É fato: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ENFRENTA GRAVES PROBLEMAS E SÃO GRANDES OS DESAFIOS. Isso ocorre embora haja inúmeras tentativas de mostrar na mídia um avanço irreal ou muito pequeno diante da complexidade do caso.
Para os professores, é nitidamente mais cômodo atribuir a culpa pelo fracasso no ensino à falta de interesse dos alunos e às falhas na parceria família/escola, porém, o que muitas vezes é visto como malcriação e desinteresse, é apenas reflexo das práticas equivocadas do sistema escolar.
A falta de interesse do alunado é real, entretanto, não podemos perder de vista a necesidade de formação continuada para os professores, de estímulos para que esses adequem os instrumentos de aprendizagem às necessidades da turma, bem como melhor aplicação dos recursos destinados à Educação, tendo como foco o desenvolvimento do aluno, atraindo-os para aprender mais.
É preciso também que o professor reflita sobre sua prática e sobre a responsabilidade de sua profissão. Além disso , é necessário que estes percebam que, antes de despertar o interesse do aluno em aprender, ele precisa desenvolver seu próprio interesse pelo que faz.
Não é tão simples quanto parece, afinal, o sistema de ensino engloba questões complexas, porém isso não pode nos eximir de nosso compromisso com o progresso educacional.
Cabe-nos dar o pontapé inicial, pois simplesmente pedir socorro em "gritos" de desespero é ineficaz à reversão do quadro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário