terça-feira, 26 de abril de 2011

GESTÃO DA INTELIGÊNCIA

Como administrar a maior riqueza do futuro
O fim do segredo
O melhor jeito de multiplicar o conhecimento é dividi-lo.



Aprendi a dizer não, ver a morte sem chorar,
e a morte, o destino, tudo, a morte, o destino,
tudo estava fora de lugar. Eu vivo pra consertar.
(Geraldo Vandré, Disparada)




Há um segredo para administrar o conhecimento, essa nova riqueza do mundo dos negócios. É um segredo muito bem guardado, mas consiste, basicamente, de apenas quatro palavrinhas: não há mais segredo. (Se você acha que isso é um paradoxo, então veja este: as próximas 5 994 palavras são para explicar essas 4.)
No mundo de negócios tradicional, conhecimento é poder. Só a Coca-Cola detém a fórmula da coca-cola. O protótipo de um carro novo é mantido em sigilo até a data do lançamento. O método de produção é defendido como segredo de Estado por se tratar de um diferencial competitivo.
Guardar o conhecimento para si faz sentido quando ele é a matriz de um produto ou serviço que, este sim, se quer difundir. (E o preço do produto será tanto maior quanto menos gente souber como fazê-lo.) Há outro caso em que se justifica a economia do segredo: o reforço da hierarquia. O diretor financeiro escolhe quem pode e quem não pode saber qual é o lucro da empresa. Só o chefe sabe quais os critérios para contratar, promover ou demitir alguém.
Esse tipo de gestão do conhecimento não está condenado à morte. Ele vai continuar a existir, vai se desenvolver e vai trazer seus benefícios e prejuízos usuais. Mas há hoje uma nova prática no mundo dos negócios. Segundo ela, o poder não está em deter conhecimento, mas em disseminá-lo. Quanto mais informação você divide com os outros, maior o seu retorno. É assim que novas tecnologias podem se tornar padrão mundial, é assim que uma empresa pode arregimentar uma rede de fornecedores, é assim que você pode atrair clientes que ajudem a planejar o produto que eles querem.
Dentro dessa nova prática, gestão do conhecimento não é mais o incentivo a um departamento de gênios e a proteção dos direitos intelectuais. Gestão do conhecimento é orientar a empresa inteira para produzir este que é o bem mais valioso da nova economia, descobrir formas de aproveitá-lo, difundi-lo, combiná-lo. E de lucrar com ele. Em cada caso particular, as empresas vão ter de escolher qual o tipo de gestão do conhecimento que usarão: o segredo ou a cooperação, a evolução ditada pelas leis de mercado ou pela revisão dos pares. Na maioria das vezes, será necessário um misto dessas duas formas de gestão.



Fonte: A empresa do novo milênio - REVISTA EXAME

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O PERFIL DO PROFESSOR E A INDISCIPLINA

Por: Roseli Brito





Pare um minuto para pensar na seguinte hipótese: Se os seus alunos fossem inquiridos sobre o que acham de você, qual seria a resposta deles? Você acha que eles lhe respeitam ? admiram? ignoram? Consideram você uma (um) tirana (no) ? Acham sua postura digna ? Acham que você é educada (o) ? Os seus alunos acham que a sua opinião tem valor e merece ser ouvida ?
Mas, o que tem a ver saber o que os alunos pensam de você? Em muitos casos a indisciplina na sala de aula está associada a imagem que os alunos fazem do Professor.
Se algumas das respostas encontradas foram negativas, então você tem um sério problema de relacionamento interpessoal com os seus alunos. Isso ocorre quando o relacionamento ocorre de forma unilateral, ou seja, apenas um dos envolvidos tem a primazia sempre.
Isso ocorre também o aluno vê falta de integridade e congruência na fala e no comportamento do Professor, quando isso acontece, tenha certeza, o caminho estará aberto a indisciplina na sala de aula. Afinal quem respeitará um Professor que pede silêncio gritando ? Ou que pede para que o aluno seja justo, quando esse mesmo Professor se utiliza de ameaças e intimidações ?
O bom relacionamento é uma mão de duas vias, ou seja, implica que ambos saibam ouvir, falar, argumentar para que possam chegar a um consenso ideal na resolução de qualquer questão. Neste tipo de relação ambos conseguem crescer, pois amadurecem tendo de lidar com conflitos e situações limite no dia a dia.
Agora, como isso ocorre no dia a dia da sala de aula e dentro da Escola como um todo? Bem, o Professor precisa sair de uma postura rígida, autoritária e atuar mais como um líder usando de autoridade para gerir o processo pedagógico.


Veja abaixo os dois perfis:
1.O Professor que tem autoridade 2. O Professor que é autoritário


1.Sabe conversar, ouvir, falar de modo respeitoso e tranquilo. 2.Grita, vocifera, esbraveja, murmura .
1.Respeita opiniões e sabe argumentar 2.Ameaça com notas baixas e reprovação,
1.Sabe mediar conflitos 2.ameaça com advertências, suspensão, e envio a Coordenação/Diretoria
1.Discute as regras de forma coletiva 2.Impõe normas e regras de forma arbitrária
1.Sabe realizar gerenciamento da sala e do processo pedagógico 2.Por não dispor de ferramentas e estratégias sempre se utiliza de coerção.



Mas, como sair do modo autoritário e atuar com autoridade ? Basta aprender e começar a praticar as atitudes que mudarão o tom desse relacionamento.
O Professor que tem autoridade ganha o respeito e a admiração de todos porque:

- é competente no que faz pois domina os conteúdos
- tem estratégias criativas para estimular a curiosidade dos alunos
- está sempre por dentro de novas estratégias e novas tecnologias
- realiza sempre cursos de formação continuada
- é modelo de integridade e boas maneiras para todos os seus alunos
- enxerga além do plano de ensino e procura estimular os talentos dos alunos
- procura conhecer como “funciona” a cabeça do jovem, seus interesses e comportamento
- sabe “traduzir” o conhecimento na linguagem e dentro da realidade da criança e do jovem

O ser humano é um ser emocional, e o seu aluno jamais lhe respeitará apenas porque você tem um diploma dizendo que é o Professor. O respeito e admiração surgirão quando ele tiver certeza do tipo de pessoa que está por baixo do título e do diploma. Esta autoridade é conquistada quando esse aluno comprova que você se importa, quando você demonstra atitudes proativas, bons exemplos e competência naquilo que você faz.
Então é hora de refletir se o relacionamento que você tem hoje com seus alunos é positivo ou não. Se ainda não for, então onde será preciso ajustar? O que deve ser modificado ou melhorado ? Só tem um jeito de saber isso: perguntando. Aqui vai uma tarefa para você fazer amanhã: Peça para os alunos dramatizarem, desenharem, cantarem, e se for preciso: peça para eles falarem !!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

ALGUNS FATOS HISTÓRICOS DO DIA 21 DE ABRIL

Dia de Tiradentes


Líder da revolta anti-colonialista, Inconfidência Mineira, Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Entre os protestos da revolta, estavam os altos importos cobrados por Portugal. As influências vinham do Iluminismo e dos liberais franceses.

1492 - Nasce Bernal Díaz del Castillo, soldado e cronista da Índia.
1782 - Nasce Federico Froebel, pedagogo alemão, fundador dos Jardins de Infância (Kindergarten).
1790 - Nasce Manuel Blanco Encalada, marinheiro e militar chileno que foi presidente da República.
1792 - Morre Joaquim José da Silva Xavier, chamado de Tirandentes, chRedação Terra do primeiro movimento revolucionário brasileiro.
1898 - O presidente dos Estados Unidos William MacKinley declara a guerra contra a Espanha.
1914 - Veracruz (México) é ocupada por tropas dos Estados Unidos, a partir da ordem do presidente Thomas Woodrow Wilson durante o período expansionista norte-americano na zona do Caribe.
1915 - Nasce Anthony Quinn, ator norte-americano.
1918 - Primeira Guerra Mundial: o piloto canadense Roy Brown derruba o avião do barão Richthofen, o piloto mais popular alemão, conhecido como "o barão vermelho" por já ter derrubado 80 aviões inimigos.
1926 - Nasce Isabel II, rainha da Inglaterra.
1927 - Mussolini promulga a Carta do Trabalho, que transforma a Itália em um Estado corporativo.
1945 - Segunda Guerra Mundial: a artilharia soviética bombardeia Berlim.
1946 - Morre John Maynard Keynes, economista britânico.
1948 - Morre Carlos López Buchardo, compositor argentino.
1960 - A cidade de Brasília, nova capital federal do Brasil, é inaugurada solenemente pelo presidente Juscelino Kubitschek.
1967 - Coronéis da Grécia formulam um golpe de Estado.
1971 - Morre Francois Duvalier, presidente do Haiti.
1984 - O Egito rompe relações com El Salvador e Costa Rica, em protesto pela mudança de suas respectivas embaixadas da sua capital para Israel, Tel Aviv, a Jerusalém.
1984 - Morre Manuel Múgica Láinez, escritor argentino.
1987 - A Assembléia Nacional Francesa aprova o Tratado Franco-britânico para a construção do túnel subterrâneo por baixo do Canal da Mancha.
1988 - O escritor mexicano Carlos Fuentes recebe o Prêmio Cervantes de Literatura, em um ato presidido pelos reis da Espanha na Universidade de Alcalá de Henares (Madri).
1990 - João Paulo II inicia sua primeira visita ao leste europeu.
1994 - Morre Raúl Soldi, pintor argentino.
1997 - Morre Andrés Rodríguez, ex-presidente paraguaio.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Inaugurada a Sala de Informática da Escola Beatriz

“O acesso à Informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma‘alfabetização tecnológica’ . Tal alfabetização deve ser vista não como um curso de Informática, mas, sim, como um aprender a ler essa nova mídia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais etc. E , nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas à cidadania.” BORBA (- 2001)

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.


É tempo de Páscoa na Escola Beatriz!

A Escola Municipal Prof.ª Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas comemorou a Páscoa na quarta-feira , 20. Num primeiro momento, as crianças acompanharam a palestra com Cristiane , Laiene e Jaqueline (missionárias), abordando o tema. Em sguida a Direção, professores e demais funcionários confraternizaram com a troca de ovos de páscoa e desejos de renovação.



Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.

Para os curiosos, olha aí as datas da Páscoa até o ano de 2011:

2000 - 23 de abril
2001 - 15 de abril
2002 - 31 de março
2003 - 20 de abril
2004 - 11 de abril
2005 - 27 de março
2006 - 16 de abril
2007 - 08 de abril
2008 - 23 de março
2009 - 12 de abril
2010 - 04 de abril
2011 - 24 de abril

terça-feira, 19 de abril de 2011

DIA DO ÍNDIO - 3º ANO DA ESCOLA BEATRIZ

Após estudos concernentes aos índios brasileiros, sua trajetória , contribuição à formação de nosso país e heranças deixadas na nossa cultura, os alunos do 3º ano da Escola Municipal Profª Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas fizeram uma demonstração do seu aprendizado através de seminário e mostra (dança, canto, vestimenta).


Mirella e Maicon - 3º ano




Lembrancinhas



Lembrancinhas






Comemore o Dia do Índio adotando algumas atitudes conscientes que são comuns no cotidiano dos indígenas



No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. A data, que existe desde 1943, traz um novo olhar sobre a importância na formação da identidade brasileira e de outros países.
Que tal celebrar a data de um jeito diferente? É claro que os povos indígenas já mudaram bastante e tiveram sua cultura transformada desde o primeiro contato com o homem branco. Mas ainda é possível aprender muito com a essência dos hábitos e tradições deles.
Aproveite o dia para aprender seis práticas comuns no cotidiano dos indígenas e que nos podem fazer ter uma vida melhor. msn

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Professores municipais de Jacobina participam do Fórum da Educação Especial realizado em Salvador

Cerca de 150 pessoas, entre educadores, estudantes, gestores e profissionais das instituições de ensino básico, superior e de ensino especializado de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo, participaram nesta quarta-feira (13/04), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), do I Fórum Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para Educandos com Deficiência Intelectual. No Fórum, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o Centro de Educação Especial da Bahia (Ceeba), foi elaborado um documento com propostas pedagógicas que vão servir como referência para desenvolver políticas para o atendimento de pessoas com deficiência intelectual nas escolas públicas.www.sec.ba.gov.br



A Prefeitura Municipal de Jacobina, através de sua Secretaria de Educação , enviou alguns membros da sua equipe para participar o evento .

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Secretaria da Educação prorroga inscrições para avaliação de professor

Foi prorrogado para o dia 15 de abril o prazo para as inscrições da Avaliação de Desempenho Docente da Carreira de Magistério, segundo informações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A inscrição é gratuita e voluntária e é realizada no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe).Há três mil vagas. A avaliação será realizada no dia 29 de maio em Salvador e nos 31 municípios-sede das Diretorias Regionais de Educação (Direc). De acordo com a Secretaria da Educação, o processo é composto por duas etapas. Pela avaliação, o docente poderá obter avanço horizontal na carreira e um reajuste de até 15%. Os candidatos devem preencher o cadastro, optar pela disciplina de formação ou atuação e escolher o município onde têm interesse em realizar a prova. Público alvo - Para participar, é necessário ser integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, ocupante do cargo de professor ou coordenador pedagógico, além de ter concluído o estágio probatório até 31 de dezembro de 2010. Outra exigência é que o profissional deve estar no efetivo exercício das atividades correspondentes às atribuições do cargo de professor ou coordenador pedagógico. Quem foi classificado no ano passado tem que esperar um prazo de três anos para realizar nova avaliação. A Tarde

Abertas as inscrições para o Prêmio Educadores Inovadores Brasil

Professores de escolas públicas e particulares já podem se inscrever no Prêmio Microsoft Educadores Inovadores Brasil 2011. Basta enviar o projeto educacional até 26 de junho. O objetivo do concurso é incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar. Os educadores das Secretarias Municipais e Estadual de Ensino, dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) de escolas públicas, de fundações e de escolas técnicas públicas (cursos que não sejam de tecnologia da informação), podem se inscrever nas categorias Inovação em Comunidade – Aprendizagem Além da Sala de Aula; Inovação em Colaboração – Aprendizagem Colaborativa; Inovação em Conteúdo – Construção e Conhecimento Crítico. A categoria Educador Inovador – Escola Técnica é para os professores das escolas técnicas municipais, estaduais e federais de cursos ligados à área da Tecnologia da Informação (TI). Neste ano há uma nova categoria, Educador Inovador – Escola Particular, para os professores que lecionam qualquer disciplina na escola particular. O responsável pelo projeto vencedor na Categoria Educador Inovador receberá um notebook e uma capacitação do Programa Aluno Monitor para 200 alunos da escola. Os vencedores das demais categorias ganharão um notebook com o sistema operacional da Microsoft e poderão apresentar seus trabalhos em eventos internacionais da Microsoft. O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores está na sexta edição, procurando sempre reconhecer os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas (estaduais, municipais ou federais), particulares, Fundações, Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino, Núcleos de Tecnologia Educacional e Escolas Técnicas Públicas. BrasilC.com

quinta-feira, 7 de abril de 2011

É suspensa a realização de eleição para direção escolar em Jacobina

A PREFEITA MUNICIPAL DE JACOBINA, no uso das atribuições legais (...) R E S O L V E: Preventivamente, suspender as eleições municipais designadas para o próximo dia 08 de abril de 2011, na forma estabelecida pelo Decreto Executivo nº. 183/2010. Leia o Decreto na íntegra clicando AQUI.

Tragédia no Rio é caso isolado, mas escolas públicas sofrem com violência cotidiana, diz sindicato



O episódio que causou a morte de pelo menos dez alunos na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio, na manhã de hoje (7), foi um caso isolado, mas demonstra a fragilidade do município em lidar com a situação de violência que é cotidiana nas escolas públicas. A denúncia é da diretora do Sindicato dos Profissionais de Educação do Estado do Rio (Sepe), Rosilene Macedo. “Professores e alunos testemunham situações de violência de forma rotineira e a prefeitura fecha os olhos. Não adianta apenas pacotes pedagógicos, precisamos de mais funcionários nas escolas, porteiros, construção de mais escolas para que os alunos não fiquem como sardinhas em lata.” Rosilene disse que a questão da violência nas escolas é uma pauta que o sindicato vem tentando debater há anos com a Secretaria de Educação, sem sucesso. “Ontem mesmo um professor foi agredido por um aluno e ele mesmo precisou chamar a polícia, pois a direção fica de mãos atadas e a secretaria não toma providências”, disse a diretora. Jornal do Brasil

STF decide que piso nacional de professores é constitucional

Por sete votos a dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, nesta quarta-feira (6), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que questionou a lei do piso salarial nacional do magistério. Para 2011, a legislação estabelece um piso atualizado de R$ 1.187,14, a ser pago a professores de escolas da rede pública, em todos os estados, com jornada de 40 horas semanais.“Foi uma grande vitória da educação brasileira”, declarou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) , Roberto Leão. “Não é uma vitória apenas dos professores, mas de todos que defendem uma escola pública de qualidade. A partir de hoje, temos um novo patamar para a educação brasileira."A lei foi sancionada em 2008 e contestada no mesmo ano pelos governadores de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará. O STF negou pedido de liminar aos estados, mas o mérito da questão só foi retomado nesta quarta, dois anos depois da sanção.De acordo com o Supremo, o piso deve ser considerado como vencimento inicial - as gratificações e outros extras não podem ser incorporados na conta do piso. Leão afirmou que agora começa uma nova batalha em todos os estados e municípios para garantir o cumprimento da lei.Entre os questionamentos da Adin estava o direito a um terço da carga horária para atividades extra-sala, garantido através de emenda de autoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE). O Supremo, no entanto, garantiu o cumprimento também desse benefício. “Lamentamos desde o início que tenha havido esse questionamento a certos pontos da lei do piso, que é uma conquista histórica dos professores brasileiros, fruto de décadas de mobilização", afirma Chico Lopes.Comemorando a "vitória alcançada durante o foverno Lula e confirmada agora, com essa decisão do STF”, o parlamentar lembrou que o papel do tribunal é zelar pelo cumprimento da lei. E o piso nacional dos professores, com direito a um terço da carga horária para extra-sala, é lei. Então, tem de ser cumprida”.Desde a apresentação da Adin, em 2008, Chico vem acompanhando a análise da matéria e chegou até a visitar o STF. “Sem remuneração digna nem tempo de preparação de aulas e qualificação para o professor, fica difícil falar em educação de qualidade. A lei do piso veio para mudar isso. A Justiça decidiu em prol do melhor para a sociedade.” vermelho.org.br

terça-feira, 5 de abril de 2011

"Só não estuda quem não quer", diz Dilma

Ao comentar as novas regras para financiamento estudantil, a presidenta Dilma Rousseff informou nesta segunda-feira que 34 mil alunos já contrataram o serviço desde 31 de janeiro, quando começaram as inscrições. Há ainda 29 mil processos em análise. “Só não estuda quem não quer”, disse, em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta.

Os números, entretanto, foram avaliados por Dilma como baixos, uma vez que o objetivo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é promover a inclusão de milhões de jovens que não têm renda suficiente para pagar a faculdade. A presidenta lembrou que os juros cobrados atualmente pelo financiamento estudantil são baixos (3,4%) e que o prazo para início do pagamento foi estendido para um ano e meio após a formatura. O montante pode ser pago em um período que represente três vezes a duração do curso mais 12 meses: por exemplo, quem fez um curso de 4 anos pode pagar em 13 anos. De acordo com as novas regras, não há mais um período limitado para pedir o financiamento estudantil. As inscrições para o Fies podem ser feitas a qualquer momento, de acordo com a necessidade do aluno. (com informações da Agência Brasil)

Termina amanhã prazo para correção de dados do censo escolar


Termina nesta quarta-feira (6) o prazo para diretores de escolas públicas e particulares retificarem dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2010. Cada diretor ou gestor de escola deve acessar o sistema Educacenso para gerar o relatório de sua unidade, conferir os dados e corrigir eventuais erros. A fase de correção dos dados é a última etapa do censo escolar de 2010, cujos dados foram coletados em maio e divulgados no fim do ano passado. O censo escolar de 2010 apontou que o país tem 51,5 milhões de estudantes matriculados na educação básica, sendo 85,4% na rede pública e 14,6% na privada. No início deste ano, as escolas foram consultadas sobre a situação dos alunos ao final do ano letivo – se foram reprovados, aprovados, transferidos ou mesmo se abandonaram os estudos. Agora os gestores devem conferir os relatório para evitar a publicação de dados incorretos. É a partir dos números do censo escolar, especialmente os referentes a matrículas, que são calculados os repasses financeiros do governo federal para escolas públicas, municípios e estados por meio do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e outros programas do Ministério da Educação. Os secretários de Educação também podem ter acesso ao relatório de todas a escola de sua rede por meio do Educacenso. Uol