terça-feira, 30 de novembro de 2010

Matrículas na rede estadual de ensino começam nesta quarta-feira

Os pais de estudantes baianos devem ficar atentos. A Secretaria da Educação da Bahia inicia nesta quarta-feira (1º) a matrícula para o ano letivo de 2011. O mês de dezembro é destinado exclusivamente para renovação dos alunos que já estudam na rede estadual. O calendário prossegue até o mês de janeiro, quando começa a matrícula para alunos egressos das redes municipais e privada, além das movimentações e transferências da própria rede estadual.Para renovação da matrícula, de 1º a 30 de dezembro, o estudante ou o seu responsável deve se dirigir à escola para a efetivação. A garantia da renovação acontece para os alunos que mantiveram frequência regular no ano letivo de 2010.
São necessários para efetivação da matrícula a original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, a original e cópia da certidão de registro civil ou RG, do comprovante de residência, carteira do SalvadorCard para escolas de Salvador e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido ainda original e cópia do CPF. Tribuna da Bahia

Escolas do Complexo do Alemão vão adotar plano para evitar prejuízos ao aprendizado de alunos

A Secretaria de Educação da capital fluminense vai implementar, nos meses de dezembro e janeiro, o Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas Municipais (Proinap) nas unidades de ensino do Complexo do Alemão. O objetivo é adotar um plano psicopedagógico para evitar que traumas decorrentes dos ataques de traficantes na região prejudiquem o aprendizado das crianças.
“Ao longo desses meses vai ser feito um trabalho com as crianças e suas famílias para que elas possam ter serenidade, calma e paz para aprender. Não dá para fingir que nada aconteceu. Além disso, vamos exibir desenhos e redações das crianças, que vão usar essa situação para o aprendizado do que é história”, destacou a secretária municipal de Educação, Claudia Costin.
Ela visitou na manhã de hoje (30) uma escola no Alemão para anunciar as medidas a serem tomadas no retorno às aulas. Hoje as 31 creches e escolas na região funcionaram normalmente, após a paralisação iniciada na tarde da última quinta-feira (25).
A secretária afirmou ainda que os três dias de aula perdidos serão repostos. Para ela, a ação da polícia e das Forças Armadas contra o tráfico na região também deve ser abordada nas escolas. “Não basta retomar o território, é importante retomar a mente e o espírito dessas crianças. Elas têm o direito de sonhar com outro futuro”, disse. “A melhor estratégia não é fingir que nada aconteceu, é transformar essa vivência numa oportunidade pedagógica”, reforçou.
Moradora da Fazendinha, no Complexo do Alemão, Verônica Moraes trabalha com limpeza e tem dois filhos, um garoto de 11 anos e uma menina de 4 anos. Ela disse que não trabalhou nos últimos dias e que as crianças estão com medo. Verônica contou que, durante a ocupação, só deixou os filhos assistirem a desenhos animados na televisão, para eles não ficarem mais ansiosos.
“Eles ficaram muito nervosos, com medo, ficavam perguntando se a polícia não ia embora, se bandido ia entrar na nossa casa, se iam para escola”, lembrou Verônica. Para a moradora, será difícil retomar a rotina.
“Estão pedindo para a gente retomar a vida, é um pouco difícil, mas a gente vai tentar. De ontem para hoje a energia voltou, a água eu não sei ainda, e fica bastante complicado para a gente que tem filho passar por essa situação. Moramos aqui por questões financeiras, todo mundo quer sair daqui para morar num lugar melhor, mas cadê as condições?”, disse Verônica. Uol

sábado, 27 de novembro de 2010

PROFESSORES DA ESCOLA LUÍS ALBERTO RECEBEM OFICINA

Na tarde do dia 24 de novembro, os professores do Ensino Fundamental I, do Colégio Luís Alberto Dourado de Carvalho , receberam a psicopedagoga Geise S. Oliveira para gerar reflexões acerca do tema"Motivação e Aprendizagem", o qual faz parte de seu Projeto de Intervenção apoiado pela Secretaria de Educação e prefeitura deste município.
A oficina promoveu debates relacionados aos motivos pelos quais um aluno não aprende, compreendendo como principais causas:

* Falta de conhecimento prévio;
* Desatenção crônica;
* Dificuldade de pensar, refletir sem estratégias;
* Falta de apoios (andaimes) quando precisou;
* Desmotivação.

Foi feito também o estudo de casos e firmada a parceria entre a psicopedagoga e a escola citada.


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

QUE "BELEZA" DE AMBIGUIDADE !!!

Quem se habilita?
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Ideal para quem tem o "terceiro olho" !

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

RESULTADOS DO IDEB APONTAM NOVOS DESAFIOS

Por Carla Cinara Luz

É necessário que cada escola utilize os dados de seu desempenho no Ideb como diagnóstico que servirá de base para o planejamento de novas ações, com o intúito de melhorar a aprendizagem e promover avanços, vez que o Ideb aponta as deficiências educacionais , facilitando o direcionamento de novas propostas.
É preciso considerar que a escola não pode "tudo", mas tem o dever de fazer tudo quanto estiver ao seu alcance, afinal, os bons resultados aparecem quando entendidos pelo(a) gestor(a), coordenador(a) e professores(as), e estes desenvolvem projetos pedagógicos a partir disso.
Afinal, como fazer deste indicador nacional um recurso para o desenvolvimento destas ações? As instituições de ensino com as melhores classificações no Ideb, orgulhosamente citam em meios acessíveis ,ítens que se fazem merecedores de atenção. São eles:


- Acompanhamento dos professores através de avaliações das redes às quais estão inseridos
(é preciso ter bons professores na formação de bons alunos como se almeja)
- Formação continuada para professores
(é necessário mantê-los atualizados de acordo com as suas novas demandas)
- Incentivo á continuidade dos bons profissionais na escola
(garantindo uma estabilidade que promove a adaptação destes às propostas da realidade da escola, permitindo inclusive planejamentos a longo prazo)
- Atendimento especializado aos alunos com auxílio de outros profissionais e órgãos
(parceria com psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, acompanhamento de saúde, assistência social, Conselho Tutelar, etc)
- Envolvimento de pais e professores nas ações da rede
(escola viva e aberta)
- Gestão democrática participativa, zelando pela ação coletiva e primando a efetivação dos ítens anteriores, contando com o aporte da coordenação pedagógica, corpo docente e discente, comunidade escolar e Secretaria de Educação.

PROBLEMAS DO ENEM 2010

O Enem 2010 foi marcado por uma série de erros na prova: os cabeçalhos das folhas de respostas estavam trocados e havia cadernos amarelos com questões repetidas ou faltantes. Para solucionar o primeiro caso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) abriu a possibilidade de o estudante solicitar a correção invertida do gabarito, caso fosse necessário. O prazo se encerrou no dia 19 de novembro.
Com os problemas, veio a batalha judicial entre o MEC e o MPF (Ministério Público Federal) no Ceará. A Justiça chegou a suspender o Enem 2010. No dia 8 de novembro, a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, acatou argumento do MPF e determinou a imediata suspensão do Enem 2010 em todo o Brasil. Houve o entendimento que o erro de impressão das provas levou prejuízo aos candidatos.
Mesmo com essa decisão, o procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, pediu a anulação do Enem. "A prova tem que ser nula, independentemente de qualquer coisa", afirmou o procurador, que defende uma apuração criteriosa das responsabilidades pelas falhas.
A DPU (Defensoria Pública da União) do Ceará se juntou ao MPF (Ministério Público Federal) do Estado no pedido de anulação do Enem.
No dia 11 de novembro, a AGU protocolou o recurso contra a suspensão do Enem. Na sexta-feira (12), o TRF da 5ª Região cassou a liminar que suspendia o Enem.
Na quarta-feira (17), houve nova decisão da Justiça Federal no Ceará autorizando nova prova do Enem a todos que se sentissem prejudicados. A liminar foi derrubada no dia seguinte pelo TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife).
A Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro anunciou que vai ajuizar uma ação civil pública para pedir indenização de um salário mínimo para cada um dos estudantes que foram prejudicados com as falhas no Enem. A intenção do defensor público federal no Rio de Janeiro, André Ordacgy, é protocolar o pedido na semana que vem. UOL Educação

PF INDICIA DUAS PESSOAS PELO VAZAMENTO DE PARTE DO ENEM EM JUAZEIRO

A PF (Polícia Federal) da Bahia indiciou duas pessoas por violação de sigilo de um dos textos de apoio do tema de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Juazeiro na terça-feira (23). A pena para o crime pode chegar a seis anos de reclusão.
Segundo nota da PF, uma professora municipal da cidade de Remanso-BA, aplicadora da prova no Colégio Ruy Barbosa, na mesma cidade, teve acesso ao título de um texto motivador da redação durante abertura do caderno de provas ampliado cerca de duas horas antes do início das provas para candidatos deficientes visuais.
Em depoimento de confissão, a professora afirmou que depois de folhear rapidamente o caderno, ela ligou do telefone da escola para a casa de sua sogra e falou com o marido repassando-lhe o tema que havia visto: “O Trabalho e Escravidão”. No entanto, este era um título de um texto motivador da redação, já que o tema efetivo da prova era “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”.
Após receber a informação, o marido da aplicadora pesquisou sobre o tema informado na internet e ligou para o filho, em Petrolina-PE, contando sobre o vazamento, mas sem especificar a fonte da informação. O estudante, por sua vez, seguiu consultando seus professores de redação a respeito de como escrever sobre “Trabalho e Escravidão.
A história foi denunciada por um professor de um curso preparatório de Petrolina (PE), cidade vizinha a Juazeiro, a uma emissora de TV da região. Segundo ele, um grupo de estudantes o procurou horas antes do início das provas contando que sabiam qual era o tema da redação.
O tema da redação já havia sido alvo de polêmica quando um repórter do Sistema Jornal do Commercio de comunicação conseguiu transmiitir o tema da dissertação por meio de um torpedo para a redação. Na ocasião, o MEC se pronunciou dizendo que a atitude não caracterizava vazamento da proposta uma vez que não houve recebimento de informações pelo celular. UOL

terça-feira, 23 de novembro de 2010

NOVO ENEM SERÁ EM 15 DE DEZEMBRO, DIZ INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou em nota oficial nesta terça-feira (23) que o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado no próximo dia 15 de dezembro. Serão reaplicadas apenas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para os 2.817 estudantes que foram prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro. O Inep informa que os alunos serão comunicados através de e-mail, mensagem SMS e telefone, e receberão um novo cartão de confirmação da inscrição com o local onde devem se apresentar. BahiaNotícias

PLATAFORMA FREIRE INSCREVE ATÉ O DIA 30


Está aberto até o próximo dia 30 o período de pré-inscrições na Plataforma Freire, para formação inicial de professores que atuam na educação básica pública de todo o país. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.
Para o primeiro semestre de 2011, serão oferecidas 40 mil vagas em cursos de licenciatura presenciais e 7 mil em cursos a distância, em instituições públicas (federais e estaduais) e comunitárias sem fins lucrativos.Será permitida apenas uma pré-inscrição em curso de formação inicial e o professor deverá estar cadastrado no Educacenso 2009 e na Plataforma Freire. De 1º de dezembro de 2010 até 7 de janeiro de 2011, as secretarias estaduais e municipais de educação validarão as pré-inscrições. Em seguida, enviarão as listas dos professores escolhidos às instituições de educação superior de cada estado. Até setembro deste ano, 46 mil professores se matricularam pelo sistema, contando a oferta dos três últimos semestres. O total de recursos de custeio repassados às instituições de educação superior participantes do sistema, em 2009 e até outubro de 2010, foi de R$ 37 milhões.
(Com informações do MEC)

sábado, 20 de novembro de 2010

Colégio Luís Alberto comemora Dia da Consciência Negra

Estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, o dia 20 de novembro foi a data escolhida para comemoração ao Dia da Consciência Negra.Foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
Neste intúito, o Colégio Luís Alberto Dourado de Carvalho promoveu estudos concernentes ao tema , culminando num evento ocorrido no dia 19 de novembro, onde misturou ritmos, danças, desfiles, histórias e tradições de descendência africana.





Escola Beatriz homenageia a Bandeira Nacional

No dia 19 de novembro, alunos , professores e direção da Escola Municipal Profª Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas foram ao pátio executar o Hino à Bandeira, homenageando tal símbolo nacional. Faz parte dos componentes curriculares da escola estimular o civismo e mantê-lo vivo no cotidiano.

HINO À BANDEIRA(Letra de Olavo Bilac - Música de Francisco Braga)

Salve, lindo pendão da esperança,Salve, símbolo augusto da paz!Tua nobre presença à lembrançaA grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerraEm nosso peito juvenil,Querido símbolo da terra,Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratasEste céu de puríssimo azul,A verdura sem par destas matas,E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerraEm nosso peito juvenil,Querido símbolo da terra,Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,Compreendemos o nosso dever;E o Brasil, por seus filhos amado,Poderoso e feliz há de ser.
Recebe o afeto que se encerraEm nosso peito juvenil,Querido símbolo da terra,Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,Nos momentos de festa ou de dor,Paira sempre, sagrada bandeira,Pavilhão da Justiça e do Amor!
Recebe o afeto que se encerraEm nosso peito juvenil,Querido símbolo da terra,Da amada terra do Brasil!

Nova prova do Enem será na primeira quinzena de dezembro

O Ministério da Educação (MEC) informou na tarde desta sexta-feira, 19, que a nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes que têm direito a fazê-la será realizada na primeira quinzena de dezembro e a data exata será marcada na próxima quarta-feira (24). Até lá, o Inep e o consórcio Cespe/Cesgranrio, encarregado da aplicação das provas, terão concluído a análise de todas as atas com registro de reclamações de alunos em 16.626 locais em todo o País.
Para garantir que o trabalho seja concluído a tempo, as três instituições farão plantão durante todo o fim de semana. O MEC não divulgou quantas atas foram analisadas até agora e calcula que o total de alunos com direito de realizar o novo exame não chegue a 2 mil, o que significa menos de 0,01% dos 3,3 milhões de alunos que fizeram o exame em 6 de novembro passado.
O ministério informou ainda que o calendário do Enem de 2010 segue rigorosamente dentro dos prazos, com a previsão da divulgação dos resultados para a primeira quinzena de janeiro de 2011. O início do processo de seleção unificada está confirmado para segunda quinzena de janeiro de 2011. Para o MEC, a pendência jurídica causada pela decisão da Justiça Federal do Ceará - já cassada - está definitivamente resolvida.
O único problema agora decorre de eventuais causas individuais de estudantes que se sintam prejudicados. As informações foram divulgadas depois de reunião de ajustes entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, em teleconferência com o consórcio Cespe/Cesgranrio. Nesta sexta-feira (19) à meia-noite termina o prazo para que os alunos requeiram correção das provas que tiveram o cabeçalho do cartão de resposta trocado. Agência Estado

Matrícula no Ensino Fundamental só com 6 anos

De acordo com nova resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), que já entra em vigor para 2011, para ingressar no ensino fundamental, o aluno deve ter 6 anos, ou completá-los até 31 de março do ano da matrícula. As crianças que completarem 6 anos após essa data terão de ser matriculadas na educação infantil. A medida, válida para as escolas públicas e privadas, parte do entendimento de especialistas, que afirmam que a precocidade de crianças nos estudos não é tão importante assim para a estruturação pedagógica nem psíquica delas. No entanto, a resolução abre uma exceção, temporária, para dar tempo e convencer os pais da importância dessas novas regras: a criança, mesmo com 5 anos, que tiver estudado dois anos da educação infantil poderá entrar o 1º ano do ensino fundamental sem ter completado 6 anos. BrasilC

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Justiça suspende liminar que garantia Enem a quem se sentisse prejudicado

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, suspendeu, no início da noite desta quinta-feira, 18, a decisão da juíza federal da 7ª Vara do Ceará que assegurava a realização de uma nova prova a todos os estudantes que se sentiram prejudicados pelos erros de impressão do caderno amarelo ou pela inversão dos cabeçalhos nos cartões-resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O magistrado atendeu ao pedido formulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem, na Suspensão de Antecipação de Tutela nº 4210-CE. Na decisão, o presidente do TRF5 ressaltou a iminência do dano à ordem pública na possibilidade de submissão a um novo exame, sem o controle objetivo por parte da administração federal do efetivo prejuízo sofrido pelos candidatos, à mercê, portanto, da vontade deles.
Faria ponderou, ainda, que a alteração do cronograma fixado pelo Ministério da Educação implica atraso na conclusão do Enem 2010, circunstância bastante relevante, considerando que diversas instituições de ensino superior usarão as notas das provas na seleção de novos alunos.
Por fim, o desembargador ressaltou ser 'inadmissível que paixões a teses jurídicas venham aflorar e contaminar o Judiciário, a ponto de se pretender a reforma da decisão anteriormente proferida por quem não possui competência para tanto, trazendo insegurança jurídica para milhões de jovens atônitos (e suas famílias), à espera da definição das respectivas situações escolares'. O Estadão

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Justiça ordena realização de um novo Enem

A Justiça Federal no Ceará concedeu nesta quarta-feira, 17, uma liminar que garante o direito de refazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os 3,3 milhões de participantes. Inicialmente, o Ministério da Educação (MEC) pretendia reaplicar o Enem apenas para um grupo restrito de alunos que receberam cadernos de prova amarelos que não continham todas as 90 questões por um erro de montagem.
A decisão da juíza Karla Maia, no entanto, concede o direito de refazer a prova a todos os estudantes que se sentiram prejudicados pela troca dos cabeçalhos das provas na folha de respostas. As questões de 1 a 45 eram de ciências da natureza e as de 46 a 90, de ciências humanas, mas estavam identificadas de forma invertida no exame. O erro ocorreu em todos os cartões distribuídos aos 3,3 milhões de participantes.
“Cada estudantes prejudicado por essas falhas, seja a inversão da ordem do cabeçalho do cartão-resposta, seja o erro de impressão no caderno de prova de cor amarela, merece ter assegurado o direito subjetivo de se submeter a uma segunda prova”, defendeu a juíza.
A Justiça recomenda que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilize no site do Enem um espaço para que os alunos que queiram participar da segunda prova façam o requerimento. Essa área, segundo a juíza, deve ficar aberta até 26 de novembro.
O MEC e o Inep informaram que ainda não foram notificados da decisão. A data para a realização de uma nova prova ainda não foi marcada. TRIBUNA DA BAHIA

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Regras novas de matrículas em escolas deixam pais confusos

As regras novas de matrículas nos ensinos infantil e fundamental estão deixando muitos pais e escolas com dúvidas. O principal motivo é a idade mínima pra entrar na escola.A mudança veio depois do aumento do ensino fundamental, que passou a ter nove anos de duração. Isso modificou a faixa etária para ingresso na primeira série mudou.Pra ser matriculada, a criança deve completar seis anos até 31 de março. Sofia, que faz aniversário em abril, teria que continuar na pré-escola. Preocupação para a mãe.“Por que, afinal de contas, uma criança de cinco anos não vai entender por que alguns colegas estão indo pro primeiro ano do ensino fundamental e ela não”, questiona Denise Lott, mãe da Sofia.Agora, o Conselho Nacional de Educação criou uma exceção para o ano que vem: alunos que tenham frequentado pelo menos dois anos de pré-escola podem ir para a primeira série, independentemente da data de aniversário.Segundo o Ministério da Educação, a nova faixa etária para ingresso no ensino fundamental é uma sugestão, não precisa ser adotada obrigatoriamente. As escolas têm autonomia para seguir ou não essa mudança nas matrículas para o próximo ano.A resolução também vale para os alunos do maternal que vão para a pré-escola. Um colégio, em Belo Horizonte, ainda não decidiu se vai seguir a nova regra ou se vai usar outro critério como o desenvolvimento pedagógico e a maturidade da criança.“São as questões que a escola ainda está em dúvida esperando um pronunciamento do conselho estadual pra poder tomar uma decisão definitiva”, declarou Carlos Cotta, diretor da escola.Se a escola adotar a resolução, Letícia e metade da turma terão que continuar no maternal. A mãe dela, Isabela Pimentel, diz que se isso acontecer poderá recorrer à Justiça.“Se ela tem condições de prosseguir, se ela é bem avaliada, se ela acompanha bem a turma, eu vou tentar buscar os direitos dela”.O especialista em educação Jamil Cury, professor de pós-graduação em Educação da PUC-MG, explica que a antecipação da faixa etária garante a preparação da criança para o novo ensino fundamental. Não é bom que ela entre muito nova nesse ciclo escolar.“Se você estimula precocemente a instrução, o ensino, você poda um momento importante do ciclo da existência da criança. A criança não é um adulto em miniatura. A criança é uma criança”.
As informações são da TV Globo.

domingo, 14 de novembro de 2010

14 de novembro foi o último dia de inscrição no concurso público para professor

Terminou dia 14, o prazo para as inscrições do concurso público para professor da rede estadual da Bahia. Os interessados em concorrer a uma das 3.200 vagas deveriam entrar no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para conferir todos os detalhes. A carga horária é de 20 horas semanais e a remuneração inicial é de R$ 858,32, com perspectivas de progressão ao longo da carreira.Para estar apto a se inscrever, o candidato precisa ter o curso de licenciatura na disciplina e seu curso deve ter o certificado de instituições credenciadas pelo MEC. O concurso oferece vagas na capital e em todos os municípios baianos para todas as disciplinas (Educação Física, Artes, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química e Física).As inscrições são feitas no site do Cespe/Universidade de Brasília, até as 23h59 do dia 14 (observando o horário oficial de Brasília/DF). Para participar, é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina à qual está concorrendo. BrasilC

MEC lança portal para estudantes que tiveram problemas com o Enem

O Ministério da Educação (MEC) já disponibilizou um portal, no site do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual os estudantes prejudicados pelos erros na prova podem se manifestar. As reclamações serão analisadas e darão ao ministério a dimensão do número de candidatos que precisará refazer o exame.
Só devem preencher o requerimento estudantes que não marcaram o cartão-resposta de acordo com a ordem numérica do caderno de provas.
O sistema foi ao ar na última sexta-feira graças à decisão do presidente do Tribunal Federal Regional da 5ª Região (TRF-5) que cassou a liminar que suspendia o Enem e autorizou o prosseguimento das ações relacionadas ao exame. O ministério também divulgou nesta sexta os gabaritos das provas.
No sábado, 6, cerca de 200 pessoas, segundo levantamento do MEC, receberam cadernos de prova amarelos com erro de montagem. No mesmo dia, o cartão-resposta teve os cabeçalhos das provas Ciências da Natureza e Ciências Humanas invertidos.
Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o MEC irá identificar de forma "minuciosa" os estudantes prejudicados que se submeterão à nova prova, ainda sem data para acontecer. "Vamos ter de fazer leitura eletrônica de todas as atas de 113 mil locais, um trabalho difícil, minucioso, que já se iniciou, para podermos identificá-los e reaplicar (a prova)." Segundo Haddad, somente depois deste levantamento se terá o número exato de estudantes nesta situação. Ele disse que os alunos serão avisados.
Os estudantes também podem entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161.
TRIBUNA DA BAHIA/NOTÍCIAS

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Educação é tudo!

MEC sobre relatório da ONU: escolaridade cresceu 21% em oito anos

Governo diz que novo critério em educação do Índice de Desenvolvimento Humano reflete pouco avanços educacionais recente.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota em que comenta os novos critérios adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para composição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O órgão do governo reforça que a baixa escolaridade no Brasil, destacada no relatório de 20 anos de aniversário do índice, é uma média entre toda a população acima de 25 anos e, portanto, sofreu poucas mudanças com as políticas educacionais recentes.


*Baixa escolaridade no Brasil é destacada em relatório da ONU
*Este ano, o Brasil ficou na 73ª posição em ranking com 169 países

A nota do MEC destaca ainda que a escolaridade atual, de 7,2 anos de estudo, embora ainda muito baixa, cresceu 21,1% desde 2001, quando era de 5,9 anos. Para o governo, os novos indicadores educacionais propostos — além da escolaridade, leva-se em conta os anos de estudo esperados para as crianças que iniciam a vida escolar agora — “precisam ser mais bem esclarecidos para que se possa cumprir os objetivos de simplicidade, transparência e popularidade”.
O IDH completou 20 anos e mudou alguns critérios de sua composição principalmente em educação. Na antiga metodologia, eram utilizadas as variáveis “alfabetização”, considerando o total da população que sabia ler e escrever, e “matrícula combinada”, que verificava quantas das pessoas em idade de estudar estavam na escola. Os critérios, adotados quando o ranking começou nos anos 80, eram criticados porque, com o avanço na universalização do ensino, todos os países ricos e muitos dos emergentes, incluindo o Brasil, tinham boas médias nos dois quesitos.
A composição geral ainda é feita baseada em saúde, educação e renda. Na média feita com todos os critérios, oBrasil está em 73º entre 169 países, três posições acima do ranking anterior. IG

Justiça determina suspensão do Enem 2010 em todo o país

A juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, acatou argumento do MPF (Ministério Público Federal) e determinou a imediata suspensão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 em todo o Brasil. A Justiça entendeu que o erro de impressão das provas levou prejuízo aos candidatos.Segundo a decisão, a disponibilização do requerimento aos prejudicados pelos erros no caderno amarelo e a intenção de realizar novas provas não resolvem o problema; e novas provas poriam em desigualdade os candidatos remanescentes.Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, a decisão "vem trazer segurança e estabilidade a todos que enfrentam essa comoção nacional". A decisão tem efeito em todo o Brasil e o MEC (Ministério da Educação) pode recorrer da decisão.
MEC: "TRI assegura igualdade"Em resposta à decisão da Justiça Federal de determinar o cancelamento do Enem 2010, o MEC informa que a "igualdade de condições dos concorrentes está assegurada pela utilização da TRI-Teoria de Resposta ao Item". A juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, publicou a determinação nesta segunda-feira (8).O ministério espera que a juíza reconsidere a decisão do cancelamento. Caso isso não ocorra, irá recorrer do cancelamento. O MEC argumenta que a TRI "permite a comparabilidade no tempo" e cita como exemplo provas aplicadas em momentos distintos em 2009: uma ocorreu em virtude das inundações ocorridas no Espírito Santo; outra, foi aplicada em presídios. "Com a TRI, o conjunto de modelos matemáticos usados no Enem permite que os exames tenham o mesmo grau de dificuldade. (...)A aplicação da teoria da resposta ao item é frequente nas avaliações em testes de múltipla escolha aplicados em diversos países. No Brasil, a TRI é usada desde 1995 nas provas do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que mede o desempenho de estudantes do ensino fundamental e médio. Em 2009, foi usada pelo Enem com o objetivo de garantir a comparação das notas do exame daquele ano com os seguintes", diz a nota do MEC. Uol