quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SIMULADO EXPERIMENTAL PODERÁ VIR A SER ADOTADO COMO NOVO MODELO DE AVALIAÇÃO

As equipes docente e pedagógica do Colégio Municipal Luis Alberto D. de Carvalho do bairro Jacobina III, discutirão dia 16 de outubro no Conselho de Classe do bimestre, além do desempenho dos alunos do Colégio, a proposta de aplicação de um provão com as turmas do Ensino Fundamental II visando preparar os alunos do último ano do EF para a rotina dos exames de admissão, provas de concurso e similares para estudantes dessa fase. A proposta será amplarmente discutida pelos educadores e educadoras da Unidade de Ensino. Na visão do coordenador pedagógico, a iniciativa pode ajudar no desempenho geral do alunos, pois tem como a base a Teoria das Inteligência Múltiplas criada na década de 80 pelo pesquisador e psicólogo cognitivo o americano professor da Harvard University, Haward Gardner. Segundo sua teoria todos nós temos potencial para desenvolver diferentes e diversos tipos de inteligências. Este estudioso inicialmente pesquisou e cita em sua obra A Teoria das Inteligências Múltiplas, 9 tipos de inteligência.

Inteligência Verbal - Linguistic Intelligence
Inteligência Musical - Musical Intelligence
Inteligência Lógico/matemática - Logical-Mathematical Intelligence
Inteligência Visual/espacial - Spatial Intelligence
Inteligência Corporal/cinestética - Bodily-Kinesthetic Intelligence
Inteligência Interpessoal - Interpersonal Intelligence
Inteligência Intrapessoal - Intrapersonal Intelligence
Inteligência Naturalista - Naturalist Intelligence
Inteligência Existencialista - Being Intelligence Howard Gardner crê que todos temos tendências individuais (áreas de que gostamos e em que somos competentes) e que estas tendências podem ser englobadas numa das inteligências listadas acima.


A proposta da escola pretende dar espaço para a teoria, de forma a perceber como ela de fato funciona na prática. Não temos ainda certeza se ela pode nos ajudar. Mas acreditamos que em educação não há receitas prontas e todo projeto educacional deve ser pensado para médio e longo prazo. Se essa teoria de fato pode nos ajudar a melhorar o desempenho dos nossos jovens ela é bem vinda. Focaremos nossos esforços em compreendê-la e a aplicaremos em nossa didática.A proposta prevê a aplicação de um provão dividido em 3 áreas do conhecimento. Linguagem( português, Inglês, Redação, Artes e Ed., Física); Exatas,Ciências Biológicas e da Natureza( Matemática, Ciências, Física e Química); Ciências Humanas( História, Geografia e Ed. Religiosa)


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