sexta-feira, 11 de novembro de 2011

10 dicas para melhorar o desempenho escolar do seu filho

Além dos cadernos e boletins, os pais devem estar envolvidos com a vida escolar dos filhos desde o começo. Segundo a educadora Daniela de Rogatis, quando os pais não acompanham e valorizam o aprendizado, colocam a escola em xeque. “Se os pais não se importam com o que a criança aprende, eles desvalorizam a escola. E isso leva a criança a questionar o valor daquilo”, diz.
Deixar a educação somente nas mãos da escola não é uma solução. Para Daniela, a participação ativa dos pais na educação e no aprendizado dos filhos, além de ser um facilitador para perceber as dificuldades e facilidades das crianças, dá mais segurança para elas avançarem e melhorarem o desempenho.
A educadora Andrea Ramal lançou recentemente o livro “Depende de você – Como fazer de seu filho uma história de sucesso” (LTC Editora) pensando exatamente nisto. Segundo a autora, enquanto os pais não se aliarem às escolas, as chances do fracasso do filho na vida escolar só aumentam. Conversamos com quatro especialistas em educação e reunimos 10 dicas para ajudar as crianças a aproveitarem a escola ao máximo.
1. Não deixe para ir à escola somente quando aparece um problema
2. Crie um vínculo de comunicação
3. Acompanhe os deveres de casa
4. Estabeleça uma rotina
5. Organize um espaço para os estudos
6. Leia com prazer
7. Ajude seu filho a descobrir a fórmula ideal de estudo
8. Relacione o que acontece na escola ao que acontece em família
9. Se interessar ao seu filho, organize grupos de estudo
10. Não espere seu filho virar adolescente para participar da educação dele.

www.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário