quinta-feira, 28 de outubro de 2010

28 DE OUTUBRO: DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Frase do dia:

"Primeiro aprenda a ser um artesão. Isso não impedirá você de ser um gênio"

(Eugene Delacroix)

Luiz Inácio Lula da Silva: líder político e sindical brasileiro

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu no dia 6 de outubro de 1945, mas, como só foi registrado no dia 27 daquele ano, passou a comemorar esta como a data de seu aniversário.


Luiz Inácio Lula da Silva é uma das mais expressivas figuras políticas da História do Brasil. Numa trajetória ímpar, de torneiro mecânico, que possui apenas o primário e líder sindical, chegou à Presidência da República, eleito em 2002. Foi líder das primeiras movimentações operárias no ABC paulista – o mais importante centro industrial brasileiro, após o golpe militar de 1964 –, bem como das grandes concentrações na Vila Euclides, em São Bernardo do Campo. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, fundou o Partido dos Trabalhadores (PT) e, depois de 29 anos sem eleições diretas no Brasil, concorreu pela primeira vez à Presidência da República. Embora derrotado por três vezes nas eleições presidenciais, Lula foi um grande líder de oposição e um símbolo de convergência de forças trabalhistas.Nascido no Nordeste, em uma família de lavradores, fugiu da seca ao mudar-se com a mãe e sete irmãos para o Guarujá (seu pai já trabalhava na estiva do Porto de Santos, carregando sacas de café), em São Paulo. Tinha então 7 anos e trabalhou como vendedor ambulante de amendoim, tapioca e laranja. Em 1956, a família foi para São Paulo, onde trabalhou como engraxate e office-boy. Aos 14 anos, ingressou em uma metalúrgica e fez um curso de torneiro mecânico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em 1975, foi eleito presidente do sindicato, com 92% dos votos. Reeleito três anos mais tarde, liderou pela primeira vez uma greve de operários do ABC. Em 1980, fundou, com outros sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais – lideranças rurais e religiosas – o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual foi presidente por duas vezes consecutivas, passando a presidente de honra em 1995. No ano seguinte, com a intervenção no sindicato devido às greves, Lula foi afastado da presidência, teve seu mandato sindical cassado, passando 41 dias preso. Em 1983, participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e, três anos depois, foi o candidato à Câmara dos Deputados mais votado do país. Candidato à Presidência da República em 1989, foi derrotado por Fernando Collor de Mello. Candidato novamente em 1994 e em 1998, foi derrotado em ambas por Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, Lula elege-se presidente no segundo turno das eleições, que concorre contra José Serra, ex-ministro da Saúde e candidato do governo.Apesar dos escândalos do Mensalão que afetaram o seu primeiro governo, foi reeleito em 2006, com 61% dos votos válidos, derrotando assim o candidato tucano Geraldo Alckmin. Klick Educação

Mesas e carteiras da rede pública serão mais ergonômicas em 2011

Em 2011, os estudantes e os professores da rede pública de ensino ganharão móveis mais ergonômicos. A decisão foi tomada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) após a realização de audiência pública sobre o tema na cidade de São Paulo. Representantes da autarquia e das indústrias de móveis debateram melhorias que podem ser feitas em mesas e cadeiras fornecidas às escolas públicas.
As propostas são eliminar vãos nos assentos e criar novas medidas para o encosto das cadeiras, além da substituição dos pregos que hoje fixam o tampo das mesas (para evitar acidentes). As alterações já serão especificadas nos pregões eletrônicos que serão feitos no ano que vem para adquirir novo mobiliário.
As novas especificações do mobiliário escolar fazem parte de acordo entre o FNDE e a Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), de São Paulo, que forneceu projeto de móveis escolares criado com base na regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Integram os móveis: o conjunto do aluno (carteira e cadeira), conjunto do professor (mesa e cadeira) e mesa acessível a alunos cadeirantes. Último Segundo
* Com informações da assessoria do Ministério da Educação

Uneb reabre inscrições para o vestibular 2011; novo prazo vai até 4 de novembro

A Uneb (Universidade do Estado da Bahia) reabriu, nesta quarta-feira (27), o período para inscrições no processo seletivo 2011. Segundo a assessoria da instituição, a decisão foi tomada após verificar que mais de 20 mil interessados preencheram a ficha de inscrição e não efetuaram o pagamento da taxa.
O novo prazo vai até o dia 4 de novembro. O pagamento da taxa, no valor de R$ 85, poderá ser efetuado até o dia 5 do mesmo mês. As inscrições devem ser realizadas pela internet.
No total, são oferecidas 4.301 vagas distribuídas em 134 opções de cursos presenciais, nos 24 campi da universidade. Destas, 5% são destinadas para cotas indígenas e 40% para cotas raciais.
Outras 400 vagas são disponibilizadas para o curso de administração pública na modalidade de ensino a distância, com polos presenciais em oito municípios.
Os exames acontecem em 5 e 6 de dezembro, no período da manhã. Em 19 de dezembro haverá prova de habilidades específicas para o curso de desenho industrial.
O resultado final do processo seletivo será divulgado até 20 de janeiro de 2011. Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato ou pelo site da instituição. Uol

Solidariedade: um simples gesto muda tudo!

ASSISTA E REFLEITA!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Enem veta relógio e lápis criando polêmica

Esqueça o lápis grafite que seria usado para escrever o rascunho da redação ou fazer os cálculos das questões de ciências exatas. Também deixe em casa o relógio que o ajudaria a controlar o tempo das provas. No próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado daqui a exatos 17 dias, em 6 e 7 de novembro, esses dois objetos estão proibidos, segundo edital que normatiza a avaliação.
Segundo o edital do Enem 2010, estão proibidos também borracha, apontador, lapiseira, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador e mp3.


SEGURANÇA - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem, ressalta que há modelos de relógios que transmitem e recebem dados. Por isso, a proibição é uma medida de segurança, pois não há como checar o relógio de todos os 4,6 milhões de inscritos no Enem. Em relação à proibição do lápis, é uma questão de uniformidade, para que todos os candidatos tenham as mesmas condições de realização das provas. Uol

MEC define regras para ingresso no ensino fundamental em 2011

Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União define as regras para o ingresso de estudantes no ensino fundamental em 2011. O texto foi homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na segunda-feira. As principais regras que existiam em 2010 foram mantidas. Uma nova definição para 2011 diz respeito ao ingresso na pré-escola.
Pela resolução do CNE, para entrar nesse ciclo do ensino, a criança deve ter 4 anos ou completar a idade até 31 de março. (G1)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aos mestres com carinho...

Por Carla Cinara Luz
É chegado mais um dia dos professores e nesta ocasião, refletindo acerca da realidade, é nítido que assim como outros setores, a Educação de nosso município tem sobrevivido à pão e água nos últimos tempos.
No resultado mais recente do Ideb, muitas de nossas escolas municipais alcançaram nota acima das estabelecidas como meta pelo MEC, entretanto nenhuma alcançou a média 6.0 que representaria o mínimo ideal.
São tantos alunos violentos ou que desacatam professores! Tantos que se desinteressam pelas aulas à muito giz e papel regrado! Coitados dos poucos ainda desejosos de uma aprendizagem de qualidade... E por esses todos lá se vai a saliva do professor que já anda quase sem voz!
O que está havendo?
A verdade é que muitos são os fatores que resultam na educação deficiente de Jacobina!
Há professores mal capacitados, outros insatisfeitos com a profissão. Mas vale lembrar que há muitos cheios de vontade de ver o ensino do município avançar, embora lhes falte a "vitamina".
Os alunos são carentes de estímulos. Sem falar do descaso destes por saberem que ao final do ano letivo o "jeitinho brasileiro" os aprovarão mesmo que seu desempenho e seu professor os reprovem. E se comportam de modo a reproduzir o convívio doméstico de desrespeito, violência, pouco caso ou abandono. Não é novidade que os valores vêm se perdendo nas famílias e por consequência nos diversos âmbitos sociais.
Em meio a tudo isso o professor merece ser considerado herói, nem que seja simplesmente por sobreviver às intempéries do seu exercício. Não sei é se eles merecem ser enganados...São tantas promessas não cumpridas! Posso dizer que não me encaixo no grupo dos desiludidos, afinal nunca acreditei que a transformação viria numa bondade tão mal mascarada, plotada em carros e pintada em prédios, gerenciando um sistema que não prioriza professores e alunos como peças fundamentais para a efetivação de uma educação de qualidade e para a real transformação do nosso povo e do lugar onde vivemos.
Resta apenas termos consciência do nosso papel humano e social e continuarmos a luta, pois enquanto os grandes brigam por poder, nós, os gigantes, seguimos sempre em frente!
PARABÉNS, COLEGAS!

SIMULADO EXPERIMENTAL PODERÁ VIR A SER ADOTADO COMO NOVO MODELO DE AVALIAÇÃO

As equipes docente e pedagógica do Colégio Municipal Luis Alberto D. de Carvalho do bairro Jacobina III, discutirão dia 16 de outubro no Conselho de Classe do bimestre, além do desempenho dos alunos do Colégio, a proposta de aplicação de um provão com as turmas do Ensino Fundamental II visando preparar os alunos do último ano do EF para a rotina dos exames de admissão, provas de concurso e similares para estudantes dessa fase. A proposta será amplarmente discutida pelos educadores e educadoras da Unidade de Ensino. Na visão do coordenador pedagógico, a iniciativa pode ajudar no desempenho geral do alunos, pois tem como a base a Teoria das Inteligência Múltiplas criada na década de 80 pelo pesquisador e psicólogo cognitivo o americano professor da Harvard University, Haward Gardner. Segundo sua teoria todos nós temos potencial para desenvolver diferentes e diversos tipos de inteligências. Este estudioso inicialmente pesquisou e cita em sua obra A Teoria das Inteligências Múltiplas, 9 tipos de inteligência.

Inteligência Verbal - Linguistic Intelligence
Inteligência Musical - Musical Intelligence
Inteligência Lógico/matemática - Logical-Mathematical Intelligence
Inteligência Visual/espacial - Spatial Intelligence
Inteligência Corporal/cinestética - Bodily-Kinesthetic Intelligence
Inteligência Interpessoal - Interpersonal Intelligence
Inteligência Intrapessoal - Intrapersonal Intelligence
Inteligência Naturalista - Naturalist Intelligence
Inteligência Existencialista - Being Intelligence Howard Gardner crê que todos temos tendências individuais (áreas de que gostamos e em que somos competentes) e que estas tendências podem ser englobadas numa das inteligências listadas acima.


A proposta da escola pretende dar espaço para a teoria, de forma a perceber como ela de fato funciona na prática. Não temos ainda certeza se ela pode nos ajudar. Mas acreditamos que em educação não há receitas prontas e todo projeto educacional deve ser pensado para médio e longo prazo. Se essa teoria de fato pode nos ajudar a melhorar o desempenho dos nossos jovens ela é bem vinda. Focaremos nossos esforços em compreendê-la e a aplicaremos em nossa didática.A proposta prevê a aplicação de um provão dividido em 3 áreas do conhecimento. Linguagem( português, Inglês, Redação, Artes e Ed., Física); Exatas,Ciências Biológicas e da Natureza( Matemática, Ciências, Física e Química); Ciências Humanas( História, Geografia e Ed. Religiosa)


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A LIÇÃO DE CASA NÃO PRECISA SER UM PESADELO

Por Roseli Brito

Você odeia a hora da lição de casa? Seus filhos também? Devo admitir, essa hora é considera o pior momento do dia para muitas famílias.
Ao chegar do trabalho, você já se depara com seu filho a sua espera para realizar as tarefas da escola. Então você já se desespera, pois chegou cansada , tem as tarefas de casa para fazer, o jantar e ainda ter de ajudar na lição.
Então você respira fundo se enche de paciência e começa. Hoje é lição de matemática, seu filho parece não entender nada, para você então tudo aquilo parece grego. Duas horas depois a paciência inicial já foi embora e a lição ainda nem começou.
O jantar ainda não está pronto e a sua cabeça parece que vai explodir.Quando você se dá conta, já está no meio de um pesadelo: seu filho chorando e você nervosa gritando. Lá se foi o restinho de paciência e auto controle.
Mas, tenho ótimas notícias, o pesadelo pode acabar ainda hoje! Selecionei dicas preciosas para você colocar em prática, e tornar a hora da lição de casa o momento mais tranqüilo do dia. Quer ver como?

1. ” A Professora não explicou essa matéria “
Talvez seja esta fala que o seu filho dirá diante da lição. Saiba que, jamais a Professora enviará lição de casa sem antes ter explicado e trabalhado em sala de aula. Por isso averigúe no caderno ou no livro didático quando foi trabalhado aquele conteúdo e veja como seu filho realizou os exercícios em sala de aula. Isso já será um indicador para saber se ele sabe o que deve ser feito ou não.
Caso ele não saiba, escreva um bilhete para a Professora informando, assim ela traçará novas estratégias em sala de aula para auxiliá-lo.

2. “ Tenho que levar amanhã senão vou levar zero”
Com esta fala o filho faz transfere o problema dele para a mãe. Resultado: muitas mães acabam fazendo a lição do filho. Agindo assim você está errando, e ensinando a ele o jeito distorcido de resolver as coisas. Se ele sabe a lição e não fez, que então sofra as conseqüências, em casa, e na escola. Se ele não fez porque não sabe, então a Professora saberá onde ele precisa de ajuda.

3. Professora manda muita/pouca lição de casa:
Dependendo da idade da criança as lições podem variar de 15 a 40 minutos para o Fundamental I (1º. Ao 5º. Ano) e ir aumentando para até 1.30 do Fundamental II (6º. Ao 9º ano) ao Ensino Médio.
Por isso nada de ficar 3 horas esperando seu filho fazer a lição.
Saiba que a função da lição de casa não é preencher o dia da criança para deixá-la ocupada.

4. Porque ele não faz a lição sozinho ?
Um dos motivos do seu filho esperar por você é simples: ele quer a SUA companhia. Por isso aproveite esse momento para uma interação agradável com seu ele.
Uma dica para esta hora do dia é revezar com o Pai, e cada dia um fica encarregado de ajudar na lição. Afinal os filhos precisam interagir com os dois e não apenas com a mãe.

5. Materiais para a lição de casa:
Separe um cesto ou uma caixa, tudo o que puder ajudá-lo na hora das tarefas. Conforme a idade e série providencie: Revistas velhas e encartes de supermercado, tesoura, cola, dicionários, régua, fita adesiva, corretor, jogos de encaixe, quebra cabeça, enciclopédia, etc. Mantenha esta caixa próxima ao local onde as tarefas serão realizadas.

Mapa Mundi e informações atualizadas‏

Já imaginou um mapa Mundi com as informações principais dos paises de forma interativa e rápida? Basta clicar abaixo e acessar o país que quiser, e o melhor... é em português!


http://www.ibge.gov.br/paisesat

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Brasil Alfabetizado gasta, mas não alfabetiza

O faxineiro Edvaldo Félix Bezerra limpa banheiros no setor de transporte e garagem da Câmara dos Deputados. Entra às 7h e começa o dia sujando o polegar de tinta. Aos 53 anos, Edvaldo é analfabeto e preenche a folha de ponto com a impressão digital. Principal meta do Ministério da Educação (MEC) no início do governo Lula, a erradicação do analfabetismo está longe de virar realidade. Em seu oitavo ano, o programa Brasil Alfabetizado já gastou R$ 2 bilhões, em valores atualizados, e matriculou milhões de jovens e adultos. Mas o índice de iletrados, na faixa de 15 anos ou mais, caiu menos de dois pontos percentuais: de 11,6%, em 2003, para 9,7%, em 2009, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE. O número absoluto de analfabetos está na casa de 14 milhões desde 2006, segundo a Pnad. No ano passado, eram 14,1 milhões. Até o fim de 2010, o Brasil Alfabetizado deverá atingir a marca de 14 milhões de matrículas, considerando-se a quantidade de alunos atendidos a cada ano. (O Globo)

sábado, 9 de outubro de 2010

AO "MESTRE" COM CARINHO...

Por Carla Cinara Luz
É chegado mais um dia dos professores e nesta ocasião, refletindo acerca da realidade, é nítido que assim como outros setores, a Educação de nosso município tem sobrevivido à pão e água nos últimos tempos.
No resultado mais recente do Ideb, muitas de nossas escolas municipais alcançaram nota acima das estabelecidas como meta pelo MEC, entretanto nenhuma alcançou a média 6.0 que representaria o mínimo ideal.
São tantos alunos violentos ou que desacatam professores! Tantos que se desinteressam pelas aulas à muito giz e papel regrado! Coitados dos poucos ainda desejosos de uma aprendizagem de qualidade... E por esses todos lá se vai a saliva do professor que já anda quase sem voz!
O que está havendo?
A verdade é que muitos são os fatores que resultam na educação deficiente de Jacobina!
Há professores mal capacitados, outros insatisfeitos com a profissão. Mas vale lembrar que há muitos cheios de vontade de ver o ensino do município avançar, embora lhes falte a "vitamina".
Os alunos são carentes de estímulos. Sem falar do descaso destes por saberem que ao final do ano letivo o "jeitinho brasileiro" os aprovarão mesmo que seu desempenho e seu professor os reprovem. E se comportam de modo a reproduzir o convívio doméstico de desrespeito, violência, pouco caso ou abandono. Não é novidade que os valores vêm se perdendo nas famílias e por consequência nos diversos âmbitos sociais.
Em meio a tudo isso o professor merece ser considerado herói, nem que seja simplesmente por sobreviver às intempéries do seu exercício. Não sei é se eles merecem ser enganados...São tantas promessas não cumpridas! Posso dizer que não me encaixo no grupo dos desiludidos, afinal nunca acreditei que a transformação viria numa bondade tão mal mascarada, plotada em carros e pintada em prédios, gerenciando um sistema que não prioriza professores e alunos como peças fundamentais para a efetivação de uma educação de qualidade e para a real transformação do nosso povo e do lugar onde vivemos.
Resta apenas termos consciência do nosso papel humano e social e continuarmos a luta, pois enquanto os grandes brigam por poder, nós, os gigantes, seguimos sempre em frente!
PARABÉNS, COLEGAS!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Frase para reflexão:




"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?"


( Mahatma Gandhi )

Governo do Estado lança concurso público para professores

O governo da Bahia, por meio das Secretarias da Administração (Saeb) e da Educação (SEC), anunciou nesta terça-feira (5), na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a realização de concurso público para professor licenciado. O edital que detalha tudo sobre a seleção será lançado nesta quinta-feira (7). O concurso também vai gerar cadastro de reserva para atender a futuras necessidades.
Das 3,2 mil vagas disponíveis, 743 são para Salvador e Região Metropolitana. Cada professor deverá trabalhar 20 horas semanais e os salários chegam a R$ 858,32. O concurso vai suprir a rede pública estadual, principalmente no interior. As provas vão ocorrer em janeiro e os aprovados serão convocados durante o ano de 2011. Para participar é necessário ter diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena, específica para a disciplina a qual está concorrendo.
O diferencial deste processo seletivo é que os candidatos não vão concorrer às vagas por município. Quando se inscreverem, eles terão de indicar o pólo (grupo de municípios) de preferência. Os professores selecionados poderão optar pelo município no raio de até 70 quilômetros do pólo escolhido. As inscrições podem ser feitas no http://www.cespe.unb.br/, de 15 de outubro a 5 de novembro. A taxa é R$ 70.