quarta-feira, 28 de julho de 2010

Parabéns, Jacobina, pelos seus 130 anos!!!

Jacobina hoje completa 130 anos de emancipação. Sua tragetória histórica é muito bonita, entretanto seu povo hoje espera muito mais de um lugar que cresce em tamanho e em outros aspectos, porém tenta preservar não apenas seus registros históricos, mas convicções que não cabem mais onde a mente das pessoas buscam por crescimento e não por estagnação...

Tenho orgulho em ser jacobinense e muito mais por colaborar para a mudança desse lugar! É preciso que haja efetivo avanço , para que bem mais que um lema, a transformação seja uma realidade!

Eja : Arte com palha de bananeira


A Eja (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal Profª Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas, orientados pela pró Maria Eudes, carinhosamente conhecida como pró Dinha, trabalhou com a confecção de lindos bonecos feitos de palha de bananeira. O resultado final ficou belíssimo , e este blog, encantado com a perfeição das miniaturas, parabeniza toda a turma.

Sono, corpo curvado e outros sintomas podem ser problemas de aprendizado

Corpo curvado, bocejos e irritação nos olhos. Todos os professores já depararam com um aluno assim em sala de aula. Segundo o livro "Manual Básico de Estudo", de L. Ron Hubbard, que será lançado na Bienal Internacional do Livro em São Paulo em agosto, esses sintomas não são só de tédio - eles revelam problemas de aprendizado.
A boa notícia para docentes, pais e alunos é que, ao detectar os sintomas, o professor pode, digamos assim, curá-los. "O Hubbard sempre pesquisou a mente e o comportamento humano. E ele notou que as crianças tinham sintomas físicos quando estavam estudando", diz Lucia Winther, presidente da Ponte do Brasil, editora que lançará a publicação. No livro, o autor, que é educador e físico e morreu em 1986, explica como detectar os sintomas e vencer determinadas barreiras. Para Hubbard, a criança tem três barreiras ao estudo: sente falta do concreto, pula etapas do aprendizado e tem pouca compreensão das palavras.
"O aluno ouve a expressão 'o berço do frevo é Pernambuco' e não consegue entender, porque para ele o berço é a cama para dormir", exemplifica Lucia. Para cada uma das barreiras, o autor sugere uma técnica, a qual está descrita no manual.
"O professor pode identificar o sintoma e saber do que se trata. Porque não adianta ele olhar a criança deitada na carteira e dizer 'senta direito'. Ele só está brigando com um sintoma que indica a não-compreensão." O livro também fala da importância do dicionário para aumentar o vocabulário e dá sugestões de como usá-lo. O Estadão

Após paralisação, professores retomam aulas na Bahia

Os professores das rede estadual da Bahia e rede municipal de Salvador voltam a trabalhar hoje, depois de passar a terça-feira em paralisações, deixando 1,6 milhão de estudantes sem aulas - 460 mil apenas na capital. Os docentes da rede pública estadual cumpriram segunda paralisação de advertência, de 24 horas, das três combinadas na última assembleia da categoria, em maio.
Eles reivindicam rapidez no julgamento, por parte do Supremo Tribunal Federal, da reposição salarial de 11,98%, que teria sido a perda resultante da adoção, no Brasil, da URV (Unidade Real de Valor), um indicador que foi utilizado pelo governo durante a transição para o real. A Justiça baiana chegou a dar ganho de causa para os professores, mas o governo do Estado recorreu. A próxima paralisação está prevista para agosto, em data a ser definida.
Já os docentes da rede municipal de Salvador pressionavam a Câmara para votar - e aprovar - a proposta de reajuste salarial da categoria feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado da Bahia (APLB Sindicato) à prefeitura, com índices que variam entre 11% e 17%, dependendo da faixa salarial dos professores.
A proposta, encaminhada à prefeitura no dia 21, estava na pauta de votação de ontem na Câmara, mas não houve quorum para o pleito. Apenas seis vereadores compareceram, quando o mínimo estabelecido para uma sessão ordinária é de 14. No fim da tarde de ontem, os vereadores votaram pela aprovação da proposta.Agência Estado

E assim matam aos poucos a Língua Portuguesa... kkk




terça-feira, 27 de julho de 2010

Frase do dia:

"Já que não tenho o dom de modificar uma pessoa, vou modificar aquilo que eu posso: o meu jeito de olhar para ela."
(Pe. Fabio de Melo)

"Deixe-os ver" ou "Deixe eles verem"?

"Mandou ele sair" ou "mandou-o sair"? Na linguagem falada, as pessoas costumam usar a primeira construção. Entretanto, se a situação exigir o emprego da norma culta, o ideal é dizer: "mandou-o sair".
A consultora de língua portuguesa da Folha, Thaís Nicoleti, diz que quando os pronomes átonos são usados corretamente, não ocorre a flexão do verbo no infinitivo.

"Nada de 'Deixe eu ver' - o certo, no caso, segundo a norma culta, é 'Deixe-me ver' e o infinitivo dessa construção não se flexiona: 'Deixe-o ver', 'Deixe-nos ver', 'Deixe-os ver'", explica Nicoleti.
.
.

Paralisação de professores deixa mais de um milhão de alunos sem aulas na Bahia

Professores da rede baiana de ensino estadual e docentes da rede municipal de Salvador estão com as atividades suspensas nesta terça-feira, 27. Ambos os grupos reivindicam aumento salarial. No caso da capital, os professores pedem a apreciação pela Câmara Municipal, da proposta de reajuste da categoria encaminhada pelo prefeito João Henrique no último dia 21 de julho. Já os docentes estaduais exigem da Justiça celeridade no julgamento URV (Unidade Real de Valor). A categoria alega que por ocasião da criação do Real, em 1994, sofreu perda salarial de 11,98%.
Juntos, Estado e município atendem 1.250.000 alunos dos ensinos fundamental e médio, em 1.962 escolas.
Os professores da rede municipal querem a aprovação do reajuste que varia entre 11% e 17%. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado da Bahia (APLB-Sindicato), caso o aumento salarial não seja aprovado na votação que deve acontecer nesta tarde, a categoria permanecerá com os braços cruzados e voltará a se reunir em assembleia na quinta-feira, 29, para discutir os rumos do movimento iniciado na segunda-feira, 26. “Os professores somente voltarão às salas de aula após aprovação do reajuste”, garante a diretora da APLB, Elza Souza.
Na tarde de ontem, os educadores deixaram a Câmara decepcionados. Não houve quórum suficiente para a realização da sessão ordinária, que requer em plenário pelo menos 14 vereadores. Apenas dois deles compareceram. A expectativa é de nesta tarde um número maior de vereadores esteja presente, assegurando a apreciação da matéria, como prevê e o líder do governo na Casa, Pedro Godinho.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), agora cabe à Câmara de Vereadores a aprovação do reajuste salarial, já que a mensagem do acordo firmado entre a Secult e a APLB Sindicato já foi enviada ao Legislativo. “O que cabia à secretaria já foi feito, agora é aguardar uma posição da Câmara”, informou a assessoria de Comunicação da Secult.
Já na rede estadual, a paralisação é por 24 horas. Pela manhã os docentes realizaram uma mobilização em frente à sede do Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora, apesar da chuva que caiu no período. Além dos profissionais da educação da capital, também estiveram presentes professores do interior do Estado. Gritando palavras-de-ordem, eles cobravam agilidade na tramitação do processo, que transita na 6ª Vara da Fazenda Pública. Em abril o Estado recorreu da sentença, que já era favorável aos servidores.
De acordo com o diretor da APLB, Jorge Carneiro, “desde de junho de 2004 os professores aguardam pela liberação dessa diferença nos salários”, que ele considera justa. Foi naquele ano que a categoria ingressou com o processo na Justiça.
Segundo ele, no Estado, não se trata de greve, mas de paralisação definida desde a última assembleia da categoria, em junho. “No mês passado fizemos uma paralisação de 24 horas, agora realizamos outra, e temos uma terceira agendada para o mês de agosto, em data ainda a ser definida”. Entretanto, ele observa que o foco da terceira mobilização vai depender do que acontecer até lá. “Caso a Justiça decida julgar o processo a favor do pagamento, voltaremos a nossa pressão para o Estado”, destacou.Uol Educação

terça-feira, 20 de julho de 2010

Série "reforma ortográfica"

Dica do dia:

'Coo', 'coas' e 'coa' perderam o acento

Entendendo a regra:

O verbo "coar", segundo a ortografia antiga, conjugava-se no presente do indicativo da seguinte maneira: eu côo, tu côas, ele côa, nós coamos, vós coais, eles coam. A acentuação das três pessoas do singular sofre alteração em decorrência da entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.
A forma "côo" figura entre as paroxítonas terminadas em "-oo", agora todas sem acento; as formas "côas" e "côa", todavia, perdem o acento diferencial. Essas formas recebiam o circunflexo apenas para que se fizesse a distinção gráfica entre elas e as contrações (átonas) "coas" e "coa", respectivamente. Estas são formas contraídas da preposição "com" com os artigos femininos "as" e "a".
É bem verdade que essas contrações, embora ouvidas na linguagem cotidiana, não se escrevem no dia-a-dia. É na poesia que vamos encontrar esse tipo de grafia, sobretudo em textos nos quais a preocupação formal leva a uma indicação precisa da leitura pretendida pelo autor. Há situações em que o poeta deseja deixar clara a leitura do verso para que o seu ritmo (não raro ligado ao número de sílabas poéticas) seja preservado. Veja-se um exemplo de Castro Alves, extraído do poema "O Navio Negreiro": "Ó mar! Por que não apagas/ Coa esponja de tuas vagas/ De teu manto este borrão?...".
De fato, não parece problemático distinguir as situações de emprego de uma e de outra forma. Os acentos desaparecem, portanto.Uol
.
.

Pais não devem decidir escola só pelo Enem

Matricular o filho em uma escola bem colocada no ranking do Enem não significa necessariamente uma boa escolha. Especialistas alertam que o desempenho na prova do MEC pode ser um critério na hora da decisão - mas não o único - e lembram que escolas bem classificadas tendem a ser mais exigentes e competitivas.
Márcio Fernandes/AEPara Silvia Colello, Enem não testa valoresDecepcionados com o estilo de ensino adotado por colégios do topo da lista, alguns pais preferem "descer algumas posições" para encontrar um local que consideram mais adequado para seus filhos.
A psicóloga e pesquisadora Renata Rufano orienta os pais a tomarem a decisão sobre a escolha da escola com cautela, após analisar quais os valores são mais importantes para eles. "Os pais têm de saber o que preferem: que o filho seja educado em um ambiente competitivo que busque a excelência ou acolhedor que aceite e trabalhe as diferenças." A partir dessa definição, devem procurar uma escola que tenha o perfil desejado.
Apesar de criticar o excesso de competição entre as instituições, Renata acredita que a divulgação dos rankings do Enem fez com que as escolas passassem a concentrar seus esforços em realmente ensinar um conteúdo, fato que ela considera positivo. Mas ela lembra que os pais, especialmente os com filhos pequenos, devem ter outras preocupações.
"É muito importante que entendam o projeto pedagógico, como a escola lida com a adaptação, a alimentação, as birras, as mordidas. As famílias têm de olhar para questões de cada faixa etária", recomenda a psicóloga.
A professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Silvia Colello afirma que muitos pais têm a ilusão de que vão pôr um filho desde o maternal na "escola certa" e "relaxar" para o resto do vida. "A escola tem de ser acompanhada ano a ano. Às vezes o filho não se dá bem com certo modelo", alerta a educadora.
Para Silvia, deve-se ainda procurar informações sobre diversos aspectos desconsiderados pelo exame. "O Enem não testa valores, compromisso social, respeito à natureza e vários outros fatores relevantes. O melhor critério para um pai escolher uma escola é conhecer o conjunto do projeto pedagógico."
A divulgação por vários anos consecutivos dos rankings por escolas também acaba criando um círculo vicioso: as melhores instituições se tornam as mais procuradas e, por isso, podem selecionar os estudantes que quiserem. "Será que elas estão no topo do ranking pelo trabalho que fazem ou porque elas acabam selecionando os melhores alunos para trabalhar?", questiona a professora.
Distorções. Para Silvia, outro problema do ranking é jogo de competição que ele criou entre as escolas. "Como dependem desse ranking para atrair novos alunos, as escolas fazem um jogo: incentivam os melhores alunos a fazer a prova e desestimulam os mais fracos. Elas acabam criando uma paranoia e impõem um clima de exclusão, não de educação." Esse tipo de iniciativa pode provocar resultados que não correspondem à realidade.
Os resultados gerais também podem sair distorcidos para colégios que aceitam todo tipo de aluno. "Uma escola que faz inclusão, que aceita estudantes com déficit de atenção, síndrome de Down, por exemplo, vai ter uma média mais baixa", explica a psicóloga Renata. O Estadão

segunda-feira, 19 de julho de 2010

BAHIA: ESCOLAS PÚBLICAS ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL

A média final das notas de 58% das 1918 escolas públicas baianas que tiveram alunos participantes do Enem foi superior à média de 450 pontos exigida por candidato para obter o certificado de conclusão do antigo segundo grau. Entretanto, o estado ficou abaixo da média nacional. Nos 26 estados mais o Distrito Federal, 75% das 16 mil escolas públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais, tiveram a média total do Enem superior a 450 pontos. No entanto, nem todas as escolas que tiveram alunos participantes do Enem 2009 tiveram a média divulgada. Isto acontece porque como Enem não é uma prova obrigatória, o cálculo das médias depende da adesão de um número suficiente de alunos. Enquanto na Bahia apenas 64% das escolas públicas com alunos participantes do Enem 2009 tiveram as notas divulgadas, nacionalmente essa média sobe para 79%. Na Bahia, se considerarmos apenas as escolas públicas que tiveram as notas divulgadas, o percentual de médias acima de 450 pontos sobe para 91%. Informações do Correio.

DAS 20 MELHORES ESCOLAS, 10 ESTÃO EM SALVADOR

Colégio Helyos (particular), em Feira de Santana, foi o 1º colocado na Bahia


Das 20 escolas baianas com maior nota no Enem 2009, 10 estão localizadas em Salvador, de acordo com dados informados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A primeira colocada do estado, porém, pertence a Feira de Santana. O Colégio Helyos marcou 730,42 pontos no Exame e ficou em nono lugar na classificação nacional. Das relacionadas, cinco escolas são federais e as demais são particulares.

Veja a lista com as 20 instituições em destaque no Estado:

1 - Colégio Helyos, Feira de Santana, Privada, média 730,42
2 - Colégio Nossa Sra da Vitória, Ilhéus, Privada, 701,18
3 - Colégio Anchieta, Salvador, Privada, 696,43
4 - Colégio Militar de Salvador, Salvador, Federal, 692,09
5 - Colégio Acesso, Feira de Santana, Privada, 691,96
6 - Colégio Maria Montessori, Ipirá, Privada, 690,62
7 - Instituto Federal de Educação, Simões Filho, Federal, 690,08
8 - IFBA, Salvador, Federal EMR, 682,55
9 - IFBA, Salvador, Federal EMR e EJA, 681,47
10 - Centro Educacional Villa Lobos, Salvador, Privada, 681,44
11 - Instituto Social da Bahia, Salvador, Privada, 681,20
12 - Colégio Oficina, Salvador, Privada, 681,18
13 - Colégio Piaget, Valente, Privada, 680,19
14 - Escola Nobre, Santo Antônio de Jesus, Privada, 677,60
15 - Colégio Antônio Vieira, Salvador, Privada, 677,29
16 - Colégio Módulo, Salvador, Privada, 671,24
17 - Colégio Sartrecoc, Salvador, Privada, 670,96
18 - Colégio Comercial de Serrinha, Serrinha, Privada, 669,26
19 - Colégio Dínamo, Alagoinhas, Privada, 668,27
20 - Cefet BA, Barreiras, Federal, 667,25
Bahia Notícias

domingo, 18 de julho de 2010

"Em cima" ou "encima"?

Diante da insegurança constante de muitos em relação ao uso dos termos "em cima" e/ou "encima", consultando o dicionário digital (Priberam) pude verificar a existência do verbo "encimar", que poucos parecem conhecer e que significa:"coroar,colocar na parte superior; pôr em cima;elevar".
Assim sendo, podemos usar os termos "em cima" ou "encima", mas com o cuidado de aplicá-los corretamente nas frases.

Exemplos:

A caneta estava em cima da mesa.
José dava em cima dela faz muito tempo.

Aquela atitude encima o caráter de quem a fez.

Ele foi encimado na cadeira de presidente
E, esta dica certamente encima seus conhecimentos acerca da nossa Língua Portuguesa!!!
.
.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Um em cada três alunos fora da escola tem necessidades especiais, diz ministro Haddad

O ministro Fernando Haddad comentou as ações do MEC para incluir os 2,4% das crianças de 7 a 14 anos que ainda estão fora da escola.
.
Apesar de a maioria de crianças com idades entre 7 e 14 anos estarem na escola, ainda há cerca de 680 mil delas sem acesso ao ensino -- que representam 2,4% da população nessa faixa etária. O levantamento é da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Em entrevista exclusiva ao UOL Educação, o ministro Fernando Haddad explicou que "pouco mais de um terço" desse grupo é composto por crianças com algum tipo de deficiência.
Além da questão da deficiência, o trabalho infantil e o acesso fluvial para estudantes de regiões distantes são "a fronteira que nos resta [superar] para chegar à universalização", na opinião de Haddad.

.

Para ter acesso à entrevista completa, acesse:http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/07/16/um-em-cada-tres-alunos-fora-escola-tem-necessidades-especiais-diz-ministro-haddad.jhtm

Série "Reforma ortográfica"

Dica do dia:
'Anti-inflacionário' e 'micro-ônibus' ganharam hífen

Entendendo a regra :
Prefixos terminados em som nasal ganham hífen diante de "m" e "n"

Quando o assunto é o hífen, nem tudo mudou sob o Novo Acordo Ortográfico. Os prefixos terminados em "r", por exemplo, continuam requerendo o hífen apenas antes de termos iniciados pelas letras "r" e "h" ("super-realidade" e "super-herói").
É um princípio da nova convenção evitar a colisão de fonemas iguais. Assim: "anti-inflacionário" e "micro-ônibus", que passam a ter hífen, mas também "super-requintado", "hiper-realista" ou "inter-regional", que já eram escritos dessa maneira.
Os prefixos "circum-" e "pan-", ambos terminados em fonemas nasais, obedecem agora ao mesmo princípio: separam-se por hífen de termos iniciados não só pelas vogais e pelo "h" (como antes) mas também dos iniciados por "m" e "n". Obtemos, assim, formas como "circum-navegação" (no lugar de "circunavegação") e "circum-murado" (no lugar de "circumurado"). São hoje corretas grafias como "pan-negritude" e "pan-mixia", seguindo o mesmo princípio. Continuam, ambas com hífen, as formas cujo radical se inicia por vogal ou "h". Assim: "pan-americano" e "pan-helênico", por exemplo.
Ressalte-se que, diante de palavras iniciadas por outras letras, ocorre a justaposição dos prefixos com alternância entre as letras "m" e "n", de acordo com a letra inicial da palavra iniciante. Assim: "pansexual", "pampsiquismo", "circuncisão", "circumplanetário" etc. Uol Educação

FRASE DO DIA:

www.aquitemeducacao.blogspot.com

Não devemos levar em conta a rebeldia dos filhos no ato de educar, corrigindo-os hoje, pois nos sentiremos realizados com sua compreensão amanhã.
(Ivan Teorilang)

Gestores têm um mês para solicitar correção no Ideb

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009 por município e por escola foram publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Os dados já podiam ser consultados pelos gestores desde a semana passada. Mas, com a publicação, os gestores podem embasar solicitações de correção, se necessário.
Nesta quinta, 15, outra portaria foi publicada para regulamentar prazos e procedimentos para a solicitar correções desses dados. Diretores de escola, secretários municipais e estaduais de educação, casao haja alguma divergência, poderão solicitar modificações ao Inep até o dia 14 de agosto.
Os recursos deverão ser solicitados por meio de ofício assinado pelo gestor responsável e enviado pela internet, opção recurso Ideb. O documento deverá apresentar as justificativas que fundamentam o pedido de correção. As solicitações de correção referentes à situação de aprovação do aluno informada incorretamente ao Censo Escolar da Educação Básica 2009, caso aceitas, deverão ser incorporadas pelo solicitante, até 29 de agosto, diretamente no módulo Situação do Aluno, pelo site do Educacenso.
O Inep publicará os dados definitivos do Ideb 2009 após análise de todas as solicitações.

PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO ENEM 2010 TERMINA HOJE

Esta sexta-feira, 16, é o último dia para realizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, os estudantes devem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep - O prazo termina às 23h59.
Além de avaliar os estudantes do antigo segundo grau, o Enem, desde o ano passado, tornou-se uma alternativa para ingressar no nível superior. As universidades federais da Bahia (Ufba) e do Recôncavo (UFRB), por exemplo, utilizam o exame no processo seletivo. Na UFRB, o ingresso acontece somente por meio da nota do Enem. Correio da Bahia

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Minha reflexão para o dia de hoje :

A nação brasileira chora pela colocação em que o país se encontra entre os melhores do mundo no Futebol, entretanto, comemoram aos gritos a péssima colocação no ranking da Educação!
.
.
Esse é o país que temos!É assim que o queremos?
.
.



quarta-feira, 14 de julho de 2010

POSSE DO COLEGIADO ESCOLAR EM JACOBINA

Hoje, 14 de julho de 2010, foram devidamente empossados os membros eleitos em 16 de junho deste ano para o Colegiado Escolar de todas as unidades de ensino da cidade de Jacobina.
O evento aconteceu no Centro Cultural às 9h , contando com a participação dos diversos segmentos que compõem o Colegiado :direção da escola; professores e/ou coordenadores pedagógicos em exercício na unidade escolar; estudantes;servidores técnico-administrativos em exercício na escola; pais ou responsáveis. Fizeram-se presentes também autoridades do município.
O Colegiado Escolar é órgão que garante a gestão democrática do ensino público, através da participação da comunidade escolar e local, na concepção, execução, controle, acompanhamento e avaliação dos processos administrativos e pedagógicos da ação educativa, no âmbito de cada unidade de educação básica do Sistema de Ensino.
O Colegiado Escolar é regulamentado pela LEI Nº 11.043 DE 09 DE MAIO DE 2008
.
.
.



terça-feira, 13 de julho de 2010

Governo quer proibir pais de dar palmada em crianças

Pais, professores, cuidadores de menores em geral podem ficar proibidos de beliscar, empurrar ou mesmo dar "palmadas pedagógicas" em menores de idade. Um projeto de lei que proíbe a prática do castigo físico será assinado amanhã pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para marcar os 20 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A medida visa garantir o direito de uma criança ou jovem de ser educado sem o uso de castigos corporais ou "tratamento cruel e degradante". Atualmente, a Lei 8.069, que institui o ECA, condena maus-tratos contra a criança e o adolescente, mas não define se os maus-tratos seriam físicos ou morais. Com o projeto, o artigo 18 passa a definir "castigo corporal" como "ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente". Para os infratores, as penas são advertência, encaminhamento a programas de proteção à família e orientação psicológica.
"A definição proposta se aplica não só para o ambiente doméstico, mas também para os demais cuidadores de crianças e adolescentes - na escola, nos abrigos, nas unidades de internação. O projeto busca uma mudança cultural", diz a subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira. Segundo ela, "1/3 das denúncias no Disque 100 refere-se à violência doméstica, seja na forma de negligência ou de maus tratos".
Será necessário o testemunho de terceiros - vizinhos, parentes, funcionários, assistentes sociais - que atestem o castigo corporal e queiram delatar o infrator para o Conselho Tutelar. Vale lembrar que, no caso de lesões corporais graves, o responsável é punido de acordo com o Código Penal, que prevê a pena de 1 a 4 anos de prisão para quem "abusa dos meios de correção ou disciplina", com agravante se a vítima for menor de 14 anos . www.blitztotal.com.br

Reflexão do dia:

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

"Micos ortográficos" flagrados por mim (3)

.
. .
.

.

.

ESCOLA BEATRIZ NO IDEB

Este mês o Ministério da Educação divulgou o resultado da Prova Brasil realizada no ano passado. Segundo o próprio Ministério os resultados de Português e Matemática do Ensino fundamental melhoraram.
Os resultaods do MEC animaram a equipe gestora e pedagógica da Escola Municipal Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas que teve como resultado a nota 4.3 (a maior do município referente aos primeiros anos do Ensino Fundamental), superando a meta para 2009 que seria 4.1.
Para essa tarefa contamos com profissionais compromissados que buscam modernizar sua didática, aprimorar técnicas de ensino com foco na aprendizagem de todos, visando despertar no alunado o gosto e prazer em aprender. É uma pena que alguns avanços não se dão ainda por conta de perseguições e atrasos politiqueiros que inviabilizam a satisfação do profissional em educação do nosso município.Entretanto, o ideal da classe é o avanço, mostrando que merecemos o valor que não nos é dado.Honramos o juramento do magistério!
De acordo com projeto de lei do Senador Cristovam Buarque( ex-ministro da educação) e um dos educadores mais influentes do país , deverá haver pagamento de um 14º salário para professores que contribuírem com a melhoria do ideb de suas escolas. Se o projeto for aprovado, sairemos na frente, o que nos honrará muito como educadores.
.
.
.
Notas do Ideb 2009 (4ª série/5º ano):
.
.
BRASIL (Escolas Municipais) : 4,4
BAHIA (Escolas Estaduais) : 3,2
MORRO DO CHAPÉU(Escolas Municipais) : 3,2
MIRANGABA(Escolas Municipais) : 2,7
VÁRZEA NOVA (Escolas Municipais): 3,7
MIGUEL CALMOM (Escolas Municipais):3,6
OUROLÂNDIA (Escolas Municipais): 3,6
JACOBINA (Escolas Municipais) : 3,6
ESCOLA BEATRIZ : 4,3 nota mais alta dentre as Escolas Municipais de Jacobina
.
.
"A nota 10, de fato, seria a excelência, como na vida escolar", explica Reynaldo. "Um país como a Finlândia [cujo sistema educacional é reconhecido como um dos melhores do mundo] teria 7,5 [de nota comparável com Ideb]."
.
.
Parabéns, colegas da Escola Beatriz!!!Sei que podemos muito mais e vamos continuar crescendo!!!

Entendendo melhor o Ideb

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.
Criado em 2007, o Ideb serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos. O índice é divulgado a cada dois anos.
.
.

Por que meta de 6
O objetivo do MEC é que o Brasil atinja nota 6 nas avaliações de 2021 -- as notas serão divulgadas em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.
Chegou-se a esse número com base na média das notas de proficiência dos países desenvolvidos da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), uma organização internacional e intergovernamental que agrupa os países mais industrializados da economia do mercado.
.
.

Cresce total de professor sem diploma no ensino básico

O número de professores que lecionam no ensino básico sem diploma de curso superior aumentou entre 2007 e 2009, segundo o Censo Escolar do Ministério da Educação. Atualmente, os professores sem curso superior somam 636 mil nos ensinos infantil, fundamental e médio - o que representa 32% do total. Em 2007, eram 594 mil.
O crescimento vai na contramão das políticas públicas adotadas nos últimos anos para melhorar a formação dos docentes no País. Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, o Brasil deveria ter todos os seus professores de ensino fundamental e médio com curso superior - projeto de lei atualmente em tramitação no Congresso Nacional prorroga esse prazo por mais seis anos e estende a obrigatoriedade também para o ensino infantil.
A Bahia é o Estado com o maior número de professores que lecionam sem diploma: eles eram 101 mil em 2009, dois terços do total. Mas mesmo em São Paulo ainda há 2.025 docentes sem diploma atuando no ensino médio - teoricamente, a etapa do ensino com mais conhecimentos específicos, como matemática e física, que mais exige uma formação superior.
Para o governo federal, o principal motivo de os índices de professores com formação superior não terem crescido, apesar dos investimentos públicos na formação, está no grande contingente sem diploma na educação infantil, etapa do ensino cuja oferta teve maior aumento no País nos últimos oito anos. O curso superior não é obrigatório no ensino infantil, mas o Plano Nacional de Educação (PNE), de 2001, tinha como meta que 70% dos professores dessa etapa conseguissem o diploma no prazo de dez anos.
O governo federal, em parceria com Estados e universidades, tem um programa de ensino a distância para professores, além de créditos e bolsas para os docentes que entram na faculdade. Atualmente, a maior aposta do governo federal está no Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. A intenção é formar, nos próximos cinco anos, 330 mil professores que atuam na educação básica e ainda não são graduados. As informações são do jornal O Estado
.
.
.



segunda-feira, 5 de julho de 2010

EDUCAÇÃO PÚBLICA 3 ANOS ATRÁS DA PARTICULAR


Um aluno que completa o ensino fundamental em colégio privado sabe, em média, mais que um formado no ensino médio público, com três anos a mais de estudo. Segundo dados do Ideb, indicador do MEC de avaliação da qualidade da educação brasileira, de 2005 a 2009, a diferença entre a rede pública e a particular caiu em todos os níveis pesquisados. Como as provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica, um dos componentes do Ideb) têm a mesma escala e grau de dificuldade para todas as séries, é possível comparar alunos de diferentes anos.Em matemática, por exemplo, a média dos estudantes ao final do ensino fundamental na rede privada foi de 294 pontos numa escala de zero a 500. Na pública ao fim do ensino médio, a média é de 266. Em português, a média foi de 279 pontos em particulares no último ano do ensino fundamental e 262 em públicas ao fim do médio. Informações da Folha.

EDUCAÇÃO NO ESTADO ABAIXO DA META NACIONAL

Dos 5.404 municípios avaliados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 84,9% atingiram as metas estabelecidas. A Bahia, entretanto, não alcançou a meta nacional do Ideb das séries iniciais até o 4º ano, da 5ª a 8ª série e no ensino médio. As notas do estado foram 3,8, 2,8 e 3,3, respectivamente, sendo que a meta era 4,5, 3,7 e 4,2. Apesar de não alcançar o índice desejado, a Bahia melhorou o Ideb desde 2005, quando o percentual começou a ser calculado. O pior resultado da avaliação realizada no ano passado foi registrado pelo município de Apuarema, com nota 0,5, no sul da Bahia. Procurada pela Agência Brasil, a secretária de Educação do município, Zaira dos Santos, mostrou-se surpresa com o resultado, mas não quis comentar os motivos do baixo desempenho. Dos 11 municípios com as piores notas nas séries iniciais do ensino fundamental, seis estão na Bahia. São eles: Pedro Alexandre (2,0), Nilo Peçanha (2,1), Manoel Vitorino (2,1), Dario Meira (2,2) e Pilão Arcado (2,2). O estado não tem nenhum município na listas das dez melhores notas.Informações da Folha.

domingo, 4 de julho de 2010

Micos Ortográficos


Frase do dia:



''Escola tem de parecer boa aos olhos do aluno''

O Estado conversou com o especialista em economia da educação Marcelo Côrtes Neri, diretor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas do Rio (FGV-RJ) sobre as possíveis razões para o Ideb do ensino médio não avançar no mesmo ritmo que os anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Por que o ensino médio não atrai os alunos?
O principal problema é a falta de interesse. Seja para justificar os índices de evasão ou os motivos que os estudantes usam para explicar suas faltas.
Mas por que isso ocorre?
É uma questão, como sempre, de políticas públicas. Costuma-se pensar que boa educação é ter a melhor escola possível, com o melhor prédio, a melhor infraestrutura e os melhores professores e funcionários trabalhando. Mas não é só isso. Temos de pensar também no problema da oferta de vagas. E, isso resolvido, temos de criar demanda para essa oferta.
Como assim?
Para um estudante de 15 anos realmente querer estar dentro de uma escola, ela tem de parecer boa aos olhos dele e aos olhos de quem lá estuda. A falta de interesse não está ligada somente à questão financeira, de falta de investimento ou do estudante mais pobre não ter dinheiro para ir e vir da escola todos os dias. É um problema intrínseco ao ensino médio brasileiro. Já está enraizado.
Mas como podemos motivar essa demanda a se interessar pela escola?
Existe um paradoxo econômico dentro de tudo isso. Pesquisas comprovam que quem conclui o ensino fundamental tem 68% de chance de ser empregado com uma média de salário de R$ 700. Para quem finaliza o ensino médio, essa empregabilidade pula para 78%, com renda de R$1,6 mil. No entanto, o jovem parece não enxergar isso. Ele não vê essa ligação com o mercado de trabalho, não vê isso como motivação. Isso se deve, em grande parte, ao caráter generalista do ensino médio, que tenta fazer e ensinar muita coisa, mas não consegue.
Por quê?
Porque o estudante não vê a coerência que estudar física e química pode ter em sua vida. Ele não compreende o que esse conteúdo pode trazer em termos práticos. Além disso, o tempo de permanência na escola é muito curto. Uma jornada diária de quatro horas é pouco. Ele aprende pouco e não tem o interesse pelo conhecimento motivado.
Qual solução você enxerga para esse quadro?
O ensino profissionalizante é um bom caminho. Mas também não serve para todos. Uma mudança do conteúdo que é dado no ensino médio também seria bom. No caso da educação profissional, o primeiro passo é mudar a visão que as pessoas têm dela, de que é uma educação de segunda classe. Estadão

sexta-feira, 2 de julho de 2010

2 de julho: Independência da Bahia

A Independência da Bahia foi um movimento que iniciou-se ainda em 1821 e teve seu desfecho ao 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, e que terminou pela inserção na formação da unidade nacional brasileira, durante a Guerra da independência do Brasil.
Maria Quitéria, heroína da independência da Bahia
Maria Quitéria de Jesus (Feira de Santana, 27 de julho de 1792 — Salvador, 21 de agosto de 1853) foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Considerada a Joana d'Arc brasileira, é a patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.

Frase do dia:


"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." Immanuel Kant
.
.

Série "Reforma ortográfica"

Dica do dia
O substantivo 'pôr-do-sol' continua com acento

Entenda a regra

Já se disse que quase todos os acentos diferenciais foram suprimidos pelo Novo Acordo Ortográfico. É bom esclarecer, então, quais foram os que permaneceram - apenas dois, o do verbo "pôr" e o da forma "pôde" (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do modo indicativo).
O acento de "pôr" faz que a forma verbal se distinga da preposição "por". Na letra da canção "Leve", de Chico Buarque, temos a preposição "por": "Não me leve a mal/ Me leve apenas para andar por aí/ Na lagoa, no cemitério/ Na areia, no mormaço". Do mesmo Chico, agora na letra de "Bye-bye, Brasil", está o verbo "pôr": "Eu vou dar um pulo em Manaus/ Aqui tá quarenta e dois graus/ O sol nunca mais vai se pôr/ Eu tenho saudades da nossa canção/ Saudades de roça e sertão/ Bom mesmo é ter um caminhão".
É importante lembrar que o substantivo composto "pôr do sol" continua grafado com acento, dado que o verbo "pôr" é um de seus elementos constitutivos. O mesmo ocorrerá com a forma "soto-pôr", único derivado do verbo "pôr" em que o prefixo fica separado por hífen, motivo pelo qual o acento deve ser empregado. Nos demais, não ocorre acento gráfico: repor, propor, depor, compor, sobrepor etc.
Já a forma "pôde" mantém-se como único caso de acento diferencial de timbre (observe que, no presente do indicativo, dizemos "pode", com /o/ aberto e, no pretérito perfeito do indicativo, pronunciamos "pôde", com /o/ fechado). O motivo da manutenção do acento gráfico de "pôde", entretanto, não é a preservação da sua pronúncia fechada. Essa grafia serve para marcar o tempo passado.
A utilidade desse acento fez que não fosse suprimido na reforma ortográfica de 1971 e que sobrevivesse também a esta. Assim: "Ele não pode fazer isso" (presente) é diferente de "Ele não pôde fazer isso" (passado).Uol Educação

Estudantes da rede pública estão aprendendo mais português e matemática

As notas dos alunos da educação básica melhoraram tanto em português quanto em matemática, segundo dados liberados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta quinta (1). As etapas avaliadas são os anos iniciais (1ª a 4ª séries), os anos finais (5ª a 8ª séries) e o ensino médio (antigo colegial). Os alunos são avaliados pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e pela Prova Brasil.
Nos anos iniciais, o desempenho em português foi de 184,3 (em 2007, foi de 175,8). Os alunos dos anos finais do ensino fundamental obtiveram 244 e os estudantes do ensino médio alcançaram 268,8. Uol Educação

MEC divulga resultado do Ideb 2009

Nesta quinta-feira dia 1º de julho o Ministério da Educação divulgou o resultado da Prova Brasil realizada no ano passado. Segundo o próprio Ministério os resultados de Português e Matemática do Ensino fundamental melhoraram.
Os dados preliminires do MEC animam a equipe gestora e pedagógica do Colégio Luis Alberto que aguardam o resultado e a nota da escola para confirmarem a espectativa da meta para 2009 de 4,5( meta para 2013), pois a escola já tem uma nota melhor que a meta estabelecida pelo MEC. O empenho de professores, coordenadores e gestores na busca pela melhoria da qualidade do ensino da Unidade Escolar será contará com um importantíssmo reforço em 2010 com a posse dos 14 membro do Colegiado Escolar representando os segmentos de professores, pais, alunos funcionários, direção e comunidade local que juntos terão a árdua missão de somar esforços pela melhoria da qualidade do ensino, baixando taxas de reprovação e repetência enquanto aumentam os níveis de aprovação, corringindo o fluxo escolar melhorando também a relação da escola com a comunidade local.
Para essa tarefa contamos com profissionais compromissados que buscam modernizar sua didática, aprimorar técnicas de ensino com foco na aprendizagem de todos. Para tanto usam os recursos disponíveis das diversas mídias para despertar no alunado o gosto e prazer em aprender.
De acordo com projeto de lei do Senador Cristovam Buarque( ex-ministro da educação) e um dos educadores mais influentes do país que propõe o pagamento de um 14º salário para professores que contribuírem com a melhoria do ideb de suas escolas,os professores do Colégio Luiz Alberto, em Jacobina, seriam o primeiro a receber tal benefício, pois apresentou em 2007 um crescimento de 45%. O índice exigido é 50% ou ideb 6,0. Assim, a espectativa para 2009 é muito grande. Se o projeto for aprovado, sairemos na frente, o que nos honrará muito como educadores. Postado pelo blog do Colégio Luis Alberto