sexta-feira, 5 de junho de 2009

Huummm... Ponto G

Por Carla Cinara Luz



Sinto ter que desanimar logo de início quem achava que eu ia falar sobre sexo aqui... Confesso que o título chega a ser sensacionalista mas foi o artifício que encontrei para atrair os leitores( vejo que consegui pois você é um deles!)
Pra quem conseguiu passar do primeiro desestimulante parágrafo aviso que falarei acerca da atual funcionalidade da escola atribuída a esta com a quebra da cultura de transmissão de valores familiares.Vivemos numa sociedade onde os pais(em sua maioria) passaram a crer na obrigatoriedade da escola em dar educação a seus filhos de forma que dispense a educação preliminar que deveria ser dada em casa. Porém acho bem difícil ensinar uma criança a respeitar as pessoas se esta passa a maior parte do seu dia num ambiente em que isso não acontece.Não falo só nas práticas dos pais, mas das demais pessoas com quem convivem(hoje isso tem fugido do controle dos "responsáveis") bem como têm estímulos na TV, nos jogos de vídeo-game e os pais se sentem maravilhados por ter seus filhos ocupados!O professor não é referência única e os exemplos não devem partir apenas deles!Mas a situação de descaso familiar é tão alarmante que por conta própria muitos profissionais em educação estão substituindo aulas de Gramática por atividades que visem trabalhar valores familiares!
O termo "educação de berço" se encaixaria ironicamente bem como nome da nova "disciplina" a meu ver pois é bastante coerente para conceituar a lacuna apresentada nas crianças que frequentam as nossas escolas.Indisciplina, desrespeito, violência são algumas das possíveis consequências disso!!!Não quero aqui como professora me afastar do importante papel social que me cabe, afinal não abro mão do compromisso de formar cidadãos capazes de exercer seus direitos e deveres na sociedade, tampouco deixaria de ser uma contribuidora para que cada aluno aprenda lições não só para o seu exercício escolar, mas para a vida.Contudo, saliento mais uma vez a necessidade de uma educação familiar de melhor qualidade , pautada independente da união oficial ou não dos pais, condições sociais em que estão inseridos ou qualquer outro aspecto que possa ter relevância mas não pode ser determinante para justificar o "abandono" em que as crianças vivem.Certamente seria mais prazeroso falar de sexo, mas é muito mais necessário falar em Educação!!!

Educação? Fala sério!!!



O país tem enfrentado crises de diversos âmbitos e há muito se fala que a solução é a educação!!!Já virou até um jargão mas infelizmente não tornou-se em atitude concreta.A novidade é o Ensino Fundamental em 9 anos. Vejo como uma tentativa de voltar ao tempo em que a educação realmente funcionava. Mas creio que não é necessário ser tão inteligente pra se dar conta de que um ano a mais não será capaz de revolucionar o ensino do país, e trazer de volta bons resultados de tempo em que as realidades eram diferentes.É visível a não conscientização dos profissionais da educação em relação a essa nova "alternativa". Convivo com uma realidade em que todo o corpo escolar encontra-se totalmente perdido e o que afirmam hoje têm que voltar atrás no dia seguinte.Trata-se do famoso engolir na tora!A comunidade escolar então, que precisa estar inteirada dos processos em que a escola está envolvida, fica baratinada, sem saber se o primeiro ano é a alfabetização ou equivalente a ela,ou o segundo ano equivale à antiga primeira série ou se é ela com um novo nome, e a resposta dada é um não.Um não que ninguém me convenceu ainda que quer dizer sim! Pois até mesmo os professores não sabem o que planejar para uma turma que apenas mudou de nome pois aparentemente carrega os mesmos conteúdos.Falta a formação do profissional para se adequar a esse novo sistema de ensino , bem como é gritante a necessidade da reformulação da grade curricular e dos conteúdos ás "novas" séries.Há outras questões relevantes: só se leva em consideração a idade das crianças no seu ingresso ás séries, não valorizando a aprendizagem que estas têm desenvolvido.E a lista do que falta é extensa... Pois falta também o planejamento da oferta de vagas.Não dá pra cumprir toda a "obrigação" que foi jogada encima da escola numa classe com quase quarenta alunos!O profissional acaba se desgastando e o resultado esperado não é alcançado.Como essa nova alternativa pode garantir qualidade de educação? Isso porque nem falei da má-remuneração do professor( embora seja uma verdade não vejo isso como um motivo para o mal desempenho do profissional ou para o não cumprimento do seu papel social).A adequação do espaço físico e material pedagógico são necessidades reais!Turmas de pré-escola funcionam em salas totalmente desapropriadas, desde seu mobiliário aos sanitários.Material? Improvisos!nãotem isso vai aquilo, afinal estamos na era dos genéricos!Sou a favor das tentativas, mas prezo pela coerência das coisas.Sou professora e sinto-me extremamente triste quando reflito acerca da educação do nosso país.Não falo isso por conta dos números apontados no Jornal(verdadeiros ou um “queima-presidente"), mas sinceramente eles só me estimulam a ser uma profissional melhor!Acredito na reversão do quadro, mas fico triste por não encontrar os meios!Meu objetivo aqui não é (apenas)criticar!Certamente há pontos favoráveis nisso ,mas a Educação do nosso país grita por muito mais e dói perceber que as crianças, futuro brasileiro, poucos estão se importando com essas verdades. Tenho feito a minha parte mas não dá pra lavar as mãos!

É preciso re-significar a escola às suas demandas




"O mundo é em cores e a escola é em preto e branco" (Niskier,1997)


Em tempos de tanta modernidade e avanços tecnológicos nos deparamos com uma Escola contraditória a tudo isso.Não estou aqui para apontar culpados mas para gritar por possíveis soluções!É incrivelmente angustiante dar aula em escolas onde não há atrativo para o alunado!Sei muito bem que escola não é um parque de diversões , que os alunos vão para estudar... Mas sei também que estas crianças merecem um ambiente agradável (desde seu espaço físico, bom tratamento por parte dos funcionários,material e merenda de qualidade, recursos audio-visuais coerentes com os avanços da tecnologia, etc). Discordo portanto da frase que afirma que "não há escola ruim para aluno bom", vez que o bom aluno jamais se contentará com uma escola de qualidade ruim!Traçando um paralelo entre o mundo e a escola (não esquecendo que a escola também faz parte dele)é bem visível a diferença entre os atrativos! As crianças (mesmo as de classe baixa) hoje têm acesso à internet, acessam o orkut, jogam vídeo-game e outros jogos computadorizados, cortam cabelo com aparelho elétrico,possuem celular... e quando chegam na escola se deparam com aulas nada dinâmicas, que não estimulam seu campo visual, que não atraem a atenção!A escola está cada vez mais se mostrando em preto e branco!!!O professor tem também responsabilidade nisso, mas não pode ser o culpado!As impossibilidades são muitas, assim como as barreiras desnecessárias que vez ou outra aparecem!Sei do que estou falando...Me preocupo com a educação!Ela é ferramenta fundamental para a construção de uma cultura.Temo pelo futuro dos filhos que não tenho!Não consigo imaginar um futuro melhor para o nosso país diante da atual situação educacional em que ele se encontra!Mas não vale apenas gritar... é necessário agir! E se cada responsável por essa mudança usar seu "pincel" um dia a escola vai ganhar muitas cores e acompanhar o ritmo do mundo.Façamos da escola um arco-íris!!!