sábado, 21 de novembro de 2009

Colégio Luís Alberto celebra o Dia da Consciência Negra

A Escola Municipal Luís Alberto Dourado de Carvalho valorizou a beleza e arte negra neste dia 20 de novembro (dia da Consciência Negra).A escola contou com a participação dos seus alunos em manifestações como desfile e capoeira. A pró Dalva está de parabéns pela organização do evento.







quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Desinteresse em sala de aula


É fato: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ENFRENTA GRAVES PROBLEMAS E SÃO GRANDES OS DESAFIOS. Isso ocorre embora haja inúmeras tentativas de mostrar na mídia um avanço irreal ou muito pequeno diante da complexidade do caso.
Para os professores, é nitidamente mais cômodo atribuir a culpa pelo fracasso no ensino à falta de interesse dos alunos e às falhas na parceria família/escola, porém, o que muitas vezes é visto como malcriação e desinteresse, é apenas reflexo das práticas equivocadas do sistema escolar.
A falta de interesse do alunado é real, entretanto, não podemos perder de vista a necesidade de formação continuada para os professores, de estímulos para que esses adequem os instrumentos de aprendizagem às necessidades da turma, bem como melhor aplicação dos recursos destinados à Educação, tendo como foco o desenvolvimento do aluno, atraindo-os para aprender mais.
É preciso também que o professor reflita sobre sua prática e sobre a responsabilidade de sua profissão. Além disso , é necessário que estes percebam que, antes de despertar o interesse do aluno em aprender, ele precisa desenvolver seu próprio interesse pelo que faz.
Não é tão simples quanto parece, afinal, o sistema de ensino engloba questões complexas, porém isso não pode nos eximir de nosso compromisso com o progresso educacional.
Cabe-nos dar o pontapé inicial, pois simplesmente pedir socorro em "gritos" de desespero é ineficaz à reversão do quadro.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Para refletir:


Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira.O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.

(In)Consciência Negra!

Por Carla Cinara Luz


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no nosso país e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.Esta data marca a morte de Zumbi dos Palmares, grande ícone negro na luta contra o racismo.O reconhecimento da data ocorre em alguns estados e centenas de cidades, chegando a ser feriado(estadual e municipal), mas ainda há uma luta em tornar esta data um feriado nacional.
Debater com a sociedade a inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, discriminação do negro pela sociedade, moda e beleza, negra, etc. tem dado evidência a esta data,entretanto é necessário que nosso país não apenas torne feriado o dia 20 de novembro, mas que forme brasileiros reflexivos e sensíveis ao tema, para que tenham atitudes mais humanas e busquem uma reforma social, onde todos (independente de cor, sexo ou credo) tenham as mesmas oportunidades nos mais diversos âmbitos da sociedade, afinal, o Dia da Consciência Negra não deve servir meramente para lembrar da resistência do negro à escravidão, mas para que o nosso Brasil Negro se dê conta da miscigenação que nos compõe .
O tema precisa ser debatido principalmente com as crianças, nas escolas, em eventos educativos, palestras, sendo muito importante que a família fortaleça a democratização racial, num país onde de algum modo, todos têm “um pé na senzala”.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Mais verba para a Educação em 2010

Fonte: Folha Online




O Congresso promulgou na quarta-feira , 11 , a emenda constitucional que tira a educação da DRU (Desvinculação de Receitas da União). O mecanismo, criado em 1994, permite à União usar livremente 20% de suas receitas, o que reduz o orçamento das áreas sociais. Com isso, o Ministério da Educação afirma que terá R$ 7,7 bilhões adicionais já no ano que vem, o que corresponde a 19% do orçamento atual da pasta. Para 2011, a estimativa oficial é de R$ 11,3 bilhões.O dinheiro extra, segundo o MEC, será utilizado na construção de creches e pré-escolas e em programas voltados à inovação curricular e ao ensino médio integrado com a educação profissional.