segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estudante de graduação já pode fazer o pedido de financiamento

Candidatos com boas notas, que tenham participado do Enem e já matriculados podem pedir o benefício

Os candidatos a financiamento dos estudos em cursos de nível superior já podem fazer a inscrição no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A partir desta segunda-feira, 31, o benefício pode ser solicitado em qualquer período do ano.
Podem pedir o financiamento os matriculados em cursos de graduação com pontuação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que sejam oferecidos por instituição de ensino superior particular participante do Fies. Outro requisito é a participação do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido de financiamento é restrito a um único curso de graduação, no qual o estudante esteja regularmente matriculado — não é considerado regularmente matriculado quem estiver com a matrícula trancada.
O candidato deve fazer a inscrição no Sistema de Financiamento ao Estudante (SisFies). No primeiro acesso, o estudante deve digitar o CPF, a data de nascimento e endereço eletrônico atualizado. Ele também precisa cadastrar a senha, que será usada sempre nos acessos ao sistema. Depois, receberá mensagem para validação do cadastro. Em novo acesso ao sistema, o estudante deve preencher documento eletrônico com dados pessoais, do curso e da instituição de ensino e prestar informações sobre o financiamento pretendido — deve optar por financiamento da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, únicos agentes financeiros do Fies, e indicar a agência preferida.
Concluída a inscrição, o candidato terá dez dias para procurar a comissão permanente de supervisão e acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em que estuda para providenciar a validação das informações fornecidas. Confirmadas as informações, a comissão emitirá documento de regularidade de inscrição (DRI). Com ele, o estudante terá 20 dias para procurar a Caixa ou o Banco do Brasil para formalizar a contratação do financiamento. Ig

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Prouni divulga relação de aprovados na primeira etapa

Os candidatos a bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) já podem consultar o resultado da primeira etapa. Nesta edição, são oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais (50% da mensalidade):

Consulta ao resultado da primeira etapa do Prouni

Os convocados devem ir às instituições de ensino até o dia 4 de fevereiro com os documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária.
É facultado às instituições a realização de processo seletivo próprio. Nesses casos, a instituição deve informar previamente os candidatos sobre os critérios de aprovação.
Caso ainda haja bolsas disponíveis após o prazo de matrícula da primeira chamada, será feita uma segunda chamada em 11 de fevereiro.


* Leia matéria completa no Uol Educação.

Matrícula de aprovados no Sisu continua nesta sexta; prazo termina na segunda

A matrícula dos estudantes aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que começou ontem (27), prossegue nesta sexta-feira (28) e termina na segunda (31). Foram convocados 82.949 candidatos; veja a lista no site do Sisu.
A documentação necessária para se matricular deve ser consultada no boletim individual, disponível no sistema e na própria instituição. O horário de funcionamento das instituições também deve ser consultado junto às universidades e institutos federais participantes. Uol

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SE APROXIMA A SEMANA PEDAGÓGICA. REFLITA:

Por Roseli Brito

De fato o ano letivo começa quando inicia a Semana Pedagógica dentro da Escola. Infelizmente muitas não sabem verdadeiramente o que fazer na Semana Pedagógica e outras utilizam este precioso tempo apenas para ficar discutindo longos textos, realizando dinâmicas de motivação, um oba-oba que não acrescenta nada de concreto ao trabalho que deverá ser realizado ao longo do ano.
Mas, o que é a Semana Pedagógica ? Porque ela é importante? Por que a Escola DEVE realizá-la ? Objetivamente falando a Semana Pedagógica é um momento de analisar o que deu e o que não deu certo, ajustar e corrigir o rumo do que deu errado, planejar novas ações para fazer mais do certo e menos do errado, implementar as ações, ou popularmente falando: arregaçar as mangas e fazer acontecer.
Geralmente esta Semana Pedagógica ocorre no mês de Janeiro, logo que os Professores retornam do recesso. Em algumas Escolas ocorrem em 5 dias, outras em 7 a 10 dias. O fato é: não importa se você tem mais ou menos tempo, o que importa é que há assuntos ou temas importantes que não podem deixar de ser discutidos nesse período.
Pauta/Temas da Semana Pedagógica:
. Integração dos Professores novos com todos membros da Equipe (Apoio, Administrativo, etc), bem como o esclarecimento das metas da escola a serem atingidas nesse novo ano
. Análise dos dados do ano anterior (aprovação/reprovação/por sala/turma (índices: ex.IDEB)
. Ajustes no PPP com avaliação e monitoramento das metas estabelecidas
. Desafios enfrentados no ano anterior, com definição de ações /soluções para o novo ano que se inicia
. Calendário escolar e estabelecimento da rotina escolar
. Passagem da turma para o novo Professor (informar as necessidades a serem trabalhadas e progressos já alcançados)
. Planejamento Geral (Plano de Ensino/Projetos/Reforço/Alunos com NEE/Avaliação)
. Formação Continuada: como ela ocorrerá durante o ano
. Avaliação Institucional e da Equipe: informar como ela ocorrerá

Materiais necessários:
. Quadros com índices de aproveitamento por sala/turma
. Quadro de Horário das Aulas
. Calendário Escolar
. Cópias do PPP
. Proposta curricular
. Planos de Ensino
Lembre-se a Semana Pedagógica começa no início do ano letivo, porém só termina quando o ano letivo se encerra. Encare da seguinte forma, o PPP é a bússola que norteará todo o trabalho desenvolvido no ano, e a Semana Pedagógica fornece o grande “itinerário”, dessa jornada.
Por esta razão é de extrema importância logo no início do ano mostrar a toda a Equipe, o resultado, em números, do trabalho que eles estão desempenhando na Escola. Só assim ficará claro que se os resultados apresentados ainda não estão satisfatórios, significa que a Equipe terá que fazer melhor neste novo ano, ou seja, fazer diferente do que estão fazendo até então, e para isso será necessário implantar novas ações, dar importância a capacitação que deve ser constante e fazer parte da rotina da Escola.
Caberá ao Coordenador, juntamente com os demais envolvidos na Equipe Estratégica (Diretor, Vice, Supervisor) elaborar um Programa de Educação Continuada para todos os membros da Equipe, pois é a capacitação dos envolvidos que garantirá que as metas estabelecidas no PPP e compartilhadas na Semana Pedagógica sejam alcançadas.
A Semana Pedagógica tem seus objetivos atingidos quando todos saem dela sabendo que a “sua” parte compõe o “todo”, e que se esse “todo” está “doente” e caminha de modo ineficiente, então cada um deverá mudar. Ficar do mesmo tamanho também já não será mais uma opção, todos deverão crescer, aprimorar-se, fazer o melhor e sair em busca de mais.
Agora você decide: ou fica do mesmo jeito e continua contribuindo para deixar a Escola “doente”, ou aceita o desafio de mudar e trazer a “cura”.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Para juiz, faltou vontade do Inep para prorrogar inscrição do Sisu

Justiça derruba decisão que prorrogava o Sisu no Rio

O juiz Alberto Nogueira Júnior, da 10ª Vara Federal no Rio de Janeiro, que havia concedido liminar prorrogando o prazo de inscrições do Sisu no Rio --cassada ontem-- disse que sua decisão não impediria que o órgão mantivesse o mesmo benefício para os estudantes de outras regiões do país.

>Por que o senhor decidiu que as inscrições do Sisu fossem prorrogadas somente no Rio de Janeiro?

>Alberto Nogueira Júnior - O fato de a decisão ter mandado o Inep manter o programa em funcionamento para o Rio, não impedia que o próprio Inep mantivesse o programa no ar para o resto do país. Uma coisa não exclui a outra. Também me parece difícil que fosse um problema só no Rio, já que o programa é unificado. Teria bastado vontade do Inep em prorrogar [no país].

Em nota, o MEC afirmou que não havia como isolar apenas os alunos do Rio.
Se o programa não estava dando conta da procura, me parece que seria lógico prorrogar o prazo para todo mundo. Folha.com

Haddad: problemas do Sisu não foram de planejamento nem de internet

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na noite desta sexta-feira (21/1) que os problemas de lentidão e falta de carregamento da página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que atormentaram milhares de estudantes em todo o país nos últimos não estão ligados a planejamento, internet, nem de incapacidade de rede. Segundo ele, o aplicativo é o mesmo usado no sistema do Programa Universidade para Todos (Prouni) e nos dias de estabilidade do Sisu – de terça a quinta (18 a 20/1). As declarações foram feitas durante coletiva de imprensa.
A apuração dos erros já foi determinada pelo ministro e uma resposta para os problemas deve sair em menos de 30 dias.Haddad destacou que o mais importante é a análise do real da instabilidade ocorrida com o Sisu.

"Páginas fantasmas"

De acordo com o MEC, os picos de sistema culminaram na troca que equipamento. Foi quando vários estudantes disseram ter visto páginas de outros candidatos. Haddad garante que não houve quebra de sigilo, já que as imagens eram como se fossem "páginas fantasmas", sem possibilidade de serem editáveis.

Demanda inesperada

O ministro admitiu que não esperava uma demanda tão grande para o Sisu. Ressaltou que o Enem ganhou uma proporção muito grande, começando pelo Prouni, em 2004. Em função dessa escala, o chefe do MEC defende uma análise cautelosa de decisões que devem ser tomadas. "Não adianta tratar com dois pesos e duas medidas a situação de cada estado às vésperas do fechamento de um sistema tão grande quanto o Sisu. O que vale para o Enem deve valer também para qualquer processo seletivo. Algo que acontece nesse mesmo modelo há 13 anos não deve mudar no último dia de inscrição do Sisu, como estavam tentando fazer", salientou.
Para Haddad, o processo exige muitas mudanças. "Se for uma exigência do Judiciário, o MEC vai repensar a situação. De outra forma, não seria viável." O ministro ainda cutucou as decisões liminares sobre revisão de notas. "Se um concurso do tamanho do MPU não oferece revisão e abertura de provas para os candidatos, porque o Enem deveria fazer?", questionou, ao enfatizar que o que envolve a mudança de digitalização teve ser revisto e não ser julgado nas primeiras instâncias da Justiça.

Pico de acessos

Assim como o Sistema de Seleção Unificada, o Prouni deve superar os números de anos anteriores, acredita o ministro da Educação. No último dia de inscrições do Sisu, observou Haddad, o pico de acessos ocorreu duas horas antes do fechamento do site, o que significaria que não teria havido tumulto na hora do fechamento. Correioweb

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA VIDA DA CRIANÇA

Um dos momentos inesquecíveis da vida de qualquer criança é quando, pela primeira vez, ela junta uma letrinha, mais outra, e mais várias delas e começa a... ler! É uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo. (Maurício de Sousa)

Inscrições para o Prouni começam nesta sexta-feira

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começaram na manhã desta sexta-feira (21). O Ministério da Educação (MEC) oferece 123 mil bolsas de estudo para estudantes de família de baixa renda em 1,5 mil instituições particulares de ensino superior. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do programa, mas a página apresenta instabilidade no dia de estreia.
As inscrições seguem até a terça-feira, dia 25 de janeiro. São oferecidas 123.170 bolsas de estudo, sendo 80.520 bolsas integrais e 42.650 bolsas parciais – de 50% – em, aproximadamente, 1.500 instituições de ensino superior de todo o País.
Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame – Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Redação – e devem ter obtido nota superior a zero na redação.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do programa. Para inscrever-se, os candidatos deverão informar seu número de inscrição e senha no Enem 2010, além de CPF. As bolsas integrais são concedidas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola. Ig

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MUITO CUIDADO ANTES DE ESCREVER POR AÍ... rs

E me proteja desse absurdo!

Show de bola, não? kkkk


Nasce um blog para abordar a Educação Inclusiva


Acaba de entrar no ar o www.aquiteminclusao.blogspot.com ,tendo como proposta estudar, compreender e analisar o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede comum de ensino em todos os seus graus.
Sendo a Educação Inclusiva um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar.

Terminam hoje inscrições para o Sisu

Termina nesta quinta-feira o prazo para que os estudantes façam suas inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Até a noite de ontem, o MEC (Ministério da Educação) registrava quase 1,5 milhão de inscritos. A seleção é feita a partir da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Neste ano, são oferecidas 83 mil vagas. O resultado sai no dia 24 e o período de matrícula dos aprovados vai de 27 a 31 de janeiro. As duas chamadas seguintes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro.
Ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.
Nos primeiros dias, os estudantes enfrentaram dificuldades para acessar o sistema pela internet, que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. Com isso, houve inclusive o vazamento de dados de candidatos na segunda e terça-feira. Segundo o MEC, a situação já foi normalizada. Folha

UNEB divulga lista de candidatos aprovados no Vestibular 2011



Nesta quarta-feira,19, a Uneb divulgou a relação dos candidatos aprovados no Vestibular 2011.
Foram aprovados mais de 5,5 mil candidatos para a graduação presencial, graduação à distância e pós-graduação a distância.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Regulação do ensino superior e relação com Estados e municípios ganham secretarias em reformulação do MEC

O MEC (Ministério da Educação) está passando por reestruturação. A reformulação propõe a criação de duas secretarias: uma de relação institucional com as redes estaduais e municipais de ensino e outra de regulação do ensino superior da rede privada.
Ao criar uma seção para controlar a abertura e fechamento de cursos superiores, o trabalho da Sesu (Secretaria de Ensino Superior) fica concentrado na expansão e ampliação da rede federal de ensino, cujo principal projeto é o Reuni (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).
A Secretaria de Integração com Estados e Municípios ficará responsável pela articulação das políticas federais com as redes municipais e estaduais.
A mudança na presidência do Inep, autarquia responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já era prevista. O professor Joaquim José Soares Neto já havia pedido demissão antes dos últimos problemas com a avaliação. Cerca de 10 mil inscritos zeraram no segundo dia por não marcar a cor do caderno de prova na folha de respostas. Os atuais problemas com o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) são de responsabilidade da Sesu (Secretaria da Educação Superior).
Conforme o UOL apurou, ha três linhas prioritárias que vão nortear as ações do MEC nesta gestão. São elas: o ensino médio, que deve ganhar um projeto de ensino profissionalizante complementar, a valorização da carreira dos professores e a educação no campo.
Na reforma, o MEC também extingue dois departamentos: a Seed (Secretaria de Educação a Distância) e a Seesp (Secretaria de Educação Especial). Os maiores projetos da Seed -- a UAB (Universidade Aberta do Brasil) e o UCA (Um Computador por Aluno) serão realocados para a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e para o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), respectivamente. A atuação da Seesp será absorvida pela Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade).
Por meio de nota, o ministro Fernando Haddad confirmou, na manhã desta terça-feira (18), os nomes da sua equipe no MEC (Ministério da Educação) na gestão Dilma Rousseff.

Confira:

-INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): Malvina Tuttman, ex-reitora da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
-Sesu (Secretaria da Ensino Superior): Luiz Cláudio Costa, ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa)
-Secretaria de Regulação dos cursos superiores (nova secretaria): Luiz Fernando Massoneto, professor da USP (Universidade de São Paulo)
-Secretaria de Relações Institucionais com Estados e municípios (nova secretaria): Carlos Abicalil, ex-deputado pelo PT-MT
-Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade): Cláudia Dutra, ex-secretária de Educação Especial
-SEB (Secretaria de Educação Básica): Maria do Pilar Lacerda se mantem no cargo
-Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica): Eliezer Pacheco se mantém no cargo
-Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): Jorge Guimarães se mantém no cargo
-FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação): Daniel Balaban permanece na presidência
-Secretaria-executiva do MEC : fica José Henrique Paim Fernandes
UOL

Dicas de material escolar barato

Todo começo de ano surge em dobro nossas novas obrigações, são as compras pré-datadas do fim de ano vencendo, pagamento de mensalidade de faculdade, creche e escola. E ainda se não bastasse vem a lista escolar, que cada ano que passa está maior e mais exigente.
A lista material escolar varia de escola para escola, as escolas particulares costumam possuir um lista bem mais salgada, com materiais que costumam pesar a mais no bolso como os livros escolares, que na rede publica costumam ser doados aos alunos. Além dos livros existem os diversos outros materiais a serem adquiridos.
Se não bastasse o grande numero de exigências, ainda existem as mochilas, estojos, uniformes… Para economizar um pouco é preciso pesquisar bastante, procurar em diversas papelarias pelo menor preço, além de também ter que distinguir a qualidade dos produtos.
Enfim, uma boa dica para comprar material escolar barato é não levar filhos pequenos a compras, eles costumam a escolher pela beleza do produto, e o comercio sabe trabalhar bem essa área e a maioria dos utensílios da moda infantil costuma sair bem mais caro do que um produto tradicional. Antes de concluir sua compra, verifique bem os materiais exigidos, pois algumas escolas vêm exagerando na quantidade de material, e pode-se sim recorrer quando achar que é um pedido abusivo. O povo quer saber

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Em tempos de BBB, desligue a TV e vá ler um livro!!!

Por Carla Cinara Luz


Hoje começa mais uma edição do Big Brother Brasil(BBB), num período em que grande parte dos jovens está tendo mais tempo livre para o lazer por conta das férias escolares.A qualidade do que se vê na TV brasileira é bastante questionável, e o que deveria ser apenas bom, passa a ser preocupante, pois a televisão ainda exerce grande poder e tem grande preferência não apenas dos que passarão o recesso em casa, mas até mesmo daqueles que se deslocam de suas moradias a passeio.
O BBB, consegue ter audiência estupenda nesse nosso país contraditoriamente tão rico em diversidade cultural e tão pobre na escolha de seus ídolos (temporários, diga-se de passagem).
Muitos alunos terminam o ano letivo ou até concluem seus estudos com déficit na leitura e escrita, o que deveria sugerir que as férias não apenas fossem um período para descansar da rotina escolar, mas também para aprimorar as habilidades acima citadas.
Em tempos de BBB, nem os pais estão conseguindo fazer seus filhos lerem livros ao invés de assistir TV, pois para que estes tenham domínio sobre as escolhas dos filhos e ensine-os a ter discernimento, o caminho correto seria além do diálogo , o exemplo.

Pais, mães: desliguem a TV e deixem seus filhos verem vocês lendo um livro!!!!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O que fazer nas férias? Dicas do Professor Márcio Melo‏

Chegaram aquelas tão esperadas férias. O que fazer agora, nesses meses de folga? O que podemos nos dar de presente? Fiquei a pensar no que desejo para mim e para você que me lê.
Afastei logo a ideia de shoppings e filmes em casa. Compra em Miami? Nem pensar! Convém conter esse consumismo desvairado e deslavado que nos assaltou e inflou a classe média.
E então? Talvez conviria insuflar-lhe ânimo para que deixe de fumar. O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: FUMAR PROVOCA CÂNCER E IMPOTÊNCIA SEXUAL. (Uma das frases obrigatórias em maço de cigarro, propaganda etc.). Então, isso já nos leva para uma outra constatação: O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES ADVERTE: ANDAR DE AUTOMÓVEL E VEÍCULOS CONGÊNERES PROVOCA TRAUMATISMO CRANIANO, LESÕES E HEMORRAGIAS INTERNAS, SEQUELAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS, E ATÉ A MORTE. Segundo dados da revista Caros Amigos (2000): 40.000 mortes por ano em acidentes de trânsito; prejuízo com os desastres: 10 bilhões por ano. Me chega também a lembrança de que precisamos dar a nossa contribuição pela preservação do nosso planeta, não é mesmo? E que tal dar um tempo para o carro nessas férias e usar mais a bicicleta? Andar de bicicleta é uma das atividades físicas mais praticadas em todo o mundo: não exige mais que um simples equilíbrio, permite vencer grandes distâncias, não depende muito do tempo ou do terreno e, ainda de quebra, proporciona excelente condicionamento aeróbico. Pedalar é, ao mesmo tempo, um hábito de promover saúde e uma forma simples, barata e sem alardes de se trabalhar pela ecologia. É preciso pensar mais no mundo e em si próprio. Pedalar não é trabalho, não é obrigação, não é política, não é compromisso e definitivamente você não está sentado sem fazer nada. Claro que nem sempre é fácil: as crateras, os bueiros, as poluições do ar e sonora e os caminhões de nossas cidades às vezes nos desencorajam, mas você precisa permanecer lá, porque é algo que você precisa fazer para o seu corpo e a sua cabeça.
Cuidar da alimentação e do corpo é a chave para uma vida saudável. Especialistas são categóricos ao afirmar que a prática de exercícios também contribui para o bom funcionamento da mente. Aproveite então as férias para exercitar mais o corpo e a mente! Ler faz bem à saúde. Hábitos simples podem lhe fazer muito bem. Porque se informar também é uma forma de se cuidar. Cuidado com você!
Outras boas dicas para as férias. Mande flores. Viaje sem rumo. Regue uma planta – melhor: plante uma árvore! Faça um poema. Saia para pescar com os amigos. Escreva uma carta de amor. Vista uma roupa esquisita e saia para passear. Declare amor infinito a seus pais. Brinque mais com seus filhos. Admire a natureza sem pressa. Gaste mais tempo com seus amigos. Sinta o vento. Fique menos tempo na internet. Escale uma montanha, serra ou monte. Empine uma pipa. Jogue futebol (ou outro esporte). Dê uma boa gorjeta. Pinte um quadro. Deixe uma chuva de verão lavar sua alma. Fale em público. Vá ao zoológico. Faça uma massagem. Vá ao circo. Faça um penteado radical. Alimente um animal. Devore uma barra de chocolate sem culpa. Faça uma tatuagem. Reze ou ore em voz alta. Abra o coração para quem você ama. Perdoe. Conte uma piada. Faça ginástica. Pegue uma criança no colo e leia um livro para ela. Coma um pão bem quentinho, na padaria da esquina. Beba um bom vinho. Solte um passarinho da gaiola. Ande descalço o dia todo. Ria muito alto. Inicie uma dieta. Beije na boca. Dê um bom dia a seu vizinho. Pule corda com seus filhos. Cante no banheiro. Lave os pratos junto com ele/ela. Arrume os discos e livros.
Enfim. Esse planeta é uma bola. Num planeta quadrado não haveria espaço para futebol, sexo ou rock’n’roll.
Carpe diem, do latim, quer dizer “aproveite o momento, aproveite o dia”. E um dia é tempo suficiente para escrever um poema, preparar uma festa, ler um livro, fazer um/a amigo/a, se apaixonar. Viva intensamente, aproveite cada momento dessas férias, e do ano que está chegando. A vida é um desafio a cada manhã. É preciso aprender com o novo. Viver com alegria as boas coisas da vida. Conhecer novos lugares e pessoas (pela internet não vale!). Construir a família, a casa, a carreira. São coisas que devem servir como combustíveis nessas férias e no ano que está iniciando...

Boas férias, amigo/a.