terça-feira, 31 de agosto de 2010

31/08/2010 Por que os alunos das escolas públicas matam mais aula?

A PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) 2009, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que o percentual de alunos de escolas públicas do 9º ano do ensino fundamental que admitiram ter matado escola nos 30 dias anteriores ao levantamento é mais que o dobro do das privadas: 20,7% na rede pública contra 10,1% na particular.
Para a professora Inês Barbosa de Oliveira, da Faculdade de Educação da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o problema não é a escola em si –mas as políticas públicas feitas para a educação. “A culpa não é da escola. O problema está na política educacional que torna a escola precária, na política geral do país que não garante emprego em quantidade necessária para os que estudam se colocarem no mercado de trabalho. Isso cria um círculo vicioso”, afirma.
Segundo Inês, um outro motivo é a própria dinâmica de controle de presenças. “Há aí um sistema de controle mais eficiente nas escolas particulares, porque os pais pagam também com a expectativa que se controle a frequência dos alunos com rigor. Tem um sistema mais eficaz na escola particular”, diz. UOL Educação
Pra terminar, 10 justificativas cínicas dos alunos para matar aula:

1-Fiquei até tarde com insônia e não aguentei acordar
2-Se eu for para a escola irei conversar na classe,o professor disse que conversar na classe atrapalha a aula,e eu não quero atrapalhar a aula, logo…
3-Já que a aula é um dever, vou dever mais uma aula.
4-Se eu fizer esta prova, todos vão querer colar de mim
5-Se eu aparecer, também serei reprovado
6-A aula de educação física esgotou minhas possibilidades de bom aproveitamento intelectual.
7-Derrotei o travesseiro, mas perdi para os lençóis
8-Sexta-feira é dia consagrado aos deuses de minha religião
9-Prefiro ser autodidata
10-Faltei por motivo de luto. Você não imagina como eu luto com a preguiça
. Plantão Corujão

O que é um Palíndromo ?

Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalmente, da esquerda para a direita e ao contrário.
Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase; é o caso do conhecido:

SOCORRAM-ME, SUBI NO ÔNIBUS EM MARROCOS.

Diante do interesse pelo assunto (confesse, já leu a frase ao contrário), tomei a liberdade de selecionar alguns dos melhores palíndromos da língua de Camões...

ANOTARAM A DATA DA MARATONA
ASSIM A AIA IA A MISSA
A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA
A DROGA DA GORDA
A MALA NADA NA LAMA
A TORRE DA DERROTA
LUZA ROCELINA, A NAMORADA DO MANUEL, LEU NA MODA DA ROMANA: ANIL É COR AZUL
O CÉU SUECO
O GALO AMA O LAGO
O LOBO AMA O BOLO
O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO
RIR, O BREVE VERBO RIR
A CARA RAJADA DA JARARACA
SAÍRAM O TIO E OITO MARIAS
ZÉ DE LIMA RUA LAURA MIL E DEZ

Você sabe o que é tautologia?

É o termo usado para definir um dos vícios, e erros, mais comuns de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como pode ver na lista a seguir:

- elo de ligação
- acabamento final
- certeza absoluta
- nos dias 8, 9 e 10, inclusive
- juntamente com
- expressamente proibido
- em duas metades iguais
- sintomas indicativos
- há anos atrás
- vereador da cidade
- outra alternativa
- detalhes minuciosos
- a razão é porque
- anexo junto à carta
- de sua livre escolha
- superávit positivo
- todos foram unânimes
- conviver junto
- fato real
- encarar de frente
- multidão de pessoas
- amanhecer o dia
- criação nova
- retornar de novo
- empréstimo temporário
- surpresa inesperada
- escolha opcional
- planear antecipadamente
- abertura inaugural
- continua a permanecer
- a última versão definitiva
- possivelmente poderá ocorrer
- comparecer em pessoa
- gritar bem alto
- propriedade característica
- demasiadamente excessivo
- a seu critério pessoal
- exceder em muito .

Note que todas essas repetições são dispensáveis.
Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não.
Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Trabalho infantil em foco: Este estudo deu certo!

Por Carla Cinara Luz
Nesta unidade de estudos, o 4º ano da Escola Municipal Profª Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas debruçou sobre o tema "Trabalho Infantil", fazendo pesquisas, coletando depoimentos, lendo textos, etc. Ao final, cada aluno expôs suas opiniões num debate onde era discutida a diferença entre ajudar os pais em leves atividades cotidianas e ser escravizado pelos familiares ou outros.
Em uma das retextualizações propostas em classe, a aluna Sara Talita produziu um pequeno texto capaz de demonstrar sua criticidade diante da triste realidade vivida em nosso país no que se refere ao tema em estudo, o que alimentou-me abundantemente enquanto educadora:
A exploração do trabalho infantil


Hoje eu sei que muitas crianças são escravizadas no Brasil, nas carvoarias e outros trabalhos e está muito errado isso, porque o lugar delas é na escola e não na escravidão.
Os políticos fizeram uma lei defendendo os direitos das crianças, mas infelizmente ela nem sempre funciona. A gente vive no Brasil e aqui tem muitas leis que podem ajudar os mais fracos e os cidadãos de bem mas elas são mais usadas geralmente para os poderosos.
Nós devemos denunciar se vermos as crianças sendo escravizadas, elas precisam ir para a escola e aprender que o conhecimento pode libertar qualquer pessoa da escravidão.


Sara Talita, 09 anos

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Agosto é mês de Folclore e sempre é tempo de rir !!!

A piada do Saci, contada por Ualas e Mayhara num momento de descontração.
(Escola Municipal Profª Beatriz Guerreiro M. de Freitas)



"... fico com a pureza da resposta das crianças..."

Descobrindo-me...

Por Carla Cinara Luz
Não é de hoje que percebo claramente minha missão pessoal e que me realizo como educadora. O brilho nos olhos das pessoas ( principalmente das crianças) ao momento que descortinam o mundo, sempre me fascinou!
Entretanto, a educação formal não me excita! Não é nela que me encaixo ou me identifico embora seja nela que eu esteja inserida no momento. Em meio à minha atual experiência profissional,tenho tido a oportunidade de ter contato direto com alunos especiais e este universo começa a me encantar...
A Educação Especial é organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Em meu caso, a escola não se dedica apenas a um tipo de necessidade,mas a vários, inclusive dentro do ensino regular, em contato com crianças ditas não-deficientes. O ensino especial tem sido alvo de críticas,pois embora promova o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças, não conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.
Educação é uma relação amorosa! É preciso apaixonar-se no ato. Estou me apaixonando... Vejo como fantástica a possibilidade de ainda reunir ensino e afetividade! Tenho certeza que não à toa denominaram como ESPECIAL cada ser que nasce com o cromossomo do amor triplicado!!!



Adolescente bateu com porrete e furou olho de professor

O trabalho de perícia no corpo do professor Benedito de Cardoso, de 70 anos, foi concluído e constatou que a vítima foi golpeada com um porrete, teve um olho perfurado por uma chave de fenda e o corpo atropelado pelo próprio carro, guiado pelo adolescente de 15 anos, apontado como autor do crime ocorrido ontem em Caarapó.Segundo informações do Dourados News, Benedito de Cardoso foi encontrado morto em um milharal às margens da BR-163, entre Caarapó e Juti na tarde desta terça-feira.Ele estava desaparecido desde ontem à noite. O corpo do professor foi levado para Dourados para uma perícia mais detalhada.Benedito saiu de casa ontem à noite no Palio cinza, de placas HRP 6192 de Caarapó, e não foi mais visto. O carro dele foi encontrado em uma oficina mecânica na periferia de Caarapó.Por conta do veículo, os policiais encontraram o adolescente, que confessou ter roubado o professor, mas que não o teria matado.O jovem contou que abandonou o idoso no milharal, onde o corpo foi encontrado. Benedito foi morto com golpes de porrete, teve um olho perfurado por uma chave de fenda e o corpo foi atropelado diversas vezes pelo adolescente, guiando o carro do professor.Há possibilidade de outras pessoas terem participado do crime. www.brasilc.com

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Em tempos de eleições...


... É bom saber que os(as) professores(as) estão de olho nas falsas promessas dos candidatos!!!

Palavras de ouro


Oh! Bendito o que semeia

Livros … livros à mão cheia …

E manda o povo pensar!

O livro caindo n’alma

É gérmen – que faz a palma,

É chuva – que faz o mar.


(Castro Alves )

A BAHIA NA ECONOMIA ECOLÓGICA

Julio Cesar de Sá da Rocha
Professor Universitário. Ex-Dirigente do IBAMA e do INGÁ.

É chegado o momento de compreender que não existe mais espaço para a falta de atenção aos aspectos ecológicos na economia. Necessário ressaltar que os sistemas sócio-econômicos baseiam-se e dependem do meio ambiente, e de outra forma, eles interferem e transformam o seu funcionamento. Chegamos a um dramático ponto limite, no dizer de Ingo Von Müch. As atividades econômicas e seus efeitos adversos precisam ser repensados, de forma a equacioná-los em resultados concretos que direcionem a sustentabilidade. Assim, a Bahia, com seus diferentes biomas, seus estoques hídricos, sua cobertura florestal, suas unidades de conservação, constitui uma oportunidade de investimentos com responsabilidade ambiental.
Todos esses ativos não podem ser tratados sem extrema responsabilidade e eficiência. O Estado atravessou, nos últimos 30 anos, a era da “modernização conservadora”, concentração de poder e redução do espaço democrático. A “Nova Bahia” precisa seguir em frente, com sustentabilidade. O momento atual precisa significar a proteção à diversidade biológica, a cultura da mata em pé, da ecoeficiência com redução de desperdício nos processos produtivos. Como exemplo, no Oeste da Bahia são utilizados onze bilhões litros de água com a irrigação, principalmente da soja, baseada na tecnologia no pivô central. O setor agrícola precisa se inserir num modelo da modernização ecológica. Observamos recentemente, como experiência positiva, o sistema de irrigação por gotejamento do café em Itabela no Extremo Sul da Bahia com utilização reduzida de água. Por sua vez, temos observado os avanços da indústria com o reuso de água.
Em suma, estamos falando que em pleno século XXI só existe possibilidade de um modelo de desenvolvimento social inclusivo e ambientalmente orientado. Não temos dúvida alguma que os próximos quatro anos serão decisivos. Por exemplo, foram desmatados cerca de 40% (quarenta por cento) das matas ciliares no Estado, é um problema bastante significativo, mas na outra ponta, uma excelente oportunidade de iniciar a restauração das florestas, de ampliar negócios ecológicos e empregos verdes. A Bahia tem vocação para o pioneirismo, é chegada a hora de fazermos mais e melhor. Acreditamos que o Governo do Estado dá passos significativos quando começa a efetivar o zoneamento ecológico-econômico, a revisar o plano estadual de recursos hídricos, a implementar o plano estadual de combate à desertificação, monitorar a qualidade das águas dos rios e aqüíferos (programa Monitora), efetivar a gestão democrática e participativa pelos colegiados ambientais, como os comitês de bacia hidrográfica. Estes são sinais de uma Nova Bahia. A Bahia na era da economia ecológica.

JACOBINA: Formação de Educadores Ambientais

No dia 20 de agosto, das oito às 17h, aconteceu no Auditório do Sindicato dos Empregados do Comércio de Jacobina e Região, um encontro de Educadores Ambientais, envolvendo representantes dos diversos segmentos sociais, desde associações, programas das áreas de Saúde, Educação, Polícia Militar, Ong´s, órgãos , instituições de atuação social.
Como continuidade deste encontro, haverá Módulos de estudo, onde serão formados Educadores Ambientais num curso de 120 horas presenciais, envolvendo clientela de Jacobina, Saúde e Caém. A carga horária total do curso será distribuída em cinco módulos, com 24h cada, onde serão discutidas políticas públicas de água e de saneamento, através da interlocução de saberes. Esta qualificação será dada pelo PEAS (Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade), EMBASA (Empresa Baiana de Saneamento) e INGÁ (Instituto Nacional das Àguas e Climas).
As linhas de atuação do curso são:
> Mobilização social
>Formação de educadores ambientais
>Fortalecimento das políticas de recursos hídricos e saneamento
>Educomunicação

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Censo 2010 com senso de humor











Joãozinho politizado

Vamos rir do grande Joãozinho!!!





Joãozinho, aluno de uma professora extremamente "Petista"...
...Chega cedo ao colégio e diz à professora:
- Tia lá em casa nasceram oito cachorrinhos e todos vão votar na Dilma.
- É mesmo! Diz a professora toda feliz...
Uns quatro ou cinco dias após, o Joãozinho novamente chega à professora e diz:
- Tia lá em casa nasceram oito cachorrinhos e cinco vão votar na Dilma.
Então a professora intrigada pergunta:
- Ué? Não eram oito cãezinhos???
- Eram, mas três já abriram os olhinhos !!!!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Produção textual livre: Discriminação

Aluna Mayhara lendo sua produção textual (feita sem intervenções da pró).

4º ano do Ensino Fundamental em 9 anos

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pais barram filhos deficientes em escolas comuns, aponta pesquisa

As barreiras que dificultam a inclusão de crianças com deficiência em escolas comuns não são apenas físicas. Muitas vezes, elas começam na própria casa, segundo reportagem de Antônio Gois e Claudia Collucci publicada na edição destas segunda-feira da Folha
Segundo o texto, uma pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Social com 190 mil famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada, por terem em casa criança ou jovem com deficiência, física ou intelectual, mostrou que a maioria (53%) das famílias cujas crianças não estavam na escola apontou como razão o fato de considerar que os filhos não tinham condições de aprender.
A coordenadora-geral de acompanhamento dos beneficiários, Elyria Credidio diz ainda que as dificuldades para matricular essas crianças em escolas regulares não se restringem a famílias de baixa renda. Enquanto em escolas públicas o percentual desses alunos na mesma sala que os demais chega a 70%, na rede privada, o percentual de incluídos é de apenas 8%.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010

FANTÁSTICO: A parábola do lápis

UOL Educação : PEGADINHA GRAMATICAL


- Qual a inadequação gramatical acima?

Essa frase surge na televisão brasileira constantemente. Às vezes escrevem "Ao persistirem...", outras vezes "A persistirem...". Qual a maneira certa?
Para sabermos, temos de conhecer a sintaxe, parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e a das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si.
As relações entre preposição e verbo no infinitivo - verbo terminado em ar, er, ir - são as seguintes:

* Para + infinitivo = finalidade. Por exemplo: Estamos aqui para estudar = Estamos aqui a fim de estudar.

* Por + infinitivo = causa. Por exemplo: Por ser contra os sócios, deixou a empresa = Deixou a empresa porque era contra os sócios.

* A + infinitivo = condição quando puder substituir a por caso ou se.Por exemplo: A continuar como está, a revolução será inevitável = Caso continue como está, a revolução será inevitável = Se continuar como está, a revolução será inevitável.

* Ao + infinitivo = tempo. Por exemplo: Ao soar o sinal, todos os alunos se levantaram = Quando o sinal soou, todos os alunos se levantaram.

A frase exposta na televisão indica condição, pois o enfermo deverá procurar orientação médica se os sintomas persistirem, e não quando os sintomas persistirem. A frase adequada aos padrões cultos da língua portuguesa, então, deve ser assim estruturada:
"A persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado".

Semana do Estudante no Colégio Luís Alberto

Dando relevância ao Dia do Estudante (11 de agosto), algumas professoras do Colégio Municipal Luís Alberto Dourado de Carvalho organizaram um campeonato de futebol na quadra da comunidade do bairro da escola ( Jacobina 3), que ocorrerá entre os dias 09 a 13 de agosto.
O objetivo dessa iniciativa, que teve como principais incentivadores a Direção e Coordenação da escola, é comemorar o Dia do Estudante, ressaltando a Escola como um espaço de construção prazeroso, oportunizando aos seus alunos a comunicação e integração também por meio do esporte, entendendo tal atividade como uma construção social e cultural. Além disso, o esporte estimula a interação e o respeito ao próximo.
A experiência deu tão certo que as professoras Josenilda, Regiane e Carla pretendem dar continuidade às práticas esportivas com suas respectivas turmas.

Semana da Família: Palestra no Colégio Luís Alberto

O Colégio Municipal Luís Alberto Dourado de Carvalho convida pais, alunos e comunidade do bairro Jacobina 3 para uma palestra que contemplará a Semana da Família com o estudo do tema "Família não é invenção humana, é criação de Deus". A palestra acontecerá no dia 12 de agosto (quinta-feira) às 19h no referido colégio.


É importante dar relevância às tentativas de (re)significar a Família e os valores desta, os quais a cada dia se perdem. Deus instituiu o meio familiar como sagrado, inclusive lembrando da honra aos pais em seus mandamentos deixados.
As consequências da falência da instituição Família tem gerado diversos malefícios à sociedade, desde o desrespeito, violência, etc. Torna-se portanto papel da Escola buscar meios de intervir na sociedade e mais especificamente nos lares de seus alunos, na tentativa de resgatar os valores éticos, morais e cristãos do contexto familiar. Iniciativas deste tipo merecem destaque e os parabéns.

domingo, 8 de agosto de 2010

BULLYING não é brincadeira!!!

Li recentemente no site A Folha, que pais demoram a admitir que seus filhos sejam autores de bullying, retardando também na tomada de uma atitude a respeito.
Hoje grande parte das pessoas sabe que Bullying é um termo de origem norte-americana utilizado para descrever atos violentos (físicos ou psicológicos), intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo deles com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo) incapaz(es) de se defender.
Em escolas, o bullying geralmente acontece em áreas com restrita ou nenhuma supervisão de adultos e pode ocorrer dentro ou fora do prédio da escola. Em tempos de banalização da violência, o papel dos educadores é fundamental, na prevenção, identificação e combate às ofensas, que precisam deixar de ser confundidas com brincadeira de mau gosto ou falta de disciplina, para que não sejam ignoradas as graves consequências que podem causar.
É importante que os pais estejam por dentro do que ocorre na escola e em casa, e busquem manter diálogo constante com os filhos para ressaltar a necessidade do respeito ao próximo. A educação familiar pautada nos princípios religiosos, éticos e morais contribuem satisfatoriamente na luta contra mais este tipo de violência que cresce na sociedade, entretanto, tais princípios se tornam cada vez mais raros nos lares.
Neste mundo cada vez mais "antenado", onde o jovem está conectado virtualmente com outras crianças e adolescentes, todos esses precisam ser supervisionados e orientados, para evitar que a agressão se prolifere ainda mais neste espaço praticamente sem controle que é a internet. Mais uma vez é necessário afirmar que o exemplo é forte ensinamento e que o comportamento agressivo dos filhos muitas vezes é reflexo de atitudes dos seus pais.

11 de agosto: DIA DA TELEVISÃO

A HISTÓRIA
A primeira transmissão televisiva aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 1926. Por isto, esta data é considerada o marco da invenção. Graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra.
No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de Setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4.
Mas o dia para se comemorar a invenção desta, que é considerada a grande revolução no mundo das comunicações, é 11 de agosto, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara, nascida nesse dia.
REFLEXÃO
É necessário dar o devido mérito à Televisão, bem como perceber que esta é uma grande evoluçaõ no mundo das comunicações.
A Televisão Brasileira oferece diversidade e pode dar grande contribuição cultural, entretanto é preciso ser seleto, principalmente com o que as crianças assistem. Grande parte dos jovens têm bastante tempo livre para o lazer e o que deveria ser apenas bom, passa a ser preocupante, pois a televisão ainda exerce grande poder e tem grande preferência mesmo com a ascensão da internet, entretanto, a qualidade do que eles assistem é questionável.
Muitos alunos terminam o ano letivo ou até concluem seus estudos com déficit na leitura e escrita, o que deveria sugerir que o tempo livre não apenas fosse um período para descansar da rotina escolar, mas também para aprimorar as habilidades acima citadas.Nem os pais estão conseguindo fazer seus filhos lerem livros ao invés de assistir TV, pois para que estes tenham domínio sobre as escolhas dos filhos e ensine-os a ter discernimento, o caminho correto seria além do diálogo , o exemplo.Pais, mães: desliguem a TV e deixem seus filhos verem vocês lendo e/ou comentando um bom livro!


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

2º domingo de agosto: DIA DOS PAIS

A HISTÓRIA
O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais bobos em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.
Devido a história, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que também se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica).
HOMENAGEM ESPECIAL
Cada um tem seu "pai-herói". Deus não os escolhe ou concede à toa para cada um de nós. Cada um é diferente, mas igualmente especial. Há pais carinhosos, rigorosos, sérios, palhaços, próximos ou distantes, casados, separados, impacientes.Há pais velhos, jovens, biológicos, adotivos, de coração.Pais "caretas", modernos, compreendidos , mal interpretados. Pais de todo jeito e feitio, ora bolas! Todos deram parte de si para que existisse alguém a ser amado de diversas formas, afinal, há até pais que amam em silêncio simplesmente por falta de coragem para expressar-se!
Gostaria de aqui deixar a declaração do meu imenso amor ao meu pai, Emanoel Santos Luz, e estendo a meu querido avô, Antônio Luz. Que Deus conserve por muitos anos o nosso convívio aqui na Terra, embora o sentimento que nos una seja eterno! Amo vocês!

PARABÉNS A TODOS OS PAIS DO MUNDO!!!

A CAMPANHA POLÍTICA JÁ COMEÇOU! kkkkk

Pra rir e ao mesmo tempo levar à sério!!!

Confira!!!

Para pensar...

O nascimento do Pensamento

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores [e educadoras], antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deviam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos." Rubem Alves

O Censo 2010 já está em ação!!!


Precisa comentar ???


terça-feira, 3 de agosto de 2010

IÇAMI TIBA - PARA PAIS, MÃES, TIOS....

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.
6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.
8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.
11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia.. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.
13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).
19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.
20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.
23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.
25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Revista Escola: "Oito ações para construir uma escola leitora"

"Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro. Os demais são extensões de seu corpo. O microscópio e o telescópio são extensões da visão; o telefone, uma extensão da voz e, finalmente, temos o arado e a espada, ambos extensões do braço. O livro, porém, é outra coisa. O livro é uma extensão da memória e da imaginação." Foi assim, no ensaio O Livro, publicado em Cinco Visões Pessoais, que o escritor argentino Jorge Luis Borges (1898-1986) resumiu a importância da literatura. Por meio dela, é possível conhecer personagens e culturas que fazem revelações sobre a natureza humana (e, portanto, sobre nós mesmos). Quem nunca se identificou com o protagonista de um romance e, tomando contato com as emoções vividas por ele, descobriu os próprios sentimentos? Quem, pelas frases de um conto, não viajou para outros lugares - reais ou fictícios - e criou em sua cabeça um mundo novo, único? Mas não basta folhear as páginas de romances, contos, crônicas, fábulas, novelas e poesias para chorar, rir, recordar. É preciso aprender a ser um leitor literário. Infelizmente, na escola, esse é um conteúdo que vem sendo deixado de lado. Os textos são usados quase exclusivamente como um instrumento de estudo (sobre as figuras de linguagem, a pontuação e outros usos da língua ou a história da literatura, por exemplo). Esses, é claro, continuam sendo conteúdos curriculares importantes, que ajudam a desfrutar dos prazeres da leitura. Só que, sem o trabalho de ensinar a ler textos literários, eles são insuficientes. E como se faz isso? Lendo livros de literatura e mostrando às crianças e aos jovens como agem os adultos que já têm esse hábito. Alguns pontos de partida desse percurso são: - Garantir o acesso ao acervo de livros, - Permitir que os alunos possam escolher os gêneros e os autores que desejam ler, - Mostrar a importância de trocar indicações de leituras e opiniões com amigos e colegas, - Destacar que é possível ler em qualquer lugar, desde que a pessoa se sinta confortável. Revista Escola

Observar o talento dos filhos ajuda no futuro profissional deles

Os pais geralmente desejam que seus filhos sigam carreiras tradicionais e almejam que estes se dediquem para alcançar vaga e espaço em concursos públicos destas áreas, entretanto, é preciso levar mais em consideração as habilidades e preferências dos filhos, principalmente num momento em que o mercado de trabalho sofre velozes alterações e se amplia visivelmente, dando uma gama de opções muito maior que há tempos atrás.
É tempo de ajudar a criança a reconhecer e desenvolver os próprios talentos e isso cabe primordialmente aos pais, que devem preservar as preferências dos filhos, auxiliando-os no aprimoramento dos talentos, tendo obviamente o cuidado de orientá-los. A criança terá muito mais chances de ser bem-sucedida em sua atuação profissional caso descubra e aquilate suas aptidões nas áreas de exatas, humanas, entre outras.
Os incentivos deverão vir por exemplo, em forma de cursos e observações constantes do desempenho dos filhos. Cabe também à escola, observar as aptidões e sinalizar aos pais para que façam o devido acompanhamento. Desta forma, aumentarão as chances de termos no futuro, profissionais que se identificam com o trabalho por eles desenvolvidos e por conseqüência haverá uma melhor prestação dos diversos serviços públicos ou não.

domingo, 1 de agosto de 2010

Para ler e apreciar!

Oh! Bendito o que semeia
Livros … livros à mão cheia …
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma
É gérmen – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar.

(Castro Alves )

3 de agosto : DIA DO CAPOEIRISTA

Bem legal que o capoeirista tenha uma data para ser lembrado, afinal a capoeira é praticada em mais de 150 países dos 5 continentes. No Brasil, são mais de 5 milhões de capoeiristas.
Lendo sobre a Capoeira, percebe-se que suas origens são obscuras.Entre as várias correntes de opinião envolvendo as origens da capoeira, destaca-se a que argumenta ter sido ela criada e desenvolvida aqui no Brasil, talvez logo após as primeiras fugas dos engenhos. Nesse caso, cita-se como argumento a inexistência da capoeira na África, até pouco tempo.A capoeira teria surgido de danças africanas, acrescentado a elas um caráter marcial (de ataque e defesa). Isso era necessário para que os escravos fugitivos nos quilombos, pudessem se defender e/ou atacar os "capitães-de-mato".A história demonstra ter a capoeira sido usada como defesa à opressão social em diversas regiões do Brasil, principalmente no estados da Bahia e Rio de Janeiro, de onde nos chegam lendas de capoeiras famosos.



Vídeo: Jacobina Arte-capoeira fight