quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Professores Municipais de Jacobina paralisam suas atividades no dia do Funcionário Público

Professores Municipais de Jacobina paralisaram suas atividades no Dia do Funcionário Público e fizeram uma caminhada de protesto à falta de respeito dos governantes para com a classe dos profissionais em Educação.Saíram da sede da APLB e circularam pelo centro da cidade, passando pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação.

Reivindicaram um plano de cargos e carreira, concurso para Diretores, vices e coordenadores, qualidade da merenda escolar, material didático desde os mais simples giz e papel ofício, e repugnaram o excesso de cargos comissionados, dentre outros itens.

A população se mostrou receptiva durante a caminhada que foi animada com apitos , carro de som e paródias.

Muitos educadores não se fizeram presente ao manifesto, uns afirmando ter medo de perseguições e outros por já estarem sendo agraciados de alguma forma , no entanto, centenas de profissionais em educação (Professores e agentes de portaria) atraíram os olhares curiosos da população jacobinense.

Cabe ressaltar que isso foi só o começo!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Novas proposições no Congresso Nacional

Projeto de lei de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que institui o 14º salário para os profissionais da rede pública de educação deve ser votado na terça-feira (27) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).O projeto (PLS 319/08) estabelece que os profissionais da educação de base, lotados e em exercício nas escolas públicas de educação básica do Distrito Federal, dos estados e municípios, "que tiverem elevado no ano escolar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola em pelo menos 50%", receberão, no mês de dezembro, o 14º salário. As escolas que alcançarem Ideb igual ou superior a 7 "farão jus automaticamente ao 14º salário".A proposta recebeu voto favorável do relator, senador Marconi Perillo (PSDB-GO) e, se for aprovada na CE, será apreciada, em decisão terminativa, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).A Comissão de Educação também deve votar projeto de lei da Câmara (PLC 63/04) que obriga as bibliotecas das instituições de ensino superior a terem em seus acervos "os títulos publicados no país referentes aos seus campos de especialização, sem prejuízo de outras publicações estrangeiras". A matéria, de autoria do deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), recebeu voto favorável do relator, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).Na justificação do projeto, o Fernando Gabeira afirma que a aprovação da proposta vai colocar mais livros à disposição dos estudantes universitários, inibindo a prática corrente de cópias ilegais de livros nas faculdades brasileiras.A CE também deve aprovar, em caráter terminativo, seis projetos de lei do Senado que autorizam o Poder Executivo a criar unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia nas cidades de Pianco (PB), Mamanguape (PB), Esperança (PB), Umarizal (RN), Nova Cruz (RN) e Sorriso (MT).Constam ainda da pauta, de 21 itens, dois projetos de lei do Senado que autorizam o Executivo a criar unidades da Escola Técnica Federal em União da Vitória (PR) e Nova Laranjeiras (PR), além de um PLS que autoriza o Executivo a implantar a Universidade Federal do Sudoeste de Goiás (UFSOG), com sede em Jataí (GO).A reunião da CE está marcada para às 11h, na sala 15 da Ala Alexandre Costa do Senado Federal.
fonte:www.clicnews.com.br

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

terça-feira, 13 de outubro de 2009

"Escola pública não é lugar de religião"

Acordo aprovado no Senado, que estabelece obrigatoriedade do ensino religioso na rede pública, fere a Constituição Federal
Foi aprovado pelo Senado brasileiro na última quarta-feira, 7 de outubro, o acordo firmado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e a Santa Sé, em novembro do ano passado, que estabelece a obrigatoriedade do oferecimento de ensino religioso pelas escolas públicas brasileiras. Diz o parágrafo 1 do Artigo 11: "O ensino religioso, católico e de outras confissões religiosas, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, em conformidade com a Constituição e as outras leis vigentes, sem qualquer forma de discriminação."
"Se essa lei for sancionada pelo presidente, nossa constituição será violada", afirma a professora Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Metodista, de São Bernardo do Campo, na região metropolitana da capital paulista. Perita da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a Coalizão de Cidades contra o Racismo e a Discriminação, responsável pelo capítulo sobre pluralidade cultural dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), coordenadora do grupo de pesquisa Discriminação, Preconceito e Estigma, vinculado à USP, e do Núcleo de Educação em Direitos Humanos, da Universidade Metodista e autora do livro Ensino Religioso em Escolas Públicas: Impactos sobre o Estado Laico, Roseli critica o acordo e fala, nesta entrevista a NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, sobre as diversas e sempre irregulares maneiras de manifestação religiosa no cotidiano escolar.

O acordo assinado pelo presidente Lula com o Vaticano em 2008, que estipula a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas, foi aprovado pelo Senado. E agora?
ROSELI FISCHMANN É importante ressaltar que o documento assinado pelo presidente da República prevê vários privilégios para a Igreja Católica: benefícios adicionais em termos de verbas públicas e ações com impacto sobre a cidadania, como a supressão de direitos trabalhistas para sacerdotes ou religiosos católicos, e a inclusão de espaços para templos católicos em planejamentos urbanos. Nesta entrevista, nos interessa o artigo sobre a obrigatoriedade “do ensino religioso católico e de outras confissões religiosas”, como está no texto. Mesmo fazendo menção a outras crenças, o acordo manifesta uma clara preferência por uma religião, o que obriga as escolas a adotar uma determinada confissão, e isso é inconstitucional. O Ministério das Relações Exteriores defende a iniciativa dizendo que não há problema, já que ela apenas reúne aquilo que já existe. Mas isso não é verdade.

Quais as implicações na formação integral da criança quando ela tem seu credo – ou a opção por não seguir nenhuma crença – desrespeitado?
ROSELI Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a família tem primazia na escolha da Educação que deve dar aos filhos, inclusive quanto à doutrina religiosa a seguir. Se em casa as crianças aprendem a cultuar de uma forma e na escola de outra, nasce um conflito de valores que pode comprometer a aprendizagem. Não é possível haver a imposição religiosa no ambiente educativo.

Para ler a entrevista na íntegra, acesse:

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Escola Luís Alberto comemora o Dia das Crianças

Com muito carinho , a Direção da Escola Luís Alberto recebeu seus alunos e professores num ambiente festivo e caprichado no dia 09 de outubro de 2009, quando se encerrou a Semana da Criança com jogos, brincadeiras, competições, festival de pipas, garota primavera, etc.





Escola Beatriz realiza passeio do Dia das Crianças

A equipe da Escola Beatriz Guerreiro M. de Freitas realizou com as crianças um passeio ao Clube XV de Novembro no dia 8 de outubro de 2009, comemorando antecipadamente o Dia das Crianças.
Foi um sucesso!!!





domingo, 4 de outubro de 2009

5 de outubro: Dia Mundial do Professor

"O professor é como uma vela:ilumina os outros enquanto se consome!"



Comemora-se a 5 de Outubro o “ Dia Mundial do Professor”e esta data chama a atenção para o papel que estes têm em promover educação de qualidade.
Ultimamente exige-se muitos dos professores, que cada vez mais devem assegurar que os estudantes adquiram competências básicas, mas também que se tornem aprendizes para a vida em seus diversos setores.A Escola acaba por abraçar os papéis antes designados à instituição Família, cabendo aos professores transmitir o conhecimento, atitudes e valores , bem como fazer dos alunos agentes de mudança na construção de um mundo melhor.
Embora provavelmente em crise de identidade por conta de tantas inversões e cobranças, o profissional professor merece os parabéns!!!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Teto de vidro

Foto: O Globo

Cabe classificar como cotidiano ver “os sujos falando dos mal lavados” nos mais diversos setores da sociedade. Treiteiros e ladrões falando uns dos outros, invejosos e incapazes atacando os que se destacam, excluídos frustrados pelas derrotas criticando os donos da vez, e ainda há muitos por aí se dizendo cristãos, quando na verdade não são :usam como capa a Bíblia e a Igreja, mas esquecem de fazer o que realmente agrada a Deus.A calúnia, a mentira e o boato contam-se entre os defeitos desses, os quais se esforçam na tarefa de denegrir o caráter das pessoas , propagando o defeito dos outros (que por serem humanos obviamente os têm) esquecendo que seu teto também é de vidro como canta Pitty e afirmou o próprio Jesus .
Mas “a bola da vez” é a gafe cometida pela Secretária de Educação do Rio de Janeiro no twitter, onde esta escreveu ‘pixação’ ao invés de pichação. Não deixa de ser um erro gritante principalmente por vir de quem veio ,sendo também coerente a correção e até a exposição na mídia como foi feito amplamente, porém no ato de criticar é deselegante fazer do outro uma figura de chacota. Penso que caberia mais cautela no uso , combinação e correção das palavras da reportagem (foto), afinal, a edição, no intuito de proclamar o erro da Secretária, acabou por cometer mais erros que ela conforme em destaque.