sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ACOLHIMENTO AOS ALUNOS NA VOLTA ÀS AULAS

Por Carla Cinara Luz
Pensando na adaptação de novas turmas e professores ou até mesmo nova escola, o período de volta às aulas deve pensar em minimizar qualquer tipo de desconforto dos alunos.
Cada turma deverá preparar formas alternativas de acolhimento: a Educação Infantil exige propostas em que todos recebam atenção e carinho, necessitando da presença de um maior número de profissionais, enquanto as classes de alunos maiores podem ser contempladas com práticas e dinâmicas de grupos, mas todas as crianças precisam ser acolhidas com bastante afeto desde o primeiro dia.
É interessante que o ambiente escolar esteja decorado de modo a aguçar a curiosidade dos alunos bem como os façam perceber que a escola é um lugar aconchegante e divertido.
Fundamental que os estudantes sejam apresentados a todo o espaço da escola, passeando pelas dependências e conhecendo todos os componentes de cada espaço visitado. As relações afetivas devem ser o ponto-chave no início do ano letivo, para que as crianças sintam-se seguras e tenham vontade de retornar à escola. Aos poucos, adaptados ao ambiente físico,afeiçoados aos colegas e às prós, as crianças terão maior facilidade em aprender, expor suas dúvidas, participar ativamente das aulas e construir novos saberes.
Cada escola deve planejar com carinho este reinício, pois este momento possivelmente irá repercutir no decorrer de todo o ano letivo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário