segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quem é o(a) Secretário(a) de Educação do seu município????


Através de seu personagem "Zezinho", o chargista Ivan Cabral( Mestre em Educação pela UFRN e membro do Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos de Natal-RN), faz uma brilhante uma crítica à nomeação política do cargo de Secretários(as) de Educação, onde apenas são visados os acordos partidários, desconsiderando a formação, capacitação e comprometimento destes com a qualidade e desenvolvimento educacional. Muitos deles usam "palmatórias" e tentam maltratar aqueles com quem têm discordância principalmente política, mas também pessoal. Ainda bem que são passageiros, embora demonstrem estar sempre esquecidos disso!!!
Em seu município também é assim ?

TÔ com "Zezinho" e não abro! E pouco importa se vou pra berlinda por isso!!! kkkk
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domingo, 30 de maio de 2010

A baixa qualidade do ensino de matemática nas escolas públicas

No dia 28 de maio, o UOL Educação publicou uma matéria citando o problema da baixa qualidade do ensino da matemática nas escolas públicas brasileiras fazendo uma relação direta com a formação incipiente dos professores para o ensino da disciplina. Diante de tal situação, mostraram a necessidade de melhorar a formação dos professores de matemática, vez que grande parte dos professores que lecionam na área não estão devidamente preparados.
Eu diria que o problema não se restringe a esta disciplina, sendo realidade em outras áreas da aprendizagem também. Ainda há muito equívoco na estruturação das escolas e diversos fatores acabam distorcento o sentido da educação, disponibilizando vagas e exigindo a fomação específica , mas "forçando" o educador selecionado a aceitar lecionar outras disciplinas para garantir sua carga horária ou conseguir o aumento desta. Contudo, é preciso ver os dois lados da moeda, pois o professor que muitas vezes se submete a lecionar disciplinas para as quais não é habilitado ou nem mesmo tem a habilidade, precisam se dar conta de que aceitar tapar buracos os faz ser apenas enchimento de uma educação deficiente... Há ainda os habilitados na disciplina mas pouco esforçados ou descomprometidos com a transmissão do que lhes compete. É comum ouvir que professores têm o conhecimento mas não sabe mediar...
Se as instituições educacionais não se importam e os professores também não, pouco menos se importarão os alunos, que preferem fazer de conta que estudam...
Uma revolução precisa acontecer, e parece mais improvável ser de cima pra baixo ou de baixo pra cima (respectivamente do sistema e dos alunos), e assim sendo, mais esta tarefa é incubida ao educador,que deve respeitar a sua formação e seus ideais .
Ainda é válido também que essas conclusões sirvam de norte para quem pretende se habilitar, observando as disciplinas de maior carência nas instituições de ensino, assegurando maior facilidade no acesso ao mercado de trabalho.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Reforma Ortográfica nas escolas

O novo Acordo Ortográfico foi assinado no dia 29 de setembro de 2008 e entrou em vigor no Brasil em janeiro de 2009, com o objetivo de integrar e ampliar a comunicação entre as nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Bem sabemos que mudanças sugerem um período de transição, e neste caso, compreender e adaptar-se às novas regras, teve o prazo estendido até o ano 2012 (tempo limite para que não mais seja aceito oficialmente o uso das duas formas, o que foi permitido por três anos: 2009 a 2012).
Escrever bem e corretamente é cada vez mais importante e necessário no contexto social e a Escola carrega grande responsabilidade no domínio das regras, harmonizando na medida do possível o peso do uso popular e da tradição lexicográfica.
No convívio com muitos professores (direto ou virtualmente), tenho percebido que estes, assim como eu,optam por prorrogar a inserção definitiva da nova ortografia nos componentes curriculares a serem estudados em suas turmas, fazendo uso da permissão da "prorrogação" oficial da obrigatoriedade ao invés de uma transição rápida ou imediata. Boa parte desses, ressaltam em suas classes apenas as adequações da reforma contidas nas novas edições das coleções de livros aprovados pelo MEC e adotados pelas escolas, ou em atividades isoladas que tratam de exemplos úteis em contextos rotineiros e genéricos.
Informalmente fiz uma enquete com colegas de profissão, questionando como estes se sentem em relação ao uso das novas regras ortográficas da Língua Portuguesa principalmente em sala de aula e mediante as respostas (que poderiam variar entre: Totalmente seguro(a); parcialmente seguro(a); ou totalmente inseguro(a)), pude analisar que antes de levar a reforma ortográfica aos alunos, é preciso atentar para a reciclagem dos profissionais em educação, habilitando-os devidamente pra tal tarefa, vez que mais de 90% dos consultados encontram-se totalmente inseguros na utilização prática do novo acordo ortográfico e creio que tal realidade não se resume apenas aos participantes da enquete.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Desabafo ou resposta? Qualquer um ou os dois...

“QUEM ACEITA O MAL SEM PROTESTAR, COOPERA REALMENTE COM ELE”. Martin Luther King

Há tempos vemos o esmagamento dos professores e pouco ou quase nada é feito no intúito de valorizá-los. A situação é complicada, entretanto penso que só montam em nós quando nos abaixamos!É muito importante exercer nosso papel com distinção, mas não deixa de ser fundamental protestar na busca pelos direitos já adquiridos (que nos são negados na prática)e por outros que almejamos conquistar.
Há quem diga até que vivo buscando por leis que me amparem em minha função e que eu deveria era estudar as que soam obrigação. Respondo sem medo que cumpro direitinho aquilo que me é devido e que quanto às leis que me obrigam ou punem, não preciso me preocupar, pois estas estão acesas em pontas de tochas e chicotes, entretanto, não encontrarão motivos para sequer me tocar!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Pode rir... mas o "caso" é sério!!!! kkkkkkk

Fantástico!!! Vale à pena assistir...

O que tem de gente que fala assim... inclusive no meio escolar!

Todo mundo que assistir vai lembrar de alguém!

Eu lembrei... kkkkkkkkkkkk

MEC vai recomendar o fim da reprovação

O site www.nota10.com.br noticia nesta terça-feira,25, publicou que baseados nos dados do censo escolar de 2008 ( quando 74 mil crianças de 6 anos foram reprovadas, e depois de realizar três audiências públicas - em Salvador, São Paulo e no Distrito Federal), o Conselho Nacional de Educação (CNE) se prepara para recomendar que todas as escolas públicas e privadas não reprovem mais alunos matriculados nos três primeiros anos do ensino fundamental.
O jornal O Globo afirma que a resolução (a qual terá que ser homologada pelo ministro Fernando Haddad neste último ano do governo Lula) entrará em vigor em 2011, segundo Edna Martins Borges, coordenadora-geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
"Como estamos atualizando as diretrizes para a educação, vamos recomendar fortemente o princípio da continuidade. Sabemos que não tem a força de uma lei, mas as recomendações do CNE direcionam o sistema educacional" - explica Edna, dizendo ainda que o Conselho espera que o Brasil deixe, daqui a alguns anos, de reprovar em todas as séries do ensino fundamental por acreditar que a reprovação interrompe o sucesso escolar que o estudante poderia ter.
Certamente as recomendações serão acatadas e seguidas a rigor sem maiores imposições.Diante dessa realidade, questiono : O que é SUCESSO escolar afinal?Seria apenas concluir os estudos fundamentais no menor tempo possível para diminuir as despesas do governo? O que se pretende alcançar? O quê ou quem pretendemos formar?
As respostas são tão claras...
Num país onde os alunos já tão pouco se interessam ou se esforçam na busca por conhecimento, como educadora, tenho muito a lamentar!
NÃO DÁ PARA APROVAR O FIM DA REPROVAÇÃO...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

25 de maio : Dia de África

No 25 de maio o continente africano comemora seu dia ,celebrando as independências, o fim do colonialismo, a construção de novos países.
Esta data é importante não apenas para os irmãos africanos, mas para todo o mundo, vez que sua libertação é uma conquista da humanidade, contrariando aos muitos que se opuseram a tal acontecimento.
O continente africano moderniza-se em ritmo consideravelmente lento, mas seus mercados consumidores crescem,assim como há alguns progressos no acesso às tecnologias e ao ensino, na área habitacional, nos cuidados com a saúde, etc.Esses são motivos a serem celebrados, mas não se pode abrir mão de usar esse dia para refletir acerca das lutas dos milhões de africanos que alcançaram a liberdade e direitos de cidadania, mesmo que ainda vejamos cenas semelhantes às vistas no período colonial. É preciso pensar na corrupção, no autoritarismo e nos preconceitos que persistem, pois não basta o termo ‘independência’. Há que se alcançar êxito em novas lutas, como a verdadeira democracia, distribuição das riquezas, progresso social, etc.
Este ano, acontecerá a primeira copa do mundo já realizada no continente africano, onde vários países estarão reunidos neste enorme evento esportivo do planeta. É uma excelente chance de fazer o mundo conhecer melhor um continente contraditoriamente rico e pobre que foi tão explorado e oprimido , que contribuiu na formação do povo brasileiro e que acima de tudo continua gritando por liberdade, por muito mais liberdade, eu diria...

Com a palavra, o mestre Piaget :


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

MEC cria 'Enem' para selecionar professores


O Ministério da Educação (MEC) instituiu hoje um concurso para avaliar professores interessados em trabalhar na rede pública. A primeira edição do chamado Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente deverá ocorrer em 2011. Poderão participar educadores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil.
Segundo o MEC, o programa foi criado a partir da demanda de Estados e municípios. Com os resultados, as secretarias de Educação não precisariam realizar concursos públicos para contratar professores - bastaria usar as notas do exame como critério de seleção.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será responsável pelo programa, que funcionará nos moldes do atual Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o professor faz a prova e depois pode utilizar as notas para ingressar em diferentes redes que aderirem ao processo seletivo. A forma de utilização dos resultados será definida por cada secretaria.
Uma consulta pública sobre o exame está aberta desde a última quarta-feira no site do Inep, e ficará no ar durante 45 dias. Professores, universidades, Estados e municípios podem contribuir com sugestões sobre o que um educador deve saber no momento do ingresso na carreira do magistério.
De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, o exame constituiu uma "avaliação de conhecimentos, competências e habilidades". O exame será realizado anualmente, com aplicação descentralizada das provas. A participação dos professores será voluntária, mediante inscrição.
O Inep montará um banco de dados e emitirá relatórios com o resultado do exame, que serão disponibilizados para instituições de ensino superior, secretarias de Educação e pesquisadores.
www.estadao.com.br

domingo, 9 de maio de 2010

Dengue mata!!!

A cada dia nos deparamos com novos casos de dengue em nossa região e é assustador o quanto ela tem matado! O melhor caminho para combatê-la é a prevenção!!!É importante fazer do assunto uma presença constante nas aulas, conscientizando os alunos do poder que temos nessa luta contra uma doença tão perversa .


http://www.combateadengue.com.br/
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Tipos de Dengue
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Formas de apresentação

- Infecção Inaparente
A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

- Dengue Clássica
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.
Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

- Dengue Hemorrágica
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue
Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.
Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

É tanto "bafafá" !!!

Após a suspensão da greve pela liminar da Justiça (e não pelo chicote quebrado ,diga-se de passagem) de volta às salas de aula, os alunos das Escolas Municipais de Jacobina polemizam a entrega das fardas prometidas desde as matrículas deste ano letivo...
Como diz uma colega de profissão : É tanto "bafafá"!!!


quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aconteceu na Câmara (05/05/2010)


Piada real!



Hora da chamada



Na leitura da ata do dia 27/04/2010 (sessão anterior), foram vários os equívocos ao citar os presentes e os ausentes. Ainda bem que os professores estavam lá, e para matar a "saudade" da sala de aula, ensinaram o pessoal da Câmara a fazer a chamada direitinho...kkk Quem não viu, perdeu a afobação do "todo poderoso"!!!
Detalhe: Até o "fujão" da sessão anterior estava lá para conferir!


terça-feira, 4 de maio de 2010

A "vitória" dos tolos!!!

Tenho visto que aqueles que se acham muito sabidos, felicitam-se ao pisar nos outros...
E acreditam piamente que venceram por ter abaixo dos seus pés, esmagadinhas e murchas aquelas sementinhas que um dia declararam guerra. Não sabem, pobres coitados “vencedores”, que sementes ao solo tendem a efetivar a fertilidade! Apertadinhos contra o chão, colados na terra, respirando mal por conta de estarem sufocadas pelos grandes pés, elas aparentemente se rendem, se adaptam ao chão...
O que não se espera é uma chuva temporã, que mostrará quem é que está por cima. A vida, nada mais é que o rolar do tempo e esse tempo é bem passageiro pra uns, mas praticamente “eterno” pra outros!
Uns entram e saem, outros permanecem!!!

Bom mesmo é saber que o chicote quebrou! Foi preciso recorrer à Justiça pra alcançar o que antes se valia numa simples ameaça!
Portanto: viva os professores municipais de Jacobina, pois a luta, assim como nós, continua!!!