quarta-feira, 31 de março de 2010

Saúde, Caém e Jacobina formando Educadores Ambientais

A cidade de Saúde sediou nos dias 30 e 31 de março de 2010 o Seminário de Recursos Hídricos, Saneamento e Educação Ambiental e a I Oficina de Formação de Educadores Ambientais, promovidos pelo Instituto de Gestão de Águas e Climas (INGÁ) em parceria com a EMBASA, PEAS e prefeituras.

Participaram do evento as cidades de Saúde, Caém e Jacobina, as quais enviaram representantes do poder executivo e legislativo,com exceção de Jacobina.

Profissionais diretamente ligados ao tema fizeram-se presentes: Balduíno Dias Neto (INGÁ), Arnor Fernandes (EMBASA / Sr do Bomfim), Representantes de Comunidades, Jorge Barbosa (PMC Engenharia Ltda), Gislene Mota (direc 16) , educadores e outros.
Foi interessante ter contato com dados precisos sobre a extensa Bacia do Rio Itapicuru, a qual se extende em 37.000 quilômetros quadrados e tem fundamental importância para a nossa região. Bom também conhecer leis as de saneamento , responsabilidades da Embasa, e principalmente tornar os presentes cientes de que os órgãos agora estão abertos `a sociedade na tomada de decisões.
Foi debatida a política de recursos hídricos e pontuados os objetivos do Programa de Educação Ambiental para a sustentabilidade (PEAS) , representado em nosso município por Elione Muritiba e tem como coordenadora geral Vanja Leite Moraes Brito, também presentes no evento.
As obras de saneamento que perpassarão Jacobina, Saúde, Caém e algumas de suas comunidades, teve valor total estimado de R$ 28.028.320,00 e será realizada pela UFC Engenharia Ltda, no prazo médio de um ano e meio.
A necessidade de humanizar os processos foi perceptível e todos se deram conta de que degradar o meio ambiente é também degradar as relações humanas, e assim pensando, cada presente no evento (educadores, membros de associações,representantes de instituições, alunos, etc), saiu com o imenso desejo de conscientizar as pessoas do espaço onde vivem para a preservação dos recursos naturais e em especial a água.
A educação é a ferramenta fundamental para mudar o mundo, mas quem muda o mundo é a ação. Cada um precisa mudar, mas a mudança social se dá na coletividade!


sexta-feira, 19 de março de 2010

19 de março - Dia da Escola




Tenho o privilégio de aniversariar no dia 19 de março, data que homenagea São José , humilde e digno carpinteiro , escolhido para ser pai de Jesus Cristo. Entretanto, esta data também referencia a comemoração ao dia da ESCOLA, a qual na prática ultrapassa a simplória definição de "estabelecimento de ensino". ESCOLA é o ambiente de convivência e socialização, onde é possível compartilhar conhecimento, ter contato com manifestações artísticas, disciplinas diversificadas, adquirir noções de valores solidários, sendo assim referencial para o crescimento de pessoas, englobando aspectos físicos, psicológicos, afetivos, intelectuais e sociais.

Ainda são muitas as dificuldades e empecilhos para que se efetive uma educação de qualidade, embora os profissionais da área estejam numa busca constante de qualificação e aperfeiçoamento. Apesar do nível e desempenho da educação brasileira serem insatisfatórias, o sistema educacional tem apontado alguns avanços no ensino do nosso país, e a ESCOLA a cada dia amplia seu papel numa sociedade onde a instituição família encontra-se em crise estrutural.

ESCOLA, portanto, não é uma edificação e sim uma "estrada"!

terça-feira, 16 de março de 2010

Não ficamos parados em dia de Paralisação!



Dia 16 de março de 2010, aderindo a Paralisação Nacional , grande parte dos profissionais em Educação de Jacobina não foram às escolas, entretanto, não ficaram parados.


Informada de que no dia anterior (15/03) havia acontecido um encontro entre a APLB e a prefeita municipal, hoje, a categoria participou de uma Assembleia na sede da APLB às 9:30h, onde foram discutidos assuntos importantes e tomadas decisões diante da sensação de descaso do poder público, vez que este tenha pedido mais um prazo para falar sobre repasses e outros interesses urgentes e gritantes.


O assunto principal ,por ser um anseio de todos, é a atualização do Plano de Cargos e Salários, o qual se encontra defasado . O descaso das autoridades tem gerado revolta nesse aspecto, bem como ao tomarmos conhecimento de que mais de 39% do FUNDEB 60 vem sendo gasto com cargos comissionados em Jacobina, onde para cada 2 professores há um cargo. Foi levantado o tema dos já famosos "45 de boca", (profissionais da educação desviados de suas funções sem que haja uma portaria ou que estejam dentro dos critérios de excedência ou apresentem problema de saúde comprovado por especialista). A classe presente foi unânime em relação a não concordar com a Atividade Complementar feita em horário oposto ou à noite, vez q são concursados para um turno específico e a maioria já ter carga horária de 40 horas semanais.Todos os dados e informações transmitidos pela APLB foram devidamente documentados no momento de suas apresentações, encontrando-se lá para qualquer esclarecimento.


Já por volta do meio dia, após todas as discussões, ficou marcada uma nova Assembleia para o dia 10 de abril do corrente ano, onde serão analisadas as respostas e retornos da prefeita, que caso não correspondam às expectativas do grupo, fortalecerão o desejo de deflagração duma greve.


Destaco como frase do dia :"A mudança só vem depois do caos e o caos já chegou" , dita por Felisvaldo, presidente da APLB- Jacobina, durante a proveitosa reunião.

quarta-feira, 10 de março de 2010

No Brasil, mulheres passam mais tempo na escola do que os homens



Embora as mulheres continuem tendo por responsabilidade cultural as tarefas domésticas e de cuidado com a família, elas tendem a ser mais bem-sucedidas que os homens no cenário educacional.
Por muito tempo, as condições de acesso ao ensino e permanência na escola foram desfavoráveis para as mulheres, entretanto,dados do IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que em nosso país, no grupo dos 15 aos 17 anos, 57% das meninas estão no ensino médio (etapa correta para essa faixa etária) enquanto os só 47% dos meninos cursam a série indicada para a sua idade.Em relação aos índices de escolaridade, na faixa etária dos 15 aos 19 anos, 41% dos homens têm menos de oito anos de estudo. Já entre as mulheres, essa situação atinge 29% da população nessa faixa etária.
Entretanto, apesar desses dados, os homens ainda são maioria nos cargos de chefia e as mulheres permanecem vítimas da divisão sexual do trabalho, tendo que se desdobrar nas tarefas do lar , cuidados com os filhos , sobrando menos tempo para a dedicação ao trabalho, ajustando-se como possível à dupla jornada.
Apesar das dificuldades, comprovadamente as mulheres passam mais anos estudando que os homens e acreditam numa reversão do quadro machista onde apenas homens detêm o poder. Além disso, a sociedade começa a se moldar de forma a equilibrar as tarefas domésticas sob o domínio de ambos os sexos, em parceria.