelo professor e pelo aluno, mas sim que os alunos também precisam ter a participação nesta construção.
Acredito que o Alfabeto, os números, quantos somos, o calendário, dentre outros materiais podem ser feitos pelos professores e diariamente serem utilizados pela turma.
Já os cartazes referentes aos conteúdos estudados em sala, penso que os alunos poderão ajudar nesta organização, não digo aqui que sempre deverá ser assim, mas que eles precisam ter participação também na construção deste ambiente o qual ele está inserido todos os dias.



Cléa é formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, atualmente trabalha como Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal João Bello (Jacobina- BA).

Um comentário:

  1. Eu concordo plenamente com a Pedagoga Cléa,hoje em dia estão confundindo ambiente alfabetizador com salas coloridas,imagens estanpadas em paredes,escritas e leituras.Um ambiente alfabetizador é criado pelo Professor juntamente com seu aluno.Onde o professor dá oportunidade para o aluno se expressar,falando o que acha o aprendeu sobre o assunto.Parabéns,a todos os professores por assumirem grande responsábilidade!!!Todos vocês são nota10!

    ResponderExcluir