quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A DÉCADA DAS NOVAS PROFISSÕES

A década do Facebook, do Twitter, das discussões sobre propriedade intelectual, sobre desenvolvimento sustentável e questões ambientais chega ao fim. E além de debates que pretendem mudar o caminho do planeta, esses dez anos também deixaram para trás uma gama de novas profissões.
O conceito “crie seu próprio emprego” foi aperfeiçoado e quem saiu na frente foi a cultura. A profissão de Produtor Cultural Independente ganhou espaço com a automação dos produtos culturais. O uso da Internet com a facilidade na comunicação abriu espaço para artistas criarem galerias, estúdios e museus pessoais. As faculdades então se preocuparam em criar o curso de Produção Musical. O curso tem ênfase na prática musical, por meio da vivência instrumental e vocal e análise da história da música popular.
Na comunicação as redes sociais ganharam seu espaço. Bruno Tozzini, responsável pela equipe de social media da agência Dm9 também acredita que esta área é multidisciplinar. “Como é uma área nova e cheia de oportunidades dentro do mercado publicitário, hoje você vê por ai todo tipo de profissional tentando surfar nesta onda”, comenta Bruno que salienta a importância da Internet dentro da publicidade “existe muita coisa para fazer e muito dinheiro para ganhar”.
O setor cresce tanto que o jornal New York Times decidiu que toda a redação deveria ser responsável pelo conteúdo online da publicação, outro ponto positivo de acordo com Bruno, “assim como ainda existem milhares de diretores de arte e redatores que não sabem pra que serve a internet, ainda existem milhares de editores e jornalistas que não sabem o que são “midias sociais”. O New York Times provou que já esta na frente dos outros”.
Os cursos de jornalismo e publicidade então passaram a atender a essa demanda e mudaram as grades curriculares adicionando disciplinas que mostrassem aos alunos como fazer campanhas convergentes, com conteúdo e que ainda mostrassem resultados.
Para suportar tanto conteúdo, entram em cena os designers de jogos. A profissão atraiu jovens que queriam passar para o outro lado da tela. Devido a falta de profissionais gabaritados, o cargo oferece bons salários para quem se dedicar a criar jogos para videogame ou computador. O curso é novo no Brasil, mas já desponta como um dos mais promissores. Folha

PARA REFLEXÃO:


"Às vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima"

domingo, 26 de dezembro de 2010

O Ano Novo

Para muita gente, dezembro é o mês mais esperado do ano, mas não em todas as culturas. Embora a maioria dos povos celebre o ano-novo, cada um comemora à sua maneira, seguindo um calendário próprio, o que faz com que haja variações na data
Pular sete ondinhas, vestir-se de branco, comer lentilhas... Esses são alguns costumes da maioria dos brasileiros na passagem de ano. Mas será que outros lugares do mundo cultivam os mesmos hábitos?
Na verdade, não. A começar pela data. Nem todos os povos do mundo celebram o ano-novo no dia 31 de dezembro, como no Brasil. Isso porque o nosso último dia do ano baseia-se no calendário gregoriano, adotado gradativamente pelo mundo ocidental desde 1582. Antes dele, diferentes maneiras de contar o tempo foram adotadas pelos mais diversos povos.

Clique AQUI e se informe sobre a celebração do Ano Novo em várias culturas!
Klick Educação.com

Inscrições para vagas pelo Enem ocorrem de 16 a 18 de janeiro

As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2011 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ferramenta que distribui vagas no ensino superior a partir das notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio, serão realizadas de 16 a 18 de janeiro. Estarão disponíveis 83.125 vagas em 83 instituições públicas – 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet), cinco universidades estaduais e na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).
A oferta representa aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre deste ano, quando 47 mil vagas foram abertas pelo sistema.


Como funciona

Ao se inscrever, o estudante pode escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições – no qual o sistema ficará disponível das 6h à meia-noite – pode mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) que será divulgada ao fim de cada dia do período de inscrição. Cada mudança invalida a opção anterior.
O candidato aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Aquele que for chamado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições de ensino convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. As universidades também pode definir outros critérios próprios de seleção de alunos para preencher vagas não ocupadas.

Datas

Os candidatos selecionados para as vagas pelo Sisu serão conhecidos em 22 de janeiro (primeira chamada), 1º de fevereiro (segunda chamada), e 10 de fevereiro (terceira chamada). Quem for chamado, deve fazer a matrícula nas instituições nos dias 25, 26 e 27 de janeiro (primeira chamada), 3 e 4 de fevereiro (segunda chamada) e 11 e 14 de fevereiro (terceira chamada). Se não for selecionado em nenhuma chamada, o aluno ainda tem a chance de ficar em uma lista de espera. Para isso, deve indicar o interesse nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de fevereiro. Último Segundo

Apesar de avanços na legislação, carreira de professor ainda é pouco valorizada.

Apesar de a carreira docente ter conquistado avanços nos oito anos do governo Lula (2003-2010) – com as leis que determinam um piso salarial, a criação de planos de carreira e a instituição da estrutura de um sistema nacional de formação inicial – isso não foi suficiente para uma real valorização do docente, segundo pesquisadores do Observatório da Educação. “Ainda não saímos do papel”, avalia Heleno Araújo Filho, diretor de assuntos educacionais da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).
A lei 11.738, sancionada em julho de 2008, estabelece o piso salarial para professores em todo o país. No entanto, ainda não é cumprida por vários Estados e municípios. O valor total da remuneração, somado às gratificações, deve alcançar R$ 1.024. Embora esteja em vigor, a lei aguarda julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal), após questionamento de quatro Estados sobre a constitucionalidade da medida.
Para Heleno Araújo, apesar do marco legal, o salário dos professores pouco evoluiu nesses oito anos. “Vamos terminar como o governo anterior: os professores continuam recebendo os piores salários quando comparados com profissionais de outras áreas com a mesma formação e a mesma jornada”, afirma.
Para corrigir essa situação, o governo apresentou em uma das metas do projeto de lei para o novo PNE (Plano Nacional de Educação) a proposta de “aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente”.
Aparecida Neri de Souza, pesquisadora de sociologia da educação na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), fez um levantamento com base em dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio) revelando que apenas 12% dos professores – incluindo os que lecionam no ensino superior - recebem mais de cinco salários mínimos (ou 2.550 reais). “O MEC poderia ter sido mais aguerrido nas negociações com os governos estaduais e os municípios”, diz Neri.
Para ela, a obrigatoriedade de se ter 90% dos professores com contratos efetivos, proposta no projeto do PNE, pode melhorar o quadro. Quando aprovado, o documento estabelecerá as metas e diretrizes para as políticas educacionais nos próximos dez anos.
Outro ponto que deixou a desejar, segundo Heleno, foi a melhora da infraestrutura para o trabalho docente, apesar da ampliação dos recursos investidos em educação no período. “A maioria das escolas continua sem condições adequadas para que o docente possa trabalhar processos de aprendizagem que garantam o aprendizado do estudante”.

Formação
Atualmente, cerca de um terço dos docentes no país – 636,8 mil professores, de acordo com dados do Censo Escolar de 2009 – não possui diploma de ensino superior. Em 2009, o governo federal lançou o Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores), sob a responsabilidade da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com estados e municípios. O programa prevê a abertura de 400 mil vagas em licenciaturas para professores das redes municipais e estaduais em cerca de 150 universidades federais, estaduais, comunitárias e instituições de ensino a distância de 25 Estados.
Araújo Filho elogiou a política, que concede bolsas a alunos de licenciatura e incentivos a professores sem formação superior para que cumpram a graduação na disciplina em que lecionam. O programa federal também oferece segunda licenciatura aos docentes que lecionam matérias diferentes da sua formação. Para o diretor da CNTE, o objetivo de consolidar um sistema nacional de formação dos profissionais de educação é positivo, mas ainda não foi alcançado.
Aparecida Neri também defende que, sem uma política forte de formação inicial, não será possível implantar o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, instituído em maio deste ano e que terá sua primeira edição aplicada em 2011.
A pesquisadora avalia que ainda falta ao governo uma visão de formação inicial e continuada como direito do professor. “A formação é tratada como uma obrigação para subir na carreira. Ela precisa ser vista como um direito de todos os professores. Senão eles não crescerão”.

Carreira
Heleno Araújo Filho elogia também a implantação do programa Profuncionário, um curso técnico a distância de formação para os profissionais de áreas administrativas da educação. “Antes não havia nenhuma política para os profissionais da educação. Era uma coisa solta. Os funcionários de escola eram invisíveis diante do poder público”.
Apesar de o governo federal ter incluído a necessidade de um plano de carreira na lei que rege o Fundeb, Heleno Araújo Filho avalia que a questão não avançou muito. “O governo federal não cobrou dos entes federados [estados e municípios] o cumprimento da lei”. Sobre gestão democrática, os avanços também foram pequenos, diz o coordenador. No projeto de PNE em tramitação, o governo propõe que se implante planos de carreira para todos os profissionais do magistério do país em, no máximo, dois anos.

*Com informações do Observatório da Educação

ESTELIONATO EDUCACIONAL

Existem no Brasil 1.200 cursos de direito enquanto a soma no resto do mundo chega a 1.100 faculdades, incluindo a China, os Estados Unidos e os países da Europa e da África. Segundo Ophir Cavalcante, presidente nacional da OAB, a massificação do ensino representa, na prática, UM ESTELIONATO EDUCACIONAL. Os cursos de direito não tem qualidade e há faculdades nas quais basta se inscrever para obter a graduação. Hoje, estão inscritos na OAB cerca de 720 mil advogados. Se não fosse exigido o Exame de Ordem para o exercício da profissão, o número de advogados no País seria aproximadamente dois milhões. www.blogdeourolandia.blogspot.com

Queda do analfabetismo foi lenta nos últimos 8 anos

Durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a taxa de analfabetismo na população com mais de 15 anos caiu de 11,6% para 9,7%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referentes a 2003 e 2009. Mesmo com um programa específico para cuidar do assunto, com o aumento dos recursos e da mobilização de governadores para resolver o problema, a redução ainda é lenta. É o que avalia a professora a Universidade de São Paulo (USP), Maria Clara Di Pierro, pesquisadora do tema.Correio

sábado, 18 de dezembro de 2010

VÍDEO PARA REFLEXÃO:

REALMENTE, FILHOS SÃO A CÓPIA DOS PAIS!

SEUS FILHOS ESTÃO DE FÉRIAS! E AGORA??

Com a chegada das férias escolares, os pais precisam se preocupar com o tempo livre dos filhos em casa.
Normalmente férias é sinônimo de falta de obrigatoriedades e quebra de regras cotidianas, como horário para dormir, acordar, estudar, etc. Entretanto os pais precisam criar uma rotina para este período, considerando a flexibilidade de horários e obrigações.
É muito comum ouvir relatos de pais que se mostram desorientados em como "controlar" os filhos tanto tempo dentro de casa, modificando a rotina que durou todo o ano. Como educadora, ao final de cada ano letivo, costumo sugerir individualmente algumas "tarefas de férias" a depender da necessidade de cada aluno: uns precisam do tão questionável caderno de caligrafia (não utilizado nas escolas, porém importante para definir a letra), outros precisam de livros interessantes e há ainda muitos que precisam de um diário de férias, onde contarão o que aconteceu todos os dias deste período e deverá ter a atenção dos pais como co-editores.
É fundamental também que os pais procurem meios de estreitar os laços afetivos entre eles e seus filhos, educando não apenas pela fala, mas principalmente pelo exemplo!

ESCOLA LUÍS ALBERTO ENCERRA ANO LETIVO EM CLIMA DE DESCONTRAÇÃO




Os professores do Ensino Fundamental I, do Colégio Municipal Luís Alberto Dourado de Carvalho, após encerrar o ano letivo 2010 com seus alunos, reuniram-se no pátio com a direção e coordenação para uma comemoração pelo sucesso de mais um ano na busca pela qualidade do ensino.
O clima foi de descontração e muita alegria!

4º ANO DA ESCOLA BEATRIZ ENCERRA O ANO LETIVO COM CONFRATERNIZAÇÃO






Sempre que um ano letivo se encerra, são frizados temas que abordam o Natal. Assim sendo, a solidariedade e a partilha sempre são termos coerentes e propícios ao momento.
A turma do 4º ano teve suas festividades no dia 17 de dezembro, onde se fizeram presentes os alunos da turma, a pró, direção, coordenação e secretariado da escola.
Além do lanche diversificado com salgados e doces, a brincadeira do "amigo-oculto" também animou a festa que contou ainda com discurso da pró, direção, pais e alunos .
Um grupo de alunos organizou uma apresentação que poderá ser vista no youtube daqui a poucos momentos.

PROFESSOR PODE TER AUMENTO DE PARLAMENTARES

Quando o Senado ratificou a decisão da Câmara em reajustar os vencimentos dos parlamentares em mais de 60%, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS) não estavam em plenário para contestar a votação. Nesta quinta-feira (16), eles decidiram protestar contra o aumento e protocolaram um projeto de lei que estenderá o percentual de reajuste (61,83%) dos congressistas para o piso salarial dos professores do ensino básico público. Na hipótese de que seja aprovada, a taxa de reajuste definida na proposição garantirá a elevação do piso salarial dos profissionais da educação de R$ 1.024,00 para R$ 1.656,62. “Ainda é uma desigualdade substancial [entre a remuneração de parlamentares e professores], talvez a maior em todo o mundo, com consequências desastrosas para o futuro do Brasil”, diz a justificativa do projeto. www.blogdeourolandia.blogspot.com

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Parte do imbróglio Enem chega ao fim nesta quarta-feira

No último dia 6 de novembro, dois problemas principais aconteceram durante a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): todos os cartões de resposta estavam com os cabeçalhos das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza invertidos e um lote de provas da cor amarela apresentou problemas de impressão – havia páginas do caderno branco misturadas, fazendo com que várias questões se repetissem.
Nesta quarta-feira (15), chega ao fim parte da novela Enem 2010. A solução adotada pelo o Ministério da Educação (MEC) foi a de reaplicar a prova de Ciências Humanas e Ciências da Natureza somente aos estudantes prejudicados pelo erro de impressão e identificados por meio de uma análise de 116 mil atas dos locais de prova – documento no qual os fiscais anotam problemas ocorridos durante a aplicação do exame.
A nova prova será aplicada a 9,5 mil candidatos em 218 municípios de 17 Estados. Paraná e Santa Catarina concentram mais de 60% dos alunos que foram prejudicados com erros de impressão na prova amarela. Em Santa Catarina, o novo exame será reaplicado em 42 municípios. O maior número de participantes está em Chapecó e, depois, Concórdia. No Paraná, haverá reaplicação em seis municípios, sendo que 95% dos casos ocorreram em Curitiba.
Aos estudantes que se atrapalharam com a inversão do gabarito e não seguiram a ordem numérica, o MEC disponibilizou um sistema online no qual eles poderiam solicitar a correção invertida do gabarito. A estes estudantes não foi oferecida a possibilidade de refazer a prova e muitos reclamaram de problemas que a correção invertida não teria como resolver, como rasuras no gabarito e tempo de prova perdido, além do nervosismo causado.
Um estudante de Fortaleza, no entanto, conseguiu na Justiça Federal o direito de refazer a prova do Enem. Francisco Jonas Braga Bandeira, de 25 anos, não pegou a prova amarela, mas se sentiu prejudicado por ter perdido 30 minutos de prova durante a confusão causada pela inversão dos cabeçalhos no gabarito. Ele recorreu a Defensoria Pública da União do Ceará e recebeu uma liminar para refazer o exame.
A decisão do juiz titular da 2ª Vara Federal do Ceará abre precedentes para que mais estudantes prejudicados que não tenham sido convocados entrem com pedidos de “mandado de segurança”. A alternativa é uma solicitação à Justiça Federal do direito de refazer a prova, uma tutela, mesmo com a ação que pede a anulação do Enem ainda em julgamento.

Recomendações para a prova

A nova prova do Enem será aplicada das 13h às 17h30 (horário de Brasília) e terá as mesmas regras e recomendações do exame realizado em novembro. Os estudante deverão levar documento de identificação original e com foto (RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho, dentro da validade), cartão de Confirmação da Inscrição (o documento foi enviado pelos Correios para a residência dos candidatos e pode ser impresso no site do Enem utilizando senha e CPF) e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Por questões de segurança, não será permitido usar canetas de outros formatos, nem lápis, borracha, apontador ou lapiseira.
Ninguém é obrigado a refazer o Enem. Quem foi convocado e não pode ou não quer refazer a prova terá corrigida a prova anterior. O MEC chegou a convocar estudantes que não tiveram problemas com a prova amarela. Para estes candidatos o ministério pede que desconsiderem a convocação.
Os estudantes que solicitarem receberão uma declaração de comparecimento para justificar a ausência ao trabalho. Ig

Senado aprova projeto que garante ensino a deficientes em casa

O Senado concluiu hoje (14) a votação de projeto de lei que garante educação em domicílio à deficientes que, por incapacidade física que impeça a locomoção, possam frequentar a escola regularmente. O projeto de lei foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Educação e agora vai à apreciação na Câmara dos Deputados.
O autor do projeto, Augusto Botelho (sem partido-RR), destacou que a legislação brasileira que trata da educação da pessoa com deficiência em escolas especiais e em instituições hospitalares onde o aluno esteja internado nada diz sobre o aluno com deficiência que não tenha condições de sair de casa para frequentar a escola.
“É certo que essa dificuldade é real e não pode servir de motivo para que a pessoa com deficiência deixe de ter garantido seu direito constitucional à educação”, acrescentou o parlamentar. Segundo ele, compete ao Poder Público prover todos os meios e recursos para que o estudante tenha seu desenvolvimento educacional garantido, inclusive em sua residência. Uol

CONSELHO DE EDUCAÇÃO QUER FIM DA REPROVAÇÃO DE CRIANÇAS ATÉ 8 ANOS

Novas diretrizes curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) e homologadas pelo Ministério da Educação (MEC) recomendam que os três primeiros anos do ensino fundamental, que abrangem crianças de 6 a 8 anos, sejam feitos em um ciclo, sem reprovação. As regras foram publicadas hoje no Diário Oficial.
Discutida ao longo dos últimos anos, a proposta já é colocada em prática por algumas cidades e Estados, como Minas Gerais e São Paulo. "Estudos mostram que essa iniciativa pode trazer ótimos resultados", afirma a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda. O principal deles seria evitar que crianças que apresentam um baixo desempenho no primeiro ano se sintam desestimuladas. "A experiência mostra que as maiores taxas de abandono escolar ocorrem entre alunos que repetiram nos primeiros anos de escola", completa.
Para críticos da proposta, a medida seria uma forma de mascarar o problema de má qualidade de ensino. O relator do processo no CNE, o conselheiro Cesar Callegari, diz que o propósito da medida é proteger o estudante. "A todas as crianças é dado o direito de estar alfabetizada aos 8 anos. Muitos alunos apresentam diferenças no ritmo do aprendizado, mas, até o 3.º ano, todos têm condições de ler e escrever", diz.
Em uma escola de qualidade ruim, o problema poderia ser revelado antes do terceiro ano. "Não é para o aluno ficar solto. A ideia é que seja feita uma série de avaliações. Qualquer problema no desenvolvimento do aluno poderia ser captado", afirma Callegari. De acordo com o conselheiro, o MEC está definindo quais são as expectativas de aprendizagem para cada etapa, para que em cada ciclo o aluno seja acompanhado.
"As avaliações deverão ser feitas sobretudo em procedimentos de observação, registros de atividades", diz Maria do Pilar. A secretária de Educação Básica argumenta ainda que a avaliação da escola não é feita por meio dos índices de repetência.
As escolas têm autonomia para adotar ou não as diretrizes publicadas hoje. Maria do Pilar salienta que mesmo as escolas que preferirem manter o regime seriado serão recomendadas a manter os três anos num bloco pedagógico. A tarde

domingo, 12 de dezembro de 2010

ALUNOS INTELIGENTES (piadas):

Professor: O que devo fazer para repartir 11 batatas por 7 pessoas?
Aluno: Purê de batata, senhor professor!
(faz sentido!)

Professor: Joaquim, diga o presente do indicativo do verbo caminhar.
Aluno: Eu caminho… tu caminhas… ele caminha…
Professor: Mais depressa!
Aluno: Nós corremos, vós correis, eles correm!
(e não é verdade?)

Professor: "Chovia" que tempo é?
Aluno: É tempo feio, horroroso, senhor professor.
(alguma dúvida?)

Professor: Quantos corações nós temos?
Aluno: Dois, senhor professor.
Professor: Dois?!
Aluno: Sim, o meu e o seu!
(a lógica explica; certinho!)

Dois alunos, muito amigos, chegam tarde à escola e justificam-se:
- O 1º Aluno diz: Acordei tarde, senhor professor!
Sonhei que fui à Polinésia e a viagem demorou muito.
- O 2º Aluno diz: E eu fui esperá-lo no aeroporto!
(fisicaquanticamente falando quem discute? está certo!)

Professor: Pode dizer o nome de cinco coisas que contenham leite?
Aluno: Sim, senhor professor. Um queijo e quatro vacas.
(me diga onde ele errou?)

Aluno de Direito fazendo um exame oral. A pergunta: O que é uma fraude?
Responde o aluno: É o que o Sr. Professor está fazendo.
O Professor (muito indignado): Ora essa, explique-se…
Diz o aluno: Segundo o Código Penal comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar!
(e então… na lógica…)

Professora: Maria, aponte no mapa onde fica a América do Norte.
Maria: Aqui está.
Professora: Correto. Agora turma, quem descobriu a América?
Turma: A Maria.
(uauuuuu!!!)

Professora: Bruno, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar, mesmo quando os outros não estão interessados?
Bruno: Professora.
(essa doeu!)

Professora: Joãozinho, me diga sinceramente: você ora antes de cada refeição?
Joãozinho: Não professora; não preciso… A minha mãe é uma excelente cozinheira.
(sempre ele!)

Professora: Joãozinho, em que tempo verbal está seguinte frase: "Isto não era para ter acontecido"
Joãozinho: Preservativo imperfeito.
(de novo ele!)

Professora: Artur, tua redação "O Meu Cão" é exatamente igual à do teu irmão. Você copiou?
Artur: Não, professora. O cão é que é o mesmo.
(a melhor de todas!!!)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ENEM JÁ TEM LOCAIS PARA REAPLICAÇÃO

O MEC (Ministério da Educação) liberou a consulta aos locais de prova onde será reaplicado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Enem vai ser realizado novamente na próxima quarta-feira, dia 15 de dezembro, para quem foi prejudicado ao receber cadernos de prova com defeito, com questões repetidas ou folhas em branco. O problema aconteceu com um lote de provas amarelas, segundo o ministério.O exame vai começar às 13h - a previsão inicial do ministério é que 2.817 estudantes devem ser beneficiados com a reaplicação, que corresponde ao primeiro dia de provas do Enem, aplicado em 5 de novembro.Serão cobradas 90 questões - 45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza. O ministério afirma que os candidatos que irão refazer a prova serão comunicados por e-mail e telefone até esta sexta-feira, 10. Eles irão receber um novo cartão de inscrição pelos Correios, com o local onde será realizado o novo exame.Os alunos devem comparecer ao local da prova com uma hora de antecedência, com um documento de identidade com foto, o novo cartão de inscrição e uma caneta esferográfica preta. A prova do Enem é distribuída em quatro cores para os alunos - a ordem das 180 questões muda de acordo com a cor do modelo de prova, para dificultar fraudes e colas. r7
Clique AQUI e veja o local da sua prova!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Diretora atuante nos preparativos para o encerramento do ano letivo

A diretora da Escola Municipal Luís Alberto Dourado de Carvalho, carinhosamente está confeccionando as lembrancinhas para todos os alunos do Ensino Fundamental I (mais de 500 crianças).
Natal é um período de doação, e a atitude de Tereza Arizi demonstra sua dedicação e carinho pelas crianças tão carentes de atenção.
A clientela do colégio por ela dirigido certamente terá uma linda festa de encerramento e levará para casa não apenas a lembrancinha, mas a certeza de que são queridos no lugar onde estudam .

Diretora Tereza Arizi confeccionando as lembrancinhas

DESTAQUES DO MOMENTO:

Este blog parabeniza Luís Carlos Santos Silva e Maicon Kevin Sá Santos, alunos do 2º e 3º anos da Escola Municipal Profª Beatriz Guerreiro M. de Freitas, que participaram da Corrida Mirim 2010 e tiveram ótimo desempenho.


A corrida aconteceu na manhã do dia 5 de dezembro no Estádio Municipal josé Rocha, sendo promovida pela prefeitura de Jacobina e algumas de suas secretarias.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

COLÉGIO LUÍS ALBERTO RECEBE PALESTRAS DO CONSELHO TUTELAR

Contemplando o Projeto de Combate à Violência e Promoção de Valores, o Conselho Tutelar de Jacobina foi convidado a comparecer por duas vezes no Colégio Municipal Luís Alberto Dourado de Carvalho. Na primeira oportunidade, deram uma palestra aos alunos do 4º e 5º ano, respectivamente alunos das professoras Josenilda, Carla e Luana.Na segunda oportunidade a palestra foi destinada aos pais de alunos das mesmas turmas.











Qual a função do Conselho Tutelar?

Embora nas escolas muito se falem sobre o Conselho Tutelar, muita gente desconhece a verdadeira função .
O Conselho Tutelar é um órgão responsável em fiscalizar o cumprimento dos direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (o ECA).
O Conselho Tutelar é constituído por Conselheiros que são devidamente escolhidos pela comunidade local e assim cumprem um mandato de três anos. Esses são os responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes e dar encaminhamento adequados para a solução de problemas relacionados aos mesmos.
Existem outras pessoas que fazem parte desse órgão para auxiliar tais processos em conjunto com os Conselheiros. Os casos que podem e devem ser encaminhados para o Conselho Tutelar são aqueles de discriminação, exploração, negligência, opressão, violência e crueldade que apresentem como vítimas as crianças ou adolescentes. Assim que recebem uma denúncia de violação de qualquer direito de uma criança ou adolescentes.
Caso os pedidos não sejam atendidos, o Conselho Tutelar tem como papel também encaminhar o caso ao Ministério Público, para que assim sejam tomadas todas as providências jurídicas necessárias.

VESTIBULAR DA UNEB SERÁ NESTE DOMINGO

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realizará seu vestibular neste domingo (5) e segunda-feira (6), em 25 cidades do estado, inclusive a capital, para modalidades de cursos presenciais e à distancia (EaD). No primeiro dia de avaliações, os candidatos farão provas de redação, língua portuguesa, língua estrangeira e ciências humanas (história, atualidades e geografia). A duração do exame é de quatro horas e meia. Já no segundo e último dia, os testes terão quatro horas para serem concluídos, e os estudantes responderão a questões de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Os portões serão abertos às 7h20 e fechados, impreterivelmente, às 7h50.

BAHIA É O ESTADO QUE MENOS INVESTE EM ALUNO

A Bahia é o estado com o menor investimento público por aluno da educação básica ao ano, apontou o relatório do movimento Todos pela Educação. Divulgado nesta quarta-feira, 1º, o estudo mostra que o gasto na Bahia chega a R$ 1.766,94. Paraíba e Amazonas aparecem em seguida, com R$ 1.802,39 e R$ 1.868,07, respectivamente. Na outra ponta, o Distrito Federal, com gasta R$ 4.834,43, é a unidade da Federação com o maior investimento, seguido por Roraima, com R$ 4.365,37. A entidade criou cinco metas de acesso e qualidade da educação no Brasil e acompanha os resultados periodicamente. A meta cinco refere-se justamente ao investimento público na educação básica. De acordo com a análise, o gasto educacional por aluno não tem relação com a região do país ou com a renda média da população do estado. Os recursos públicos investidos em cada estudante cresceram nos últimos anos, mas ainda variam muito de acordo com a unidade da federação. BahiaNotícias

2º ANO DA ESCOLA BEATRIZ APRESENTANDO SOBRE O ECA

Os alunos do 2º ano (1ª série) da Escola Municipal Profª Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas, alunos da pró Eunilde Lima, apresentaramm os Direitos da Criança e do Adolescente para as demais turmas da escola. Tal atividade foi a culminância dos estudos acerca do estatuto.


A turminha está de parabéns pelo desempenho e a pró pela iniciativa!


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A propaganda é mesmo a alma do negócio!

Está servido(a)? rsrs
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" Ó paí ó" ! kkkk

OAB vai pedir ao MEC anulação do Enem 2010 por causa de vazamento de texto de apoio da redação

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai encaminhar nesta quarta-feira (1º) ao ministro da Educação, Fernando Haddad, um requerimento solicitando a anulação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010. O pedido é motivado pelo vazamento, comprovado pela Polícia Federal, de um dos textos de apoio da redação antes da realização da prova.
Na terça (30), o presidente da Ordem, Ophir Cavalcante, se encontrou com o procurador Oscar Costa Filho, que já havia conseguido a suspensão do exame em uma decisão derrubada dias depois. O procurador entregou a Ophir o relatório da Polícia Federal sobre o vazamento. O MEC (Ministério da Educação) já disse que não vai cancelar a prova.
No dia 23, a PF anunciou o indiciamento de duas pessoas –entre elas, uma aplicadora do Enem– por terem tido acesso irregular às provas. Eles passaram a informação a um candidato, filho do casal, que consultou professores sobre o tema. Uol

PENSE E RESPONDA:

Está correto o emprego da palavra 'mesma' na frase, pronunciada por uma mulher: "Isto é comigo mesma"?

A palavra "mesma" na frase "Isto é comigo mesma" é um adjetivo. Se foi pronunciada por uma mulher, a forma feminina está correta, pois o adjetivo deve concordar em gênero e número com quem fala:
Isto é comigo mesmo (dita por um homem).
Isto é com nós mesmos /com nós mesmas.

1º de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a Aids



AIDS
Deficiência imunológica adquirida por via sexual (quando um dos parceiros está infectado), transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas para o uso de drogas injetáveis. A doença também pode ser transmitida da mãe infectada para o bebê. Aids é uma sigla do inglês acquired immunodeficiency syndrome (em português, síndrome da imunodeficiência adquirida). Em Portugal e outros países de língua latina, como França e Espanha, é chamada sida. Klick Educação